PUBLICIDADE
Topo

Em época de polêmicas políticas, veja como deixar seu Facebook "paz e amor"

 Karen Bleier/AFP
Imagem: Karen Bleier/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/03/2016 06h00Atualizada em 02/09/2016 18h48

Com o acirramento das polêmicas políticas --encabeçadas pelo afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff e pela aproximação das eleições municipais--, certamente a sua linha do tempo no Facebook está repleta de "comentaristas" [nada especializados, mas donos da razão].

Se você está cansado de tudo isso, há diversas opções para se livrar desses "amigos inconvenientes" e tornar a sua navegação pela rede social menos estressante e mais "paz e amor".

  • Reprodução

    1. Corte o mal pela raiz e bloqueie os inconvenientes

    Uma opção, talvez a mais drástica delas, é o bloqueio de determinado usuário (Configurações >> Bloqueio >> Bloquear usuário). Ao adicionar um amigo nessa lista, ele não poderá mais ver as publicações e informações da sua linha do tempo. Ao pesquisar seu nome na barra de busca do Facebook, você também não aparecerá para ele. A pessoa também não poderá marcá-lo, convidá-lo para participar de eventos ou grupos, iniciar uma conversa ou adicioná-lo como amigo. É importante lembrar que, ao bloquear alguém, a amizade é automaticamente desfeita. E, em caso de desbloqueio, um novo pedido de amizade deverá ser efetuado entre os dois perfis.

  • Reprodução

    2. Que tal um gelo na lista restrita?!

    Para evitar que um amigo inconveniente comente nos seus posts, o ideal é colocá-lo na lista restrita (Configurações >> Bloqueio >> Lista Restrita). Assim, ele só terá acesso ao seu conteúdo público, não mais aquele disponibilizado para os amigos ou grupos personalizados. No entanto, se você adicionar uma marcação desta pessoa na foto, ela poderá ver.

  • Reprodução

    3. Bloqueie convites para eventos

    Caso o problema esteja relacionado aos convites para eventos, é possível bloqueá-los (Configurações >> Bloqueio >> Bloquear convites de aplicativos ou Configurações >> Bloqueio >> Bloquear convites de eventos). Nesse caso, o bloqueio se restringe a solicitações enviadas por determinadas pessoas. Ao incluir uma pessoa nesta lista, futuras solicitações desse contato serão automaticamente ignoradas, mas ele continuará sendo seu amigo. Será possível continuar a conversar com ele e visualizar suas atualizações de perfil.

  • Reprodução

    4. Veja com menos frequência "publicações como essa"

    É possível ainda incluir o "amigo pentelho" em uma lista de usuários que vão aparecer com menos frequência no seu feed. Clique na setinha no canto superior do post publicado pelo amigo indesejado e selecione a opção "Não quero ver isso".

  • Reprodução

    5. Deixe de seguir os chatos

    Para evitar estresse desnecessário, é importante personalizar o seu feed de Notícias e deixar de "seguir" os chatos para ocultar as publicações delas, mas sem perder a amizade. Basta clicar na "seta" no canto superior direito da página (ao lado do ícone de cadeado). Vá então a "Preferências do Feed de Notícias". Na opção pessoas, estará disponível uma relação com os amigos mais vistos da semana. É possível ainda consultar a lista na ordem alfabética. Basta identificar o usuário desejado e clicar.

  • Reprodução

    6. Priorize amigos ou páginas de interesse

    Para rechear a sua linha do tempo de conteúdos interessantes, a opção é priorizar o conteúdo que quer ver primeiro (Preferências do Feed de Notícias >> Priorize quem ver primeiro).

  • Reprodução

    7. Ignore notificações de posts comentados

    Receber notificações de cada comentário de um post comentado é para qualquer um ficar maluco, não é mesmo? Mas a boa notícia é que há uma alternativa para banir essas intermináveis notificações. Clique na seta no canto superior do post comentado e selecione "Desativar notificações desta publicação".

  • Reprodução

    8. Exclua uma pessoa de um post

    Para evitar interferência dos "amigos inconvenientes" em sua publicação, é possível impedi-la de visualizar o post. Evite constrangimentos, exposição e comentários desnecessários. Basta, antes de publicar o conteúdo, clicar em "Amigos", "Mais Opção" e "Personalizado". Inclua o nome do amigo rejeitado em "Não compartilhar com".

  • Reprodução

    9. Fique off-line para os chatos

    Para fugir dos chatos no bate-papo, a opção é desativar a ferramenta para uma ou mais pessoas específicas. Basta ir até as configurações do chat e selecionar as pessoas com quem não deseja conversar. Todos os usuários listados nunca saberão quando você estiver online.

  • Reprodução

    10. Evite marcações

    Ainda que não haja como impedir que seus amigos o marquem em publicações, para evitar possíveis constrangimentos, é possível ativar o recurso de "análise de marcação em fotos ". Dessa forma, a foto só aparecerá em seu perfil com sua aprovação, embora continuará a aparecer no perfil da pessoa que tirou a foto e o marcou. Para ativar essa opção, vá até a página de configurações do Facebook e clique em "Linha do tempo e marcações".