Topo

Novos celulares Xperia XZ2, da Sony, finalmente abandonam visual quadradão

O Sony XZ 1 e o Sony XZ 2, lado a lado: as bordas curvas chegaram - Divulgação
O Sony XZ 1 e o Sony XZ 2, lado a lado: as bordas curvas chegaram Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em Barcelona*

26/02/2018 06h41Atualizada em 28/02/2018 09h39

Os top de linha da Sony o XZ2 e o XZ2 Compact são os primeiros "tela infinita" da marca japonesa, lançados nesta segunda (26) na Mobile World Congress, a maior feira de telefonia do mundo, em Barcelona. 

A segunda geração da linha premium XZ, criada no ano passado pela Sony, volta a investir pesado em recursos exclusivos e câmeras excepcionais. Seu primeiro modelo foi o Xperia XZ1, lançado no Brasil após ser apresentado na feira de tecnologia IFA, em Berlim. 

sony - Divulgação - Divulgação
Cores inspiradas na luz: preto líquido, prata líquido, verde profundo e rosa cinza
Imagem: Divulgação

VEJA TAMBÉM:

A tela do XZ2 é de 5,7 polegadas. Como diz o nome, o Compact é menor, com 5 polegadas, para quem prefere um celular com melhor pegada para ser usado com uma mão --a diferença entre eles, porém, é basicamente essa.

Mais importante que os tamanhos é o novo visual: finalmente a Sony parou com o antigo estilo retangular e entrou na dança dos celulares com telas quase sem bordas, que ajudam a deixar o corpo menor. 

sony xz - Reprodução - Reprodução
Lembra como as linhas do XZ1 eram duras? A Sony foi das últimas a adotar as curvas
Imagem: Reprodução

A câmera traseira é a mesma de 19 MP e abertura de f/2.0 (com mais luz), capaz de gravação HDR 4K e captura de movimento superlento em resolução Full HD. A Sony focou na otimização da qualidade das imagens em ambientes de pouca luz, além do escaneamento facial para selfies 3D.

De resto, ambos vêm com 4 GB de memória RAM, e 64 GB de armazenamento e o poderoso processador Snapdragon 845, presente também nos novos Galaxy S9 e S9+ da Samsung. 

O corpo dos aparelhos é de metal e vidro, à prova d'água (1,5 metro de profundidade por 30 minutos). Um leitor de digitais foi colocado na tela Gorilla Glass 5, no verso.

Um recurso diferente, que aparece somente no XZ2, é uma vibração que acompanha filmes e games. Por exemplo, quando você jogar Angry Birds, o celular vai vibrar quando quando o pássaro acertar uma torre, como nos controles Sony's DualShock do PlayStation. Os filmes que assistir na Netflix terão retorno para você "sentir a mídia", segundo a empresa. E tudo isso é ajustável.

A entrada para fones de ouvido, como em outros celulares da categoria, foi eliminada -- o que pode ser bem frustrante para quem gosta dos fones de alta qualidade da marca (embora existe um adaptador para bluetooth que promete alta fidelidade).

Os preços ainda não foram divulgados, mas devem seguir o de sempre: celulares caros para a média da categoria, mas com câmeras diferenciadas. 

Apesar de a Sony não ter divulgado oficialmente os valores de lançamento no mercado mundial, a página da fabricante na Alemanha publicou que o Xperia XZ2 custará por lá 799 euros (cerca de R$ 3.308, sem impostos) e XZ2 Compact poderá ser comprado por 599 euros (em torno de R$ 2.480, sem impostos).

Ficha técnica: Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact

Tela: 5,7 polegadas (XZ2) e 5 polegadas (XZ2 Compact) e resolução Full HD (1920 × 1080 pixels)
Sistema operacional: Android 8.0 Oreo
Processador: Snapdragon 845 (até 2,8 GHz)
Memória: 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de memória RAM + suporte para microSDXC (até 400 GB)
Câmeras: 19 MP (traseira) e 5 MP (frontal)
Dimensões e peso: 153 x 72 x 11.1 mm; 198 g
Bateria: 3.180 mAh (XZ2) e 2.870 mAh (XZ2 Compact)

* O repórter viajou a convite da Motorola

Relembre nosso teste do Sony XZ

UOL Notícias