Topo

WhatsApp é vilão na memória do celular? Aprenda a limpar o aplicativo

Do UOL, em São Paulo

17/01/2017 04h00

Você já deve saber que o WhatsApp guarda muitos dos arquivos que você recebe e envia pelo aplicativo. Mesmo comprimidos, esses dados se tornam um problemão para a memória dos celulares, principalmente com muito tempo de uso do serviço de mensagens. Há algumas formas, contudo, de amenizar o problema.

Disponibilizados para Android, dois aplicativos gratuitos se destacam na função de liberar parte do espaço tomado pelo WhatsApp. Ambos são capazes de vasculhar seu aplicativo de mensagens em busca de fotos, vídeos, mensagens de voz e outros arquivos.

No teste realizado pelo UOL Tecnologia, o aplicativo WhatsApp Cleaner (ou Limpador para WhatsApp) se saiu melhor do que o seu rival Limpeza para WhatsApp - existem vários programas que prometem essa atividade. O Cleaner mostrou mais agilidade e dividia os arquivos entre enviados, recebidos e duplicados, função não realizada pelo outro programa.

Ambos, contudo, tiveram um mesmo problema: não era possível abrir os arquivos de áudio na limpeza nem mesmo com players de arquivos no formato .aac. Dessa forma, só era possível deletar os áudios sem ouvir os arquivos. Outro problema é o excesso de propagandas nos apps.

A questão do áudio foi resolvida ao utilizar um outro aplicativo - o Clean Master. Por não ser focado apenas no WhatsApp, contudo, o útil app oferece limitações e um nível menor de organização para deletar imagens e vídeos.

Veja abaixo como os aplicativos funcionam. Vale lembrar que é preciso conceder algumas permissões de acesso aos programas - entre elas ao WhatsApp, sua câmera e seu microfone.

WhatsApp Cleaner

1 - Primeira página do app mostra tipos de conteúdo e tamanho do espaço ocupado. Selecione o que preferir.

WhatsApp Cleaner 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2 - Aplicativo separa arquivos entre recebidos, enviados e duplicados pelo WhatsApp.

WhatsApp Cleaner 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3 - Selecione os que você quer deletar pressionando por alguns segundos o arquivo e clique na lixeira no canto inferior direito. Para apagar todos, é só não selecionar nenhum arquivo e clicar diretamente na lixeira.

WhatsApp Cleaner 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Limpeza para WhatsApp

1 - Mais simples e discreto, também divide os arquivos em categorias. O problema é que o aplicativo demora mais no carregamento.

Limpeza para WhatsApp 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2 - Não há divisão entre arquivos recebidos, enviados e duplicados.

Limpeza para WhatsApp 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3 - Selecione os arquivos apertando na caixinha dentro dele e clique na lixeira. Se quiser selecionar todos, é só clicar no quadrado no canto superior direito.

Limpeza para WhatsApp 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Clean Master

1 - Ele oferece muitas opções de limpeza para o celular como um todo. No WhatsApp, organiza por tipos de arquivo.

Cleaner Master 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2 - Na seção de mensagens de voz, testada por nós, há um diferencial em relação a seus concorrentes: é possível ouvir os áudios antes deles serem deletados. Para deletar, é só marcar a caixinha ao lado e depois no botão excluir.

Cleaner Master 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução