Topo

Faxina espacial começa com missão de agência europeia em 2025

Christopher Jasper

09/12/2019 15h29

A primeira missão espacial para remover detritos da órbita da Terra lançados pela atividade humana deve começar 2025. A missão é parte de uma iniciativa que poderia representar a remoção de 3 mil satélites fora de operação.

A startup suíça Clearspace venceu uma disputa acirrada e foi selecionada para uma missão que será conduzida pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), segundo comunicado publicado no site do órgão na segunda-feira.

A empresa embarcará no projeto em março, após a apresentação das propostas finais, com o contrato inicial destinado a estabelecer um novo mercado para remoção de lixo espacial e serviçis em órbita, segundo a agência.

"Imagine o quão perigoso seria navegar em alto mar se todos os navios perdidos na história ainda estivessem flutuando sobre a água", disse o diretor-geral da ESA, Jan Wörner, no comunicado. "Essa é a situação atual na órbita, e isso não pode continuar."

A Clearspace foi fundada por pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, ou EPFL. O presidente do instituto, Luc Piguet, disse que a remoção de detritos espaciais se torna cada vez mais premente com o lançamento iminente de megaconstelações compostas por centenas ou mesmo milhares de satélites.

Existem quase 2 mil satélites em funcionamento no espaço, em comparação com 3 mil fora de operação, disse a ESA. Incluindo todos os detritos, existem cerca de 21 mil peças de pelo menos 10 centímetros de tamanho, de acordo com a Agência de Inteligência de Defesa dos EUA.