PUBLICIDADE
Topo

Saiba como transformar textos de imagens em editáveis

OCR Instantly Free é extremamente simples, mas instável - Divulgação
OCR Instantly Free é extremamente simples, mas instável Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

17/07/2015 06h00

O leitor Wilson entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como transformar textos de imagens em editáveis. Com seu smartphone Android, ele gostaria de fotografar páginas de livros ou revistas e, depois, poder alterar palavras ou mexer em frases no Word.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Um aplicativo que permite realizar a tarefa satisfatoriamente é o OCR Instantly Free (http://zip.net/bqrDyZ). O app, um dos melhores da loja do Google, permite tirar fotos de palavras e as transforma em arquivos editáveis. Ele também trabalha com imagens previamente armazenadas no telefone (não é necessário fazer a fotografia na hora).

Utilizar o OCR Instantly Free é extremamente simples. Com ele instalado no telefone, basta acionar o app, escolher o texto a ser fotografado (ou a imagem armazenada no telefone) e clicar no botão OCR. Depois de alguns segundos, ele mostra as palavras em um quadro. É possível ainda copiar toda a seleção e colá-la em um editor de textos (o leitor deseja trabalhar no Word).

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o OCR Instantly Free se mostrou competente, mas instável. Foi necessário caprichar na iluminação das fotos para que os textos viessem completamente legíveis. Na maior parte dos casos, mesmo instalando o pacote do idioma Português no app, houve conflito com caracteres especiais (como acentos).