Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Testemunhei golpes no Instagram e aqui estão dicas de como se proteger

Instagram tem sido usada por criminosos para aplicar golpes - Jannoon / Freepik
Instagram tem sido usada por criminosos para aplicar golpes Imagem: Jannoon / Freepik

Colunista do UOL

17/02/2022 04h00

Quem é usuário do Instagram já deve ter notado que a ferramenta tem sido cada vez mais utilizada por fraudadores para aplicar diversos golpes aos usuários.

Os criminosos se utilizam de várias técnicas para roubar as contas e induzir seguidores a fazerem transferências, quase sempre por Pix. Eu mesmo, em menos de um mês, já visualizei dois perfis diferentes que sigo nas redes sociais serem vítimas desse golpe e perderem suas contas.

Após invadir o perfil do alvo, esses golpistas usam iscas similares para tentar ganhar dinheiro dos seguidores. Normalmente, fazem stories se passando pelo dono (que não participa do crime e também se torna uma vítima) da conta avisando que possui um familiar ou amigo que está se mudando do Brasil e que, por isso, está vendendo itens como eletrônicos e eletrodomésticos.

Um alerta para quem segue já desconfiar de um possível golpe são preços bem abaixo do mercado para produtos novos ou seminovos.

Outra tática é o uso de os anúncios de celulares (quase sempre iPhone) a preços promocionais que supostamente foram trazidos por algum parente dos Estados Unidos. Em casos de perfis comerciais, eles enviam mensagens oferecendo sorteios, promoções e descontos.

Depois disso, os golpistas esperam as pessoas interessadas entrarem em contato por meio do direct (chat de mensagens privadas da rede social) e perguntar como podem efetuar a compra. Os criminosos enviam uma chave Pix, pedem o comprovante e após o pagamento efetuado bloqueiam a vítima. Ou não respondem mais nenhuma mensagem sobre retirada/entrega.

Para conseguir roubar contas de usuários ou estabelecimentos reais, as ações solicitadas são dados pessoais, acessar links de sites comprometidos, realizar pagamentos ou informar credenciais de login.

Medidas para se proteger

Uma das maneiras mais eficazes para se proteger contra essas invasões é ativar a autenticação de duplo fator. Além de inserir a senha, com essa etapa extra é preciso incluir um outro código de acesso, enviado para um aplicativo instalado em seu celular.

Para ativar o recurso, é preciso seguir algumas etapas:

  1. Navegue até as configurações do Instagram;
  2. Toque na opção Segurança;
  3. Clique em Autenticação de dois fatores

Uma observação importante: é necessário ressaltar que o fator de autenticação não seja o SMS, já que os criminosos se utilizam desse método para fazer uma técnica de clonagem do número de celular conhecida como "SIM Swap". Conseguindo realizar a recuperação de senha de todas as contas atreladas ao número, como WhatsApp, email e quaisquer outras que enviem códigos de confirmação via mensagem de texto.

Por isso, a importância de não usar SMS que podem ser interceptados como autenticação em duplo fator, senão de nada vai valer a medida de proteção.

Cada vez mais novas técnicas vêm sendo aplicadas em golpes de redes sociais. É preciso o máximo de cuidado e atenção redobrada com a segurança do seu perfil e para não cair em armadilhas nos perfis alheios.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora da InfoPreta