Topo

Recebe muita mensagem? Google testa função que responde tudo com um clique

Já pensou se um robô usasse o WhatsApp por você?  - Getty Images/iStockphoto
Já pensou se um robô usasse o WhatsApp por você? Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

15/02/2018 12h11

São tantas mensagens para responder que, às vezes, até cansa? Parece que a Google entende esse sentimento. A empresa está testando um 'robô' que é capaz de manter conversas com seus amigos via aplicativos.

Ainda é um produto experimental de um laboratório chamado Area 120. Por meio de inteligência artificial, a ferramenta batizada por enquanto de "Reply" (ou "resposta") pode trocar mensagens com os contatos de mensageiros como WhatsApp, Facebook Messenger, Android Messages, Skype, Twitter, Slack, Google Hangouts e Allo.

Veja também: 

A nova funcionalidade quer aproveitar recursos já disponíveis no Gmail e Allo, que sugerem respostas com base em inteligência artificial --mas, claro, se isso aparecer nos mensageiros chegaríamos a outro nível de praticidade.

Um teste enviado a voluntários por e-mail foi obtido pelo site Android Police. Nele, o laboratório Area 120 afirma:

Você provavelmente recebe muitas mensagens. E você quer estar ali para as pessoas, mas também para as pessoas no mundo real. E se responder estivesse literalmente a só um toque de distância?

Como vai funcionar?

Aparentemente, o sistema conseguirá identificar o que as pessoas estão falando para você e sugerir respostas de um clique – algo parecido com as sugestões de palavras que já aparece no WhatsApp.

Só que, é óbvio, o Google quer ir além disso. Para isso, usará sua localização, seu calendário e outras informações na hora de formular a resposta.

Por exemplo: se alguém te manda uma mensagem perguntando "em quanto tempo você vai chegar em casa?”, a ferramenta seria capaz de responder usando a sua localização e as estimativas de tempo calculadas pelo Google Maps. 

Aí, achou útil ou assustador?

Chega de áudio! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias