Topo

Lost Ark: 6 dicas e segredos para entender o jogo e começar muito bem

Lost Ark - Divulgação/Amazon Game Studios
Lost Ark Imagem: Divulgação/Amazon Game Studios

Douglas Costa

do GameHall

15/02/2022 04h00

Desenvolvido pela Smilegate e publicado pela Amazon Game Studios, Lost Ark é um RPG multijogador massivo isométrico, que fez um enorme sucesso no oriente e finalmente chegou ao Brasil.

Assim como outros jogos no gênero, Lost Ark conta com uma porção de sistemas complexos e várias opções para evoluir seu personagem. E, às vezes, essas mecânicas acabam confundindo os novatos. Para te ajudar a começar com tudo em sua busca pela arca sagrada, separamos algumas dicas preciosas.

1) Teste a classe certa para você

Lost Ark - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Lost Ark
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Escolha a classe que combina mais com o seu estilo de jogo. Lost Ark conta com cinco diferentes, que se ramificam em subclasses e classes avançadas, totalizando 15 opções no total.

Além disso, o jogo te dá a possibilidade de criar outros personagens, mantendo um deles como o principal. Desta forma, é possível ganhar recursos e itens com os secundários e compartilhá-los facilmente entre um e outro.

Assim, você não precisa ter medo de fazer uma escolha errada. Teste cada classe e veja qual delas mais gosta.

Além disso, antes de iniciar sua aventura, o jogo te colocará em uma arena onde será possível adicionar hordas de inimigos para testar suas habilidades, sem se preocupar em sofrer dano. Aproveite para brincar bastante com cada classe e fazer a escolha ideal.

2) Defina suas quests e prioridades

Lost Ark - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Lost Ark
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Enquanto avança pela jornada, seu personagem subirá de nível e ganhará pontos de habilidade, algo característico do gênero. Esses pontos podem ser usados em um sistema de melhorias chamado Tripod, que permite diversas construções diferentes.

Subir de nível é um dos aspectos mais importantes em Lost Ark. Afinal, boa parte da diversão está centrada em seu conteúdo de fim de jogo, como raids, PvP e algumas missões diárias exclusivas.

Se você veio de outros MMORPGs, o objetivo inicial provavelmente será alcançar o nível máximo o quanto antes. Para isso, tente focar em completar somente as missões principais e aproveite para aprender melhor sobre todas as variações possíveis para seu personagem, entendendo como funciona o sistema de upgrade de habilidades.

Caso você queira conhecer melhor a lore de Lost Ark e investir seu tempo no conteúdo do jogo, dedique-se às missões secundárias.

Fazer isso não chega a ser demorado, uma vez que boa parte dessas missões são feitas na mesma área das principais. Ainda assim, elas irão demandar um tempinho extra para subir de nível. Ao menos as recompensas são legais.

Vale lembrar que, além do nível padrão, existe também um nível da conta, que é compartilhado entre todos os personagens. É possível evoluir este nível ao fazer missões específicas, categorizadas em seu diário com a cor roxa. Cada nível da conta permite resgatar benefícios como dinheiro extra, poções e outros mimos. É bom evoluir este nível aos poucos durante a jornada.

3) Resgate seu Pet assim que possível

Lost Ark - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Lost Ark
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Falando em missões secundárias, logo depois do início do jogo será dada a oportunidade de conseguir seu primeiro Pet de forma totalmente gratuita.

Fique de olho no canto direito da tela quando estiver na primeira vila do jogo, Prideholme: uma missão de conta (destacada na cor roxa) ficará disponível. Esse caminho te leva por uma série de missões rápidas para introduzir os Pets e suas utilidades.

Um Pet pode coletar itens do chão automaticamente, além de dar alguns bônus em combate, como dano crítico, HP, Mana e outros efeitos úteis. Também é possível adicionar funções extras a ele, mediante um custo em ouro.

4) Ative os Triports

Lost Ark - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Lost Ark
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Um importante sistema implementado no jogo são as Triports, que servem como portais de teletransporte entre os mapas. Todo mapa tem ao menos um desses portais, que normalmente estão situados em algum ponto-chave. Para usá-los, simplesmente abre o mapa com TAB ou M, selecione a Triport para a qual deseja viajar e pague uma pequena quantia em ouro.

Antes de poder usar qualquer Triport, o jogador precisará ir até o local e ativá-lo. Quando estiver fora das cidades, é recomendado ativar todos os portais da área, a fim de evitar viagens desnecessárias e salvar um precioso tempo para tarefas mais importantes.

5) Visite NPCs que garantem pontos de Confiança

Lost Ark - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Lost Ark
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Nas principais cidades do jogo, é possível ver que alguns NPCs têm um ícone de coração no minimapa. Eles são personagens que permitem ao jogador aumentar seu nível de confiança, se tornando apto a receber alguns itens únicos como, por exemplo, um pacote de cinco moedas antigas que, ao ser usado dentro do inventário, garante 5 mil de ouro em sua conta.

Aumentar o nível de confiança é mais simples do que parece, basta interagir com o NPC de formas diferentes. No canto inferior esquerdo, um pequeno menu irá oferecer as opções disponíveis. Dê presentes, faça emotes ou toque uma música. Vale ressaltar que só é possível executar certos comandos uma vez por dia com cada NPC.

6) Não deixe de fazer as Dungeons

Lost Ark - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Lost Ark
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Nenhuma experiência MMO está completa sem as famosas dungeons, os calabouços onde os jogadores enfrentam hordas de inimigos até chegar em um poderoso chefe.

Em Lost Ark, as dungeons aparecem durante todo o curso da história, e podem ser jogadas em modo solo ou na companhia de outros jogadores. Há duas opções de dificuldade, normal e difícil, sendo que a última garante itens mais poderosos para o personagem.

Como o objetivo inicial é subir rapidamente de nível, complete as dungeons no modo solo e na dificuldade normal. Dentro da área de cada dungeon não é permitido utilizar montarias, mas você pode passar direto por alguns grupos de inimigos sem que eles te persigam. Neste caso, personagens mais ágeis, como Assassino ou Artista Marcial, terão mais facilidade para pular algumas partes e ir direto para o chefe.

Dicas rapidinhas

  • Você pode realocar os pontos de habilidade a qualquer momento. Aproveite para experimentar builds diferentes para o seu personagem e veja o que mais se encaixa com o seu estilo de jogo
  • O prólogo se passa com um personagem já no nível 10 e com algumas habilidades liberadas - mais uma boa opção para testes
  • Assim como o Pet, você pode pegar a sua montaria já na primeira vila, totalmente gratuita. Ter uma montaria vai ajudar a atravessar as áreas gigantescas de forma mais rápida.