Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sua empresa está segura na internet? Veja dicas básicas para proteger dados

Contra ataques hackers, algumas medidas simples contribuem para proteger os dados da sua empresa na web - TheDigitalWay / Pixabay
Contra ataques hackers, algumas medidas simples contribuem para proteger os dados da sua empresa na web Imagem: TheDigitalWay / Pixabay

Colunista do UOL*

02/06/2022 04h00

Foi se o tempo, em que ter hábitos ou programas de segurança eram necessários e restritos apenas para empresas que trabalham com fatos considerados sigilosos. Atualmente, negócios de todos os portes precisam se proteger de terem os seus dados e informações vazadas para terceiros.

Os crimes cibernéticos vêm crescendo dia após dia, dos casos 'simples' até os mais noticiados. Por isso, é preciso todo cuidado para se prevenir dos ataques hackers. Para te ajudar a cuidar da sua empresa, listamos cinco maneiras de proteger os seus dados.

1. Antivírus sempre!

Um dos passos mais simples quando pensamos em proteção contra hackers é o antivírus.

Peça fundamental para detectar todo tipo de ameaça, funciona como uma barreira de entrada contra programas maliciosos, vírus, worms e malware.

Por isso, o antivírus precisa ser forte o bastante para suportar ataques cibernéticos de qualquer proporção e impedir que o sistema da sua empresa seja atingido nesses casos.

Com tantas opções no mercado, às vezes fica difícil saber qual o melhor, não é mesmo?

Normalmente, os antivírus gratuitos são eficientes, porém mais simples, por isso, são mais recomendados para redes residenciais. Enquanto as redes corporativas costumam se adequar melhor às versões pagas, por essas terem uma maior área de proteção e recursos adicionais.

2. Tenha software de criptografia

Caso a sua empresa tenha sofrido um ataque bem-sucedido, calma! Ainda é possível reverter esse cenário com o auxílio de um software de criptografia.

Essa tecnologia age codificando os dados de modo que só possam ser traduzidos ou lidos por quem detém a chave, nesse caso, a própria empresa. Os hackers terão posse dos registros, mas não poderão interpretá-los.

Já em casos de roubo de dados, a companhia poderá ter acesso aos mesmos por meio de um backup. Assim, as cópias de segurança devem ser feitas com frequência.

3. Segurança para armazenamento na nuvem

O armazenamento em nuvem já é uma solução muito eficiente para pessoas físicas. Para empresas, isso se torna ainda mais necessário. Porém, por mais que seja um ambiente seguro para guardar dados, é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • verificar a reputação do provedor de armazenamento;
  • ativar a autenticação de pelo menos dois fatores de segurança;
  • adotar uma política inteligente de senhas;
  • utilizar ferramentas para segurança do transporte de dados para a cloud.

4. Sistema da empresa e licenças de uso atualizados

Muitas empresas ainda negligenciam os cuidados com as licenças e atualizações de seu sistema, se expondo a riscos e abrindo brechas para a ação dos hackers, que podem se aproveitar de instalações de software piratas, por exemplo, para acessar o sistema da corporação.

5. Colaboradores cientes das práticas de segurança

Parece óbvio, mas manter o ambiente corporativo seguro, envolve também práticas simples, como: evitar clicar em e-mails desconhecidos ou que o endereço pareça ser duvidoso, abrir spams, não baixar arquivos pessoais, tipo fotos ou vídeos no computador da empresa, já que eles podem vir acompanhados de malwares e vírus.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.