Topo

Como será sua futura televisão? Feira de tecnologia indica tendências

Durante a CES 2016, a LG mostrou televisores OLED ultra-finos com resolução de 4K e 8K - John Locher/AP
Durante a CES 2016, a LG mostrou televisores OLED ultra-finos com resolução de 4K e 8K Imagem: John Locher/AP

Márcio Padrão*

Do UOL, em Las Vegas (Estados Unidos)

08/01/2016 17h30

HDR, OLED, POLED, 8K, smart hub. Essa sopa de letrinhas na verdade promete ser o que guiará o futuro de sua televisão. A feira de eletrônicos CES 2016, que ocorre em Las Vegas (EUA) todos os anos, foca em inovações e tendências futuras para áudio e vídeo, e o que o UOL viu neste ano na feira demonstra que veremos nas nossas salas de estar definições gigantes de imagem, saturação e cores no nível máximo, além de aparelhos mais "maleáveis".

Um dos produtos mais impressionantes foi um protótipo da LG apresentado fora de seu estande, para grupos restritos e imprensa, com uma tela plástica chamada POLED - Plastic Oled - que se curva completamente como uma folha de jornal. Ainda não há previsão para entrar no mercado e a ideia é que em um primeiro momento seja uma tecnologia usada por empresas para criar displays mais adaptáveis a diversas situações.

LG mostrou em sala restrita TV que enrola como jornal - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
LG mostrou em sala restrita TV que enrola como jornal
Imagem: Márcio Padrão/UOL

De qualquer forma, a POLED já é o passo seguinte da TV ultrafina, testada por várias marcas. A TV-conceito G6 da LG, da linha LG Signature, foi mostrada na apresentação da empresa nos tamanhos de 77 e 65 polegadas e meros 2,57 milímetros de espessura. O vidro que compõe o produto na verdade sustenta a tela real para que ela não "caia".

A LG também mostrou em sua sala de conceitos um grupo de TVs curvadas que juntas se combinam em um display em forma de "S", ideal para chamar a atenção em shopping centers, e a TV "dual-view", que exibe a imagem também em sua parte traseira. E sim, também é bem fina, com 4,9 milímetros de espessura.

Maior qualidade de contraste

E o que é OLED, afinal? É a sigla para "organic light-emitting diode" (diodo emissor de luz orgânico), uma evolução da TV de LED em que recebe energia pela base do televisor, e cada pixel emite luz individualmente. Isso gera uma maior qualidade de contraste e pretos mais profundos muito similar às TVs de plasma, que saíram do mercado há alguns anos. O primeiro modelo OLED comercial foi da LG em 2015, mas espera-se que o recurso cresça comercialmente nos próximos dois anos – a Samsung tem sua tecnologia concorrente do OLED, chamada de Quantum DOT.

Uma melhoria audiovisual em ascensão é o HDR, "hyper-dinamic range" (alcance hiper dinâmico), criado inicialmente na fotografia há alguns anos e que consiste em regular os diferentes pontos de luz e sombras do enquadramento para"resolver" a imagem sem estourar a luz ou escurecer demais em suas respectivas áreas. O mesmo conceito está sendo aplicado desde o ano passado por diversas marcas de TVs, como Samsung, Panasonic e LG. Se comparar uma HDR com uma TV normal de LED, percebe-se uma luminosidade mais padronizada na segunda, causando sutis perdas de contraste.

Stand com demonstração da Samsung SUHD TV também fez sucesso na CES - David McNew/AP - David McNew/AP
Stand com demonstração da Samsung SUHD TV também fez sucesso na CES
Imagem: David McNew/AP

Oito vezes mais definição

Outro padrão já alardeado há algum tempo é o 8K, que significa ter oito vezes alta definição de imagem (HD). Mesmo que o seu antecessor, o 4K, ainda seja artigo relativamente recente, com uns três anos no mercado, as empresas parecem confiantes que os consumidores vão querer mais. Tanto as empresas grandes, como Samsung, Panasonic e LG, quanto asiáticas pouco conhecidas no Brasil, como a Hisense, apresentaram modelos 8K na CES.

Por fim, a Samsung talvez tenha sido a primeira grande empresa a entrar no jogo das TVs inteligentes que vão apresentar conteúdo audiovisual de serviços de streaming - como Youtube, Netflix, HBO Go e outros - de forma integrada aos canais convencionais, sem que haja necessidade de entrar em saídas auxiliares para acessá-los. E também mostra os filmes, séries e programas de diferentes plataformas como uma coisa só. Anunciada na CES 2016, a Roku TV, fabricada pela chinesa TCL, usa o sistema operacional da Roku - fabricante de hubs de vídeos digitais - para realizar o mesmo.

*O repórter viajou a convite da Samsung