Topo

Revolução das máquinas? Pane deixa 500 fechaduras inteligentes travadas

Fechadura inteligente Remote Lock 6i teve problemas após atualização de software - Reprodução
Fechadura inteligente Remote Lock 6i teve problemas após atualização de software Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 09h37

O futuro costuma empolgar as pessoas. Imagine ter os itens de sua casa todos conectados à internet e a possibilidade de controlá-los remotamente. A gente só pensa no lado positivo, porém um problema recente nos mostra um lado problemático da modernidade: uma atualização de um modelo de fechadura inteligente fez com que centenas delas ficassem travadas.

Este problema ocorreu com a RemoteLock 6i, produzida pela LockState, e que tem preço sugerido de US$ 469 (quase R$ 1.500). Nas últimas semanas, a conta da empresa no Twitter recebeu várias reclamações de clientes informando que após uma atualização, eles não conseguiam abrir remotamente as fechaduras. A companhia estima que 500 fechaduras inteligentes tenham sido afetadas.

Um agravante deste caso é que a fabricante tem um contrato com o Airbnb, plataforma de hospedagem em que proprietários oferecem estadia temporária em uma casa ou quarto. Em vez do anfitrião esperar o hóspede, ele podia mandar um código para o contratante que dá acesso ao local, com limite de tempo de duração.

Ainda que a fechadura seja conectada à internet, ela também pode ser aberta com uma chave física convencional. Porém, essa possibilidade pode ser problemática para hóspedes do Airbnb -- como que um anfitrião poderia imaginar que isso aconteceria?

Problema na atualização

De acordo com a companhia, uma atualização liberada na semana passada foi a responsável por todo o problema. O update era para ser feito em outra linha de produto, no caso as fechaduras inteligentes 7i.

A empresa recomendou que donos da fechadura afetada enviassem o acessório para serem atualizados ou solicitassem a troca do interior da fechadura. De acordo com a LockState, 85% dos dispositivos danificados já foram consertados.

Cada vez mais se fala em internet das coisas, que consiste em ter dispositivos inteligentes e conectados à internet em sua casa. Porém, imprevistos como este, comuns em tecnologias em estágio inicial, acabam assustando os potenciais consumidores de tais acessórios.