PUBLICIDADE

Topo

New World: dicas para iniciantes sobre armas, armaduras e viagem rápida

New World - Divulgação/Amazon Game Studios
New World Imagem: Divulgação/Amazon Game Studios

Daniel Esdras

do GameHall

11/10/2021 04h00

Começar uma jornada em um MMORPG enorme, como New World, pode ser tão divertido quanto confuso. Há dezenas de sistemas e menus repleto de informações para se acostumar logo nos primeiros minutos, o que pode assustar novos jogadores.

Pensando nisso, UOL Start preparou um guia com algumas dicas preciosas que facilitarão bastante seu progresso inicial no jogo, além de evitar pequenos tropeços. Vem com a gente!

Não há classes. Teste as armas!

Armas - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
New World: Armas
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

New World abre mão dos conhecidos sistemas de classes, que são muitas vezes restritivos, e deixa tudo nas mãos dos jogadores. É o seu estilo que importa aqui. Ou seja, seu personagem poderá utilizar qualquer arma disponível e melhorar as habilidades com ela à medida que o tempo for passando.

Então, nossa primeira dica é aproveitar a primeira hora em uma área de nível baixo para testar o máximo de armas possíveis. Há espadas, arcos, cajados, martelos e diversas outras opções no arsenal. Após escolher sua favorita, comece a investir tempo para aumentar sua perícia com ela.

Ainda existe um segundo espaço de armas, liberado logo nos primeiros níveis, que recomendamos utilizar. O ideal é criar configurações para que seu personagem seja sempre imprevisível e versátil, capaz de causar mais de um tipo de dano e explorar fraquezas. Utilizar uma arma de curto alcance e outra de longo alcance, por exemplo, permite lidar melhor com qualquer missão que aparecer pela frente.

Vale lembrar que cada arma ganha vantagens de acordo com seus atributos. Se você investir em força, por exemplo, o ideal é que sua arma tire proveito desse atributo, como espadas. O segredo é criar uma build coesa, que faça sentido.

E o jogo até incentiva as trocas constantes de arma neste início. Até o nível 20, é possível redistribuir os pontos de atributos quantas vezes quiser, direto do seu menu, para que testes sejam feitos a vontade. Aproveite!

Entenda o sistema de peso

Peso - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
New World: Armaduras
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

O sistema de peso de New World é cheio de segredos e vai além de somente impedir seu personagem de carregar mais itens.

Entenda que, dependendo do peso somado de suas armaduras, será mais difícil se esquivar de ataques e a movimentação pelo mapa se tornará mais lenta. Essa soma é feita com todas as peças de armadura, incluindo escudos. Se você for usar armas de duas mãos, por exemplo, e não quiser ficar pesado, não deixe o escudo nas costas. Vai ser um peso inútil.

Para ter uma noção do peso da sua armadura, basta analisar as barrinhas que ficam ao lado dos ícones de itens equipados. Para acessar este menu, pressione TAB. Dependendo do peso geral, sua armadura será classificada como leve, média ou pesada. Há vantagens e desvantagens em cada uma delas:

  • Leve: O personagem pode rolar e ganha 20% de bônus de dano;
  • Média: O personagem pode utilizar um pulo lateral, ganha 10% de bônus de dano e 10% de duração para debuffs de controle;
  • Pesada: O personagem pode utilizar um pulo lateral lento, ganha 20% de duração para debuffs de controle e 15% a mais de bloqueio.

Nenhuma das três escolhas são erradas, mas impactam diretamente no seu estilo de jogo e são mais (ou menos) recomendadas dependendo da arma escolhida.

Conheça os tipos de dano

Dano - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
New World: Dano
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Agora que você já sabe qual será o foco de progressão do seu personagem, é hora de entender como funciona o dano em New World. A interface do jogo ajuda a conferir se as fraquezas inimigas estão sendo bem exploradas, o que facilita na hora de completar missões mais difíceis.

Os adversários são divididos em cinco tipos e reagem de forma diferente a nove tipos de dano:

  • Antigos: Recebem dano extra de Contusão, Vazio e Trovão. São resistentes a Flamejante e Corte;
  • Terra Airada: Recebem dano extra de Slash. São resistentes a Thrust, Flamejante e Trovão;
  • Bestas: Recebem dano extra de Perfuração.
  • Corrompidos : Recebem dano extra de Perfuração , Natural e Arcano. São resistentes a Contusão e Gelo;
  • Perdidos: Recebem dano extra de Contusão, Gelo e Natural. São resistentes a Vazio e Perfuração;

Decorar tudo isso pode levar um tempo, então o jogo traz essa pequena ajuda na interface. Quando seu personagem acertar um inimigo, um número com o dano aplicado aparecerá na tela. De acordo com a cor desse número, você saberá se está causando dano efetivo, normal ou reduzido: a cor branca indica dano normal, a cor azul indica dano reduzido e a cor amarela indica dano efetivo, explorando as fraquezas do inimigo atingido. Há ainda um dano de cor laranja, que aparece quando a sorte está do seu lado: é um ataque crítico.

Aprenda a viajar rápido

Fast Travel - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
New World: Estalagem
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Um dos maiores problemas iniciais em New World é viajar de forma eficiente. As quests surgem aos montes na cidade, mas muitas vezes estão bem distantes. Se você morrer e não tiver criado um acampamento no caminho, voltará até o último checkpoint e precisará andar tudo de novo. É comum que iniciantes passem mais tempo andando do que executando atividades, mas isso pode ser evitado.

Em todas as cidades que chegar, faça um check-in na estalagem local. Esses locais permitem salvar o ponto para viagens rápidas. É possível fazer apenas um a cada hora, mas isso te ajudará a voltar de locais distantes onde for fazer uma quest.

Além disso, sempre crie um acampamento próximo ao local da quest. Serão necessários alguns recursos, que são fáceis de conseguir. O acampamento serve como checkpoint temporário, onde seu personagem retornará se morrer. Também é possível cozinhar nos acampamentos para recuperar vida.

Para construir um acampamento, basta reivindicar um local pressionando Y e então pressionar E para construí-lo.

Com o tempo você receberá um mineral chamado Azoth, que permite, dentre outras coisas, viajar rápido pelo mundo através de Portais Espirituais. Ele não é abundante, então guarde os que conseguir como recompensa de missão para momentos necessários.

Dicas finais

Dicas - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
New World: Acampamento
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras
  • Ao segurar CTRL, você pode conjurar habilidades no seu próprio personagem, como curas;
  • Use o sistema de craft desde o início para conseguir boas armas, geralmente melhores que as de quests;
  • Faça missões de cidade! É comum focar só nas missões de facções e perder os bônus de região. Elas estão disponíveis em quadros;
  • Para quem está começando, o ideal é escolher a facção dominante do servidor;
  • Junte dinheiro para comprar uma casa. Nela é possível guardar mais recursos e conseguir buffs;
  • Sempre coma o suficiente para estar com o buff de cura ativado;
  • Use as áreas iniciais para aprender tudo sobre o jogo, de pesca a combate;
  • Ativar o modo PVP logo antes de entregar uma quest garante 10% extra de experiência.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol