Topo

New World: 5 coisas que você precisa saber sobre o 1º grande game da Amazon

New World - Divulgação/Amazon Games
New World Imagem: Divulgação/Amazon Games

Por Rodrigo Lara

Colaboração para o Start

20/07/2021 04h00

Não é exagero nenhum dizer que New World é o primeiro passo para valer da Amazon no mundo dos games. Ainda que não seja o primeiro jogo a ser lançado pela gigante da tecnologia, esse MMORPG é, de longe, o passo mais ousado da empresa nesse mercado, o que ajuda a explicar o longo intervalo entre seu anúncio, em 2016, e seu lançamento, previsto para ocorrer em 31 de agosto, exclusivamente para PCs.

Quer saber mais sobre o game? START participou de uma sessão de testes de uma versão bastante avançada do jogo e, abaixo, listamos cinco pontos que merecem sua atenção.

New World - Divulgação/Amazon Games - Divulgação/Amazon Games
Imagem: Divulgação/Amazon Games

Feito para durar

O conceito do game lembra bastante o de outros títulos, como o extremamente popular World of Warcraft. No caso de New World, o personagem controlado é lançado em uma ilha após um naufrágio e, nela, precisa lutar contra forças sobrenaturais enquanto tenta se estabelecer no local. E isso envolve se filiar a uma facção, acumular recursos, construir equipamentos e, claro, cumprir missões. As principais fazem você progredir na história, explorar cada vez mais o ambiente e expandir a sua facção, mas também há tarefas paralelas.

Claro que, enquanto realiza tudo isso, o jogador acumula experiência e dinheiro. Há uma ampla árvore de habilidades para se explorar e cada tipo de arma usada pode ser desenvolvida de maneira a adquirir novos movimentos e atributos.

É uma fórmula robusta que, se não reinventa a roda, ao menos traz uma característica indispensável para qualquer jogo que tenha pretensões de durar e ser considerado um game-serviço: a capacidade de manter uma comunidade entretida.

New World - Divulgação/Amazon Games - Divulgação/Amazon Games
Imagem: Divulgação/Amazon Games

Espadadas ao vento

Na parte prática, New World se comporta como um game de ação em terceira pessoa, algo que deve agradar quem não é fã (ou simplesmente se cansou) de jogos em primeira pessoa.

Mas ação em terceira pessoa implica certa sofisticação na movimentação da câmera. Infelizmente, New World optou por não permitir "travar o alvo" nos inimigos, algo fundamental para jogos desse tipo. É um recurso presente, por exemplo, na série Devil May Cry - uma das referências do gênero.

Há de se argumentar que outros games, como Monster Hunter World, não contam com esse sistema, mas convenhamos: no game da Capcom, é relativamente simples acertar golpes em inimigos consideravelmente maiores do que o seu personagem.

Isso tende a tornar alguns combates de New World muito irritantes, especialmente contra inimigos que exigem mais do que simplesmente apertar freneticamente o botão de ataque (e, logo de cara, o jogador já enfrenta uma luta desse tipo). O resultado é que, muitas vezes, o combate corpo-a-corpo acaba envolvendo uma sequência involuntária de espadadas ao vento.

Felizmente, há outros tipos de armamentos, como arcos e armas de fogo, que dependem mais da mira do que, propriamente, da presença ou não de funcionalidades.

New World - Divulgação/Amazon Games - Divulgação/Amazon Games
Imagem: Divulgação/Amazon Games

Andando em galera

É possível explorar o mundo de New World sozinho, mas tudo fica melhor e mais fácil se for feito em grupo. Você poderá formar equipes de até cinco jogadores, o que é bem útil na hora de definir objetivos e encarar missões mais complexas.

Formar um bando também permite explorar melhor algumas estratégias de combate, como mesclar personagens que atacam a curta distância e outros voltados a ataques de longe ou com habilidades mais específicas.

Esse viés comunitário também está presente nos modos "jogador contra jogador", que envolvem missões como controle de território.

New World - Divulgação/Amazon Games - Divulgação/Amazon Games
Imagem: Divulgação/Amazon Games

Deixe o controle guardado

Quem decidir se aventurar pela ação de New World terá que usar teclado e mouse - ao menos em um primeiro momento.

Usando um controle plugado ao computador, o jogador até pode realizar ações básicas, como se movimentar, atacar, defender e rolar. Mas isso ocorre de forma improvisada, sem um suporte "oficial" do game, assim por dizer. Ficam faltando comandos para ações como abrir inventário, consumir itens de cura e até mesmo interagir com outros personagens e pegar objetos.

Isso não é exatamente uma novidade ou um problema para quem está acostumado a jogar no PC e já encarou outros games com componentes de ação, como World of Warcraft. Por outro lado, não ter a possibilidade de usar um controle tira parte do dinamismo, especialmente nos combates mais intensos. Além disso, é uma decisão que pode limitar bastante o apelo do jogo a uma audiência maior.

É algo que pode mudar no futuro. Mas, segundo os desenvolvedores, não há previsão para que isso aconteça.

New World - Divulgação/Amazon Games - Divulgação/Amazon Games
Imagem: Divulgação/Amazon Games

Visual competente

Os gráficos de New World não são exatamente dignos de Oscar, mas isso também não significa que sejam feios. Podem ser classificados como "competente" - não espere grandes pirotecnias ou visuais de tirar o fôlego.

Porém, é impossível não elogiar a vastidão do mundo dentro do game - é bem daquele tipo "se você consegue ver, você consegue ir". Outro ponto positivo é que há dublagem em português e os menus estão traduzidos. Mas, nessa fase de testes, vários conteúdos do tipo ainda precisavam de uma revisão. Alguns tinham caracteres trocados, por exemplo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol