Quão micro pode ser um celular? Veja os que estão "em alta" nos presídios
Enquanto discutimos se os novos smartphones têm telas de cinco, 5,5 ou seis polegadas, uma categoria meio "marginal" de celulares está indo na contramão e se miniaturizando cada vez mais. Os microcelulares, que sequer têm tela touchscreen, parecem os modelos antigos que basicamente só ligavam e mandavam mensagens SMS.
Eles são minúsculos e, justamente por isso, fazem sucesso nos presídios do Brasil e de outros países.
Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu a venda de microcelulares na internet após denúncias de que eles estão sendo levados para dentro de prisões do país. Apesar de nunca terem sido homologados pelo órgão, os aparelhos eram achados em sites de comércio eletrônico como o Mercado Livre. Agora não têm sido mais encontrados.
A reportagem do UOL chegou a encontrar uma página tentando vender o modelo Long-cz, da fabricante Twinbuys, mas, no dia seguinte, a página havia saído do ar.
Os modelos são de fabricantes chinesas desconhecidas, como Haiming Electronic, Twinbuys e Zini Mobiles, mas apesar disso são desbloqueados e funcionam com chips de qualquer operadora.
Além do tamanho diminuto, outra vantagem para criminosos é que muitos microcelulares têm bastante plástico em sua composição --os anúncios falam em "100% plástico" embora isso seja impossível, pois eles precisam de circuitos feitos de metal para funcionar.
Isso ajuda a enganar as vistorias magnéticas das penitenciárias, realizadas em uma cadeira onde os visitantes sentam e têm seus corpos escaneados.
O que um microcelular tem?
Como era de se esperar, as configurações são bem básicas. O Long-cz, da Twinbuys, suporta cartão micro SIM, faz ligações e tem rádio FM e Bluetooth.
Seu diferencial é realmente tamanho e peso. Os smartphones atuais têm cerca de 15 cm de altura e 7 cm de largura. Já o Long-cz tem 68 x 23 x 11 milímetros e 18 gramas, com tela de 0,66 polegadas.
Ele tem praticamente a metade da altura de uma caneta e é tão leve quanto uma borracha escolar. Um homem adulto pode escondê-lo inteiro com a mão fechada.
Segundo uma reportagem da "Vice", compradores desses modelos elogiaram o fato de poder escondê-los nas partes íntimas sem sentir dores.
Por ser tão pequeno, não é de se espantar que as fabricantes façam modelos com jeito de chaveiro. Alguns até têm formato de carro esportivo, como a linha Zanco da Zini Moblies, mais um detalhe atrativo para quem pretende burlar revistas: passam por objetos inofensivos.
O Long-cz traz ainda um alto-falante com encaixe de fone de ouvido na sua parte traseira, com isso dá para transformá-lo em um tipo de "fone bluetooth" preso à orelha --o que ajuda o detento a discretamente ligar para alguém.
O modelo Long-cz J8 possui um modificador de voz com até seis estilos diferentes de timbre, ideal para quem quer ligar sem ser identificado pelo ouvinte.
É fácil conseguir um?
Apesar de a Anatel ter conseguido impedir a venda dentro do Brasil, é possível encontrar microcelulares com relativa facilidade em sites de compra estrangeiros como Ebay, Alibaba e Aliexpress, que podem importar para o Brasil, dependendo do revendedor. No Alibaba, porém, é preciso comprar em grandes lotes para importar.
O preço torna o aparelho bem acessível: um Long-CZ J8 custa no Aliexpress atualmente US$ 20,38, equivalente a R$ 66,83 sem contar taxas de importação. A estimativa de entrega no Brasil é de 45 a 65 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.