Topo

Agora o Google Maps vai ajudar quem é cadeirante

Google Maps com informações sobre acessibilidade - Divulgação
Google Maps com informações sobre acessibilidade Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/07/2017 10h51

Cadeirantes e pessoas com deficiência costumam passar por boas dificuldades para se locomover, sobretudo em cidades grandes. Pelo menos desde a quinta-feira (6) ganharam mais um aliado: um recurso novo do Google Maps que permite adicionar e buscar informações complementares sobre acessibilidade nos locais do mapa.

Nos dados relativos a locais públicos, passará a constar se o local tem assento, banheiros, entrada e estacionamento adaptados. Por enquanto, a novidade é exclusiva do app para Android.

Como funciona a busca por essas informações no app do Google Maps para Android ou desktop:

  • Encontre um local público no mapa
  • Clique no ponto onde ele está no mapa para abrir sua ficha
  • Toque no campo de descrição sobre o local (com cerca de duas linhas de texto e uma setinha --pode estar sem dados, com o texto genérico "Descreva as características e o ambiente deste lugar")
  • Role a tela até a área "acessibilidade" para saber o que o local tem à disposição para cadeirantes

Como acrescentar dados de acessibilidade sobre os locais:

  • Atualize e abra o Google Maps no Android
  • Selecione o menu principal e depois toque em "Suas contribuições"
  • Toque em "Ver informações que faltam" (um card laranja com objetos poligonais)
  • Clique na aba "Acessibilidade"
  • Clique no local público do mapa no qual você quer acrescentar os dados. Lá aparecerão perguntas como "Tem entrada para acessibilidade?" e "Tem estacionamento com acessibilidade?"

Nos primeiros testes do UOL, tivemos dificuldades para encontrar locais com os dados preenchidos. No Rio de Janeiro, por exemplo, achamos o hotel Copacabana Palace, e em São Paulo, o restaurante Mocotó, com entradas adaptadas.

O Google pede ajuda dos usuários para que preencham esses dados sobre acessibilidade, além de outras informações sobre os locais públicos, pelo programa Local Guides, onde qualquer um pode ser um provedor de informações para a plataforma de mapas da empresa.

Além disso, para quem tem dúvidas sobre se o local é ou não adaptado para pessoas com deficiência, há um site que explica isso, mas com os textos em inglês.

Seus garranchos podem virar obras de arte com ajudinha do Google AutoDraw

UOL Notícias