Topo

Chega! Use estas dicas para nunca mais cair em golpes no WhatsApp

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

23/02/2018 04h00

Na vida, temos grandes duas certezas: da morte e de que cibercriminosos conseguirão enganar brasileiros pelo WhatsApp.

As promoções oferecidas no popular aplicativo de troca de mensagens fazem vítimas a rodo – só no mês de janeiro, foram nada menos que 2,5 milhões de pessoas. Para tentar melhorar isso, confira no vídeo acima as dicas que o UOL Tecnologia separou para você.

As mensagens falsas que enganam brasileiros costumam vir na forma de supostas promoções. Quando você vê um contato – amigo ou parente que confia – compartilhando algo no grupo, acha que é real. Mas, provavelmente, essa pessoa também foi enganada. E assim vai...

Veja também: 

Por isso, a primeira dica é sempre desconfiar de coisas gratuitas que aparecem no mensageiro

Mas, claro, algumas promoções podem ser verdadeiras, embora dificilmente elas sejam enviadas por WhatsApp. Por via das dúvidas, faça o seguinte: pesquise com a loja antes. Entrar no site ou ligar no call center da empresa ajuda a desmascarar ofertas falsas.

É bom ficar de olho também no formato dessas promoções. Se a mensagem padrão enviada pelo WhatsApp tiver erros de português, já é algo para desconfiar. Se pede para você compartilhar com amigos e grupos, mais ainda – por favor, não seja a pessoa que espalha promoções falsas para coleguinhas, hein?

Cuidado também ao colocar dados nessas tais "promoções". Cada golpe tem um fim e, entre as informações pedidas, podem estar o número de telefone e até credenciais bancárias. Isso pode servir para rolarem cobranças indesejadas na cobrança de celular (como serviços por SMS de horóscopo) ou ter acesso à sua conta bancária.

Por fim, é bacana ter um aplicativo de proteção no smartphone. Algumas empresas de segurança mobile oferecem essa solução gratuitamente, como a Psafe e a Kaspersky.