Topo

O que já foi confirmado e o que se especula do tão aguardado Galaxy S8

Foto vazada mostra um suposto Galaxy 8 sem o botão "home" - Reprodução
Foto vazada mostra um suposto Galaxy 8 sem o botão "home" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 04h00

Falta pouco para o próximo grande lançamento da Samsung para celulares. Carro-chefe da linha Galaxy, o S8 deve aparecer ainda neste primeiro trimestre de 2017 e, enquanto isso não acontece, rolam muitas especulações e alguns vazamentos que dão pistas do que vem por aí. Há quem fale, inclusive, em uma mudança revolucionária.

O que já se sabe é que o Galaxy S8 será uma tentativa da Samsung de apagar a má impressão deixada pelo fiasco do Galaxy Note 7, cujas baterias explodiam com grande frequência e obrigaram a empresa sul-coreana a recolher os celulares globalmente.

Será que o S8 manterá o bom nível da linha? O que podemos esperar:

Design

O boato vinha desde o ano passado e ganhou força depois que imagens do novo celular vazaram no Weibo, popular rede social chinesa: a maior mudança no S8 seria o fim do tradicional botão "home", presente na maioria dos smartphones. Porém, nada foi oficialmente confirmado ainda. 

Os rumores também diziam que a empresa queria uma frente composta só de tela. As bordas superiores e inferiores devem permanecer no novo modelo, mas menores. O leitor de digitais e as funções do botão "home" estariam embutidos na tela – não está claro, contudo, como esta revolução no uso do aparelho funcionará.

É provável também que, assim como o iPhone, a entrada para fone de ouvidos seja excluída.

Acredita-se ainda que o aparelho manterá o padrão dos últimos modelos Edge da linha, com bordas curvas. O tamanho da tela ainda foi confirmado, mas se especula que vá aumentar nas duas versões, chegando a 5,7 polegadas no S8 e e 6,2 polegadas no S8+. Se confirmado, seria um aumento significativo em relação aos 5,1 e 5,5 dos modelos anteriores.

Novidades

Segundo o site GSMArena, o Galaxy S8 virá com uma funcionalidade semelhante à Continuum, presente em no Windows 10, que permite transformar seu celular em um computador, conectado com teclado, mouse e monitor. No S8, a novidade deve ganhar o nome de Samsung Desktop Experience, segundo suposto vazamento de uma apresentação da companhia. 

Uma funcionalidade chamada de "Samsung Desktop Experience" pode pintar no S8 - Reprodução - Reprodução
Uma funcionalidade chamada de "Samsung Desktop Experience" pode pintar no S8
Imagem: Reprodução

A imagem mostra o celular conectado a um monitor por meio de um cabo. Já o teclado e o mouse podem ser pareados por tecnologia bluetooth. Por sinal, o S8 pode vir a ser ainda o primeiro celular do mundo com Bluetooth 5.0.

Um sistema de inteligência artificial da própria Samsung já foi confirmado. Ele será uma espécie de Siri, da Apple, no aparelho da empresa sul-coreana. O site Engadget especula que a novidade poderá ser usada em todos os aplicativos que vêm embutidos no telefone. Uma caneta como acessório também pode aparecer.

Desempenho

De acordo com sites internacionais, a Samsung promete deixar o iPhone para trás em quesitos de desempenho. Se confirmados os rumores, o S8 virá com 6 GB de RAM (o aparelho da Apple tem 3 GB) e com 256 GB de capacidade de armazenamento, o que o igualaria ao celular da maçã. Atualmente, a linha Galaxy S oferece celulares com até 64 GB e mais espaço para cartão SD, o que não agrada muitos usuários.

Outro importante avanço deve ser a presença do processador Snapdragon 835, que acabou de ser lançado pela Qualcomm. As baterias, por sua vez, continuarão sendo fabricadas pela Samsung SDI. Sim, a mesma subsidiária que produziu as baterias do Note 7 que acabaram explodindo.

O aparelho ainda pode surgir com um "Beast Mode" ("Modo Fera"), que seria um modo de ultra performance.

Câmeras

Espere, claro, um upgrade nas câmeras do celular. Grande? Ainda não sabemos.

De um lado, boatos indicam que uma câmera dupla pode aparecer, mas outras fontes ouvidas por sites internacionais afirmam que isso não ocorrerá.

Quando sai?

Normalmente, a Samsung lança novos modelos da linha Galaxy no Mobile World Congress – a maior feira de celulares do mundo, em Barcelona, que neste ano ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março.

O mistério, contudo, segue: há um forte rumor de que a Samsung vai mostrar o aparelho só em março, em uma apresentação em Nova York.

Ambas as datas batem com a previsão de produção em massa do aparelho, em março. A companhia sul-coreana pretende fabricar inicialmente 10 milhões de unidades do novo produto e pensa em até 60 milhões de vendas no futuro.

Galaxy S7, Moto Z, Xperia XZ e iPhone 7: qual é o mais rápido?

UOL Notícias