Promessa de Wi-Fi gratuito que circula pelo WhatsApp é golpe; 1 mi já caiu
Cuidado! A promessa de desbloquear o acesso a qualquer rede Wi-Fi que vem circulando pelo WhatsApp não passa de um golpe, como alerta a PSafe. Segundo a empresa de segurança digital, mais de 1 milhão de brasileiros já foram prejudicados apenas no último mês.
Com a falsa promessa, os hackers têm roubado informações dos usuários, que ficam sujeitos a prejuízos financeiros e vazamento de dados pessoais.
O golpe, como descreve a PSafe, é bastante elaborado e possui até comentários de falsos usuários fazendo elogios ao produto.
Tudo começa com o recebimento da mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo com o link para o falso convite que daria acesso gratuito a qualquer Wi-Fi, ou seja, ter acesso às senhas de todas as redes sem fio protegidas.
A fraude acontece em duas etapas. Inicialmente, o usuário é incentivado a compartilhar o link com 10 amigos e 3 grupos diferentes para que esteja apto a "acessar livremente as redes sem fio". Em seguida, é direcionado a uma página que induz ao preenchimento de informações pessoais, como número do celular para cadastro em serviços pagos de SMS; nome completo, entre outros.
Com as informações em mãos, os hackers podem aplicar golpes financeiros ou até revende-las para outros criminosos.
Para não se tornar uma vítima de golpes como esse, a PSafe recomenda que os usuários instalem e mantenham atualizado um antivírus no celular, só utilizem redes protegidas com senhas e evitem clicar em links vindos por mensagens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.