PUBLICIDADE
Topo

Aprenda a proteger seu wi-fi dos "vampiros" de conexão

iStock
Imagem: iStock

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2016 06h00

O sinal aberto e descuidado do seu roteador pode atrair "sanguessugas". Se você notou que o seu wi-fi deixa a desejar e já fez de tudo para melhorar o sinal, pode ser que exista alguém se apropriando indevidamente de sua conexão.

Há, porém, uma maneira de descobrir e banir esses "vampiros". Para isso, basta entrar nas configurações de seu roteador e bloquear os invasores, desabilitando a entrada do indesejado MAC (Media Access Control) --número que serve para controlar o acesso em redes.

Claro que, se o endereço MAC mudar ou surgir um novo invasor, o processo deverá ser refeito. Veja abaixo, passo a passo, do processo em um roteador TP-Link. Os demais aparelhos seguem mais ou menos o mesmo padrão. Em caso de dúvida, consulte o manual.

  • Reprodução

    1.

    No Windows, pesquise por "Prompt de comando". Uma janela se abrirá. Nela, digite "ipconfig" e copie o número de "Gateway padrão". Cole a numeração no seu navegador. Às vezes, para acessar seu roteador, é necessário colocar "/padrao" após o número, por exemplo: "192.168.1.1/padrao".

  • Reprodução

    2.

    Insira seu usuário e senha. Normalmente, admin/admin.

  • Reprodução

    3.

    No menu da lateral esquerda, clique em "Wireless" e depois em "Wireless MAC Filtering". Em "Enable/Disable", ative a função de filtragem. Em "Filtering rules", escolha qual MAC você permite ou nega acesso. O MAC que não for de nenhum de seus dispositivos é o do invasor.

  • Reprodução

    4.

    No campo "MAC Address", digite o número do equipamento a ser filtrado. "Description" é a simples descrição do aparelho. "Status" ativa ou desativa o filtro. Salve a nova configuração. Pronto, você está livre dos ladrões de conexão.