Topo

Quer comprar iPhone mais barato? Entenda o que é o celular "recondicionado"

Economize um bom dinheiro comprando um iPhone remanufaturado - UOL
Economize um bom dinheiro comprando um iPhone remanufaturado Imagem: UOL

Colaboração para o UOL

08/01/2018 04h00

Você tem um iPhone que está em quase perfeito estado - só apresenta um pequeno defeito que faz ele não carregar direito. Aí, então, você vai até uma loja da Apple e eles acabam por te dar um aparelho novinho. E o que eles fazem com o outro produto? Já parou para pensar nisso?

Bom, é aqui que entram os produtos recondicionados ("refurbished", em inglês). São aparelhos remanufaturados, ou seja, reconstruídos e colocados à venda novamente.

Veja também;

Sim, são aparelhos já usados anteriormente, mas que passaram por todo um processo de desmontagem, limpeza de peças, reparação ou substituição de peças danificadas, teste de qualidade e remontagem. A expectativa é que fiquem novinhos em folha. E o mais interessante de tudo: com um bom desconto.

No caso da Apple, a própria marca explica em seu site o processo de recondicionamento.

Segundo a empresa, apenas algumas unidades são devolvidas devido a problemas técnicos. Mesmo assim, são todas avaliadas para que estejam dentro de padrões mínimos de qualidade. Os produtos recondicionados têm 1 ano de garantia, além de uma nova bateria, nova proteção externa e uma nova caixa.

Como comprar?

Os produtos recondicionados são vendidos pela loja online da empresa. Entretanto, por mais que exista uma página para tal aqui no Brasil não há nenhum produto em oferta.

Já na rede americana, diversos produtos estão disponíveis, entre eles Mac, iPad, iPhone, Apple Watch e Apple TV. Os descontos variam de 14% a 40% dependendo do produto.

Outros países nos quais a marca da maçã vende produtos remanufaturados são Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Singapura, Suíça e Taiwan.

O que fazer quando adquirir um produto recondicionado?

1. Verifique o número de modelo

Aparelhos recondicionados ganham um novo número de modelo. Isso para que não haja nenhum vestígio do antigo usuário. Aparelhos novos têm sequencias de números iniciada pela letra M, já os recondicionados começam com a letra N.

2. Teste as entradas e os botões

Botão Home, botão liga/desliga, botões de volume, entrada do carregador e entrada do fone. Verifique se todos eles estão funcionando perfeitamente.

3. Verifique as câmeras

Tire fotos tanto com a câmera traseira quanto com a frontal. Analise a qualidade das câmeras e veja se estão funcionando adequadamente e sem nenhum arranhão ou sujeira.

4. Analise a bateria

A Apple garante que a bateria dos produtos recondicionados é nova. Entretanto, faça testes para verificar se está realmente funcionando de forma correta. Para isso, existem vários aplicativos disponíveis na Apple Store.

Vale lembrar que o aparelho pode apresentar marcas de uso e arranhões, por ser um produto reconstruído, porém deve estar em perfeitas condições de uso. No caso da Apple, a empresa afirma que a parte externa é novinha e apenas os componentes internos são reutilizados.