Topo

É balela: corrente no Facebook avisa sobre hacker que pode roubar perfil

Do UOL, em São Paulo

14/07/2017 13h11

Um novo tipo de corrente tem se espalhado pelo Facebook Messenger. Trata-se de um boato pedindo para que as pessoas não adicionem um contato chamado “Jayden K. Smith” por ele ser supostamente um hacker. Pode ignorar a mensagem, porque é balela.

Além de alertar sobre o hacker, a mensagem sugere que a pessoa avise seus contatos da rede sobre o perigo de adicionar o tal Jayden e ainda ensina como encaminhar a mensagens para os amigos.

O texto na íntegra que tem sido compartilhado por alguns usuários diz:

"Por favor, avise todos os seus contatos da lista do Messenger para não aceitarem a solicitação de amizade de Jayden K. Smith. Ele é um hacker e tem o sistema conectado com a conta do seu facebook. Se algum dos seus contatos aceitá-lo você também será hackeado, então certifique-se que todos os seus amigos sabem disso. Obrigado. Encaminhado conforme recebido. Pressione seu dedo na mensagem. No meio da parte de baixo diz "encaminhar". Aperte esse botão e então clique em todos os nomes daqueles de sua lista no Messenger e isso será enviado para eles!"

Questionado sobre a corrente, o Facebook disse que está ciente desse viral e reafirmou que isso não passa de um boato. “Aceitar um pedido de amizade no Facebook ou Messenger não dá a ninguém o controle de seu computador ou contas online”, afirmou a empresa em comunicado.

Este é mais um caso de boato. E, como em outras ocasiões, aparentemente ele foi importado, pois no início da semana houve relatos parecidos nos Estados Unidos. Lá, pelo menos, existe o apelo do nome – Jayden K Smith pode lembrar o nome do ator Jaden Smith, que é filho do ator Will Smith.

Com alguma frequência, um outro boato clássico que volta com alguma frequência à rede é o que promete “privacidade” após postar uma mensagem no mural da página, dizendo que não autoriza o Facebook a usar dados do perfil.