Topo

Paredão modular ou painel rolável? As TVs que vêm por aí

Televisão do futuro? "The Wall" é uma tela de 146 polegadas capaz de recriar vários tamanhos e resoluções diferentes - Reprodução
Televisão do futuro? "The Wall" é uma tela de 146 polegadas capaz de recriar vários tamanhos e resoluções diferentes Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 10h55

Maior feira de tecnologia do mundo, a CES costuma ser o local ideal para as fabricantes de TV revelarem seus grandes avanços e próximos produtos. A LG chegou primeiro mostrando seu televisor de 88 polegadas com resolução 8K (sim, 8K!). Agora, a Samsung trouxe sua própria visão do que vem por aí com "The Wall", uma tela de 146 polegadas e totalmente modular.

Como o nome já diz, The Wall é um televisor gigantesco, que forma uma parede capaz de reproduzir imagens. Mas, além do seu tamanho, a TV também traz a tecnologia Micro LED, capaz de criar imagens mais densas e cores mais vibrantes, comparável ao OLED usado pela LG.

Veja também:

Não só isso, a Samsung também chamou The Wall de "a primeira TV modular do mundo". Isto quer dizer que o usuário pode programar o televisor para exibir diferentes tipos de tela, dependendo das circunstâncias, exibindo desde uma resolução "normal" até o display completo de 146 polegadas.

LG - TV rolável - Reprodução - Reprodução
Após anos de promessa, a LG mostrou seu televisor rolável de 65 polegadas
Imagem: Reprodução

Já a LG também levou a Las Vegas outro protótipo antes da feira começar: uma TV de 65 polegadas que pode ser "desenrolada" de uma base, como uma tela de projetor sem a necessidade do projetor.

O protótipo traz dois tipos de rolamento: o primeiro só exibe o topo da tela, e mostra informações como clima, data e hora, além de poder ser usado como um aparelho de som; já o segundo exibe a tela inteira, que como outros televisores da fabricante coreana é OLED, o que traz imagens mais nítidas e tons escuros mais densos.

Já faz tempo que a LG pretende criar um televisor "rolável", e já havia até exposto uma versão mais conceitual desta tecnologia na CES 2017. Agora, porém, já é possível compreender mais de como a empresa pretende explorar esta ideia no futuro.

Para quem curtiu estas novas TVs da Samsung e LG, a má notícia é que elas ainda não têm prazo de lançamento ou preço definido - embora seja provável o valor gire em torno de (ao menos) milhares de dólares.