PUBLICIDADE
Topo

Você sabia que tem um antivírus nativo do Android? Saiba como usar

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

02/10/2017 04h00Atualizada em 02/10/2017 12h49

O Google Play Protect é um programa do sistema operacional Android que funciona como um antivírus. Desenvolvido pelo Google, ele analisa todos os aplicativos instalados a procura de ameaças capazes de interferir no desempenho do aparelho. Pode ser um vírus atrelado a um app, um malware ou um comportamento estranho. Ao encontrar algo, ele envia um alerta para o usuário.

O rastreamento é feito tanto em apps baixados pela Play Store quanto em APKs (formato de arquivos de apps) baixados fora da loja da empresa. É importante notar que a ferramenta analisa apenas se há apps maliciosos, portanto não se trata de uma solução de antivírus completa.

Para ter acesso ao Google Play Protect, é necessário ter o Android atualizado. Ele, geralmente, é instalado ao atualizar o Google Play Services, presente em todos os dispositivos com o sistema operacional móvel do Google.

Para verificar se foi encontrado algo nocivo ou se o recurso está ativado, basta seguir o tutorial a seguir. Vale lembrar que o passo a passo pode variar dependendo de seu dispositivo. Este foi realizado em celulares Samsung e Motorola. 

  • Reprodução

    1

    Toque no ícone de configurações e procure pela opção "Google".

  • Reprodução

    2

    Deslize a tela para baixo e toque em "Segurança".

  • Reprodução

    3

    Toque em "Google Play Protect".

  • Reprodução

    4

    Para a verificação automática, basta ativar o interruptor na opção "Verificar ameaças à segurança no dispositivo" -- ele deve ficar verde.

  • Reprodução

    5

    E para a verificação de apps não baixados da loja oficial, ative o interruptor de baixo, "Melhorar detecção de aplicativos nocivos". Pronto! Agora você está mais protegido contra ameaças digitais.