Topo

Já pensou em mandar dinheiro pelo WhatsApp? Já estão trabalhando nisso

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/08/2017 10h54

O WhatsApp é tão presente na vida dos brasileiros que as pessoas usam para muitos fins além da conversa trivial. O uso profissional ou para negócios é um deles. E quem vê na plataforma uma maneira de lucrar vai ficar feliz em saber que o WhatsApp está se preparando para realizar pagamentos e transferências de dinheiro.

Quem dá essa informação é o site WABetaInfo, que adianta novidades do aplicativo que ainda estão em fase de testes e são identificadas como recursos escondidos dentro do seu código de programação.

Nesta terça (8), o WABetinfo mostrou uma tela que detalha o que poderá ser esse novo recurso. Diz a imagem: "Bem vindo ao WhatsApp Pagamentos. Imediata transferência banco a banco com UPI", ​provável sigla para Unified Payments Interface, um sistema de pagamentos da Índia para plataformas móveis.

9.ago.2017 - WhatsApp está se preparando para começar a realizar pagamentos no app - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Conforme mencionado na captura de tela, para usar o recurso você terá que aceitar os termos de pagamentos do WhatsApp, além dos termos da Política de Privacidade específicos do banco que deverá habilitar a transação.

A tela mostra uma interface do WhatsApp para Android, então esta plataforma deve ser uma dos primeiras a receber o recurso. A versão para Windows Phone da ferramenta também estaria sendo testada, segundo tuíte do WAbetaInfo de abril. Como se trata de informação extraoficial, o WhatsApp não se manifesta sobre quando (ou se) esse recurso será oficializado e lançado.

Em um tuíte de maio, o WABetaInfo havia dito que os primeiros países a receber o recurso seriam a Índia, o Reino Unido, a Polônia e os Estados Unidos --sim, nada de Brasil por enquanto.

Outros mensageiros já realizam pagamentos em alguns países, como o Facebook Messenger, o Telegram e o Wechat, sendo esse último popular na Ásia. Pelo visto é uma tendência em ascensão.

Chega de chateação: veja como bloquear pessoas no WhatsApp

UOL Notícias