Topo

Golpe no WhatsApp usando o jogador Neymar já afetou mais de 10 mil pessoas

AFP PHOTO / ALAIN JOCARD
Imagem: AFP PHOTO / ALAIN JOCARD

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 10h32

Um novo golpe usando o WhatsApp e o Neymar Jr. está circulando por aí. Se você receber alguma mensagem citando o jogador de futebol, tome cuidado.

O golpe consiste em mensagens que prometem personalizar o plano de fundo do WhatsApp com imagens do Neymar. Segundo a empresa de segurança PSafe, a armadilha já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas duas semanas.

Para o golpe dar certo, a vítima precisa clicar no link que a convida a escolher um clube em gostaria de ver o jogador atuando, condição obrigatória para ter acesso ao novo plano de fundo personalizado com as fotos do Neymar.

Golpe no WhatsApp usando o Neymar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A armadilha não acaba aí. Para conseguir aplicar o falso plano de fundo, o usuário é induzido a baixar um aplicativo chamado "Camisa 10". Além disso, uma mensagem pede para que a "novidade" seja compartilhada para oito grupos ou 15 amigos e ainda convida a vítima a preencher os dados pessoais num serviço de SMS pago.

De acordo com a empresa de segurança, as mensagens são enviadas por contatos conhecidos ou por meio de grupos do qual o usuário faz parte.

Golpe no WhatsApp usando Neymar_2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cuidado nunca é demais

Os golpes via WhatsApp estão cada vez mais comuns e sofisticados. Recentemente, um dos golpes tentava enganar pessoas com uma promoção da máquina de café Nespresso. Outros, prometiam crédito no McDonald's e citava vagas de emprego na rede de supermercados Carrefour.

Como prática para diminuir as chances de cair em golpes como esses, especialistas indicam:

  • Mantenha o sistema operacional do celular sempre atualizado
  • Instale um bom antivírus e também o mantenha atualizado
  • Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis). Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Talvez seja interessante perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem.
  • Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia
  • Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos
  • Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc
  • O WhastApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça
  • quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão

Aprenda a usar atalhos para conversas no WhatsApp

UOL Notícias