Como tuíte de adolescente sobre frango empanado se tornou o mais compartilhado da história

Um tuíte de um adolescente pedindo um ano de nuggets de frango a uma rede de fast food americana tornou-se o mais retuitado de todo o mundo.
O pedido de Carter Wilkerson quebrou o recorde que até então pertencia à apresentadora americana Ellen DeGeneres ao passar de 3,5 milhões de retuítes nesta terça-feira.
Tudo começou em 5 de abril, quando o jovem americano, publicou um tuíte direcionado à empresa Wendy's, perguntando quantos retuítes seriam necessários para que ele pudesse receber um ano de nuggets de frango de graça.
A rede de restaurantes respondeu no minuto seguinte: "18 milhões".
"Considere feito", retrucou Wilkerson.
Em seguida, ele postou imagens desse diálogo virtual e fez um apelo: "POR FAVOR ME AJUDEM. UM HOMEM PRECISA DE SEUS NUGGETS".
O tuíte viralizou rapidamente, chegando a 1 milhão de retuítes em apenas dois dias.
Ele foi compartilhado com empresas globais como Apple Music, Microsoft, Amazon, Google e pelo próprio Twitter, além de celebridades como o ator Aaron Paul, da série Breaking Bad .
Outras empresas abordaram o adolescente com suas próprias ofertas, incluíndo a companhia aérea United Airlines, que disse que transportaria Wilkerson a qualquer restaurante Wendy's do mundo caso ele atingisse a meta de 18 milhões de retuítes.
"O setor de Relações Públicas tem um termo para esse tipo de atividade: 'brand-jacking' (apropriação de marca, sequestro de marca)", disse John Harrington, editor adjunto da revista britânica PR Week, à BBC. "Não é muito original, mas pode ter sucesso. Mostra a importância de reagir rapidamente à temas que estão ganhando tração nas redes sociais".
Harrington agregou que "do ponto de vista de relações públicas, a rede Wendy?s acertou em cheio".
"A maioria das marcas provavelmente teria ignorado o tuíte (original com a indagação de Wilkerson) ou dado uma resposta padrão mas, ao reagir com humor, Wendy's conseguiu uma grande quantidade de exposição positiva e boa vontade".
Selfie do Oscar
O recorde de mais retuídes antes pertencia à apresentadora americana Ellen DeGeneres pela selfie que ela fez na cerimônia do Oscar em 2014.
A foto, com celebridades como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Kevin Spacey e Meryl Streep, entre outros, teve 2,1 milhões de retuítes até o final da premiação.
Quando Wilkerson fez o seu post, o tuíte de Ellen havia sido compartilhado cerca de 3,2 milhões de vezes.
DeGeneres mencionou o tuíte de Wilkerson em seu programa de auditório uma semana após o apelo do adolescente, enquanto sua mensagem tinha 2,6 milhões de retuítes.
"Parem agora", brincou ela. "Eu trabalhei duro para estabelecer aquele recorde... E esse cara pede por nuggets?"
A rede Wendy's, que havia prometido doar US$ 100 mil (R$ 318,5 mil) a um projeto de caridade caso o tuíte de Wilkerson batesse o recorde, disse que o dinheiro será entregue a uma instituição criada pelo fundador da rede de fast food para atender crianças em processo de adoção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.