Topo

Mudou tudo: YouTube anuncia novidades e modifica até o logotipo

Novo logo do YouTube tem ícone de player na frente e nome do site na sequência - Reprodução
Novo logo do YouTube tem ícone de player na frente e nome do site na sequência Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/08/2017 19h37Atualizada em 29/08/2017 20h08

O YouTube anunciou nesta terça-feira (29) uma grande reformulação no seu site e aplicativo. A plataforma passará por uma atualização na forma que os vídeos e os conteúdos são apresentados. E a mudança é tamanha que até o logotipo foi modificado.

A página do Google tem lançado atualizações desde o começo do ano e, segundo a companhia, continuará assim ao longo de todo o ano de 2017. O ano é marcado por uma grande reformulação na plataforma, cada vez mais popular principalmente entre jovens.

Preview de vídeos e modo escuro

Uma das principais novidades no YouTube é o modo “preview”, que será útil para quem usar a plataforma por desktop. Ao deixar o mouse em cima de um vídeo enquanto você está buscando algo para assistir, será mostrada parte de seu conteúdo. Isso é algo que já funciona em outras plataformas de vídeo atualmente.

O novo design do desktop também englobará mudanças no site, como um modo escuro da página. O acesso vai ser liberado para todos em breve. Porém, é possível forçar a atualização para a nova interface. Para isso, é necessário acessar https://youtube.com/new. Após clicar em ir para o YouTube, basta ir no menu à direita e habilitar a opção, como mostrado na imagem abaixo.

Modo escuro do YouTube - Reprodução - Reprodução
Modo escuro do YouTube
Imagem: Reprodução

O YouTube diz que ele foi desenvolvido para dar cores verdadeiras ao vídeo que você assiste. Há, ainda, um novo “modo Theather” (que virou “modo teatro” ao invés de cinema na tradução brasileira) para ver vídeos em outro formato. Nesse modo, o vídeo ocupa quase toda a tela.

Novo "modo Teatro" do YouTube - Reprodução - Reprodução
Novo "modo Teatro" do YouTube
Imagem: Reprodução

Há ainda uma outra mudança para quem usa o YouTube em computadores: agora a rolagem da tela enquanto busca vídeos é infinita. Ou seja, você pode continuar descendo pela página que novos vídeos aparecerão.

“Vídeos que se movem com você” no aplicativo

Cada vez mais popular e usado em detrimento ao desktop, o YouTube também terá novidade no aplicativo. Um desses projetos é trazer “gestos” para o app. Já há um em funcionamento desde o início do ano, que permite tocar duas vezes nos cantos da tela para o vídeo avançar ou retroceder 10 segundos. Nos próximos meses, será possível avançar ou retornar para um vídeo apenas deslizando a mão para a esquerda ou direita.

Também neste sentido, o YouTube afirma que em breve o formato do player do aplicativo mudará automaticamente com base no formato de vídeo que você assistir – seja ele vertical, quadrado ou horizontal. Há a promessa de vídeos verticais sem faixas pretas nas laterais. Será ainda possível acelerar e desacelerar vídeos, ferramenta já presente no desktop.

A atualização também envolve recursos que facilitam a busca por vídeos e também um design mais conveniente a smartphones. Agora, o novo cabeçalho branco dá mais destaque ao conteúdo e as guias de navegação ficam na parte de baixo da tela, mais próximas a nossos dedos – ótimo principalmente para celulares com telas enormes.

Novo logo e ícone

Em meio a tantas mudanças, o YouTube também anunciou seu novo logo. Antes apenas a palavra YouTube com “You” em fundo branco e “Tube” em fundo vermelho, agora o visual passou a ser de um player branco com fundo vermelho acompanhado da palavra YouTube.

O novo logo é disponibilizado em três cores para download – a tradicional, uma com fundo escuro e outra com letra escura em fundo branco.