PUBLICIDADE

Topo

PUBG Battlegrounds: 10 dicas para quem está começando

PUBG: New State - Divulgação/Krafton
PUBG: New State Imagem: Divulgação/Krafton

Daniel Esdras

do GameHall

14/01/2022 04h00

PUBG finalmente se tornou um jogo gratuito, tanto nos consoles quanto no PC, o que significa que novos jogadores estão chegando ao game que consolidou o gênero battle royale.

Graças às suas mecânicas realistas, incluindo comportamentos complexos no recuo das armas, PUBG é considerado como um dos jogos do gênero mais difíceis de se dominar. Mas não se preocupe: separamos 10 dicas que irão te ajudar durante sua jornada de aprendizado e te levarão ao tão sonhado "Chicken Dinner".

1) Aprenda a combater

PUBG - Reprodução - Reprodução
Playerunknown's Battlegrounds - PUBG
Imagem: Reprodução

Diversos guias espalhados pela internet orientam os novatos a escolherem locais mais isolados ao saltar do avião, buscando evitar o combate direto e se esconder durante boa parte da partida, focando no resultado.

É verdade que, dessa forma você pode chegar longe. Mas isso também significa que você não ganhará quase nenhuma experiência em combate, o que, no momento derradeiro, é essencial para a vitória.

Nossa dica é primeiro aprender a combater, e só depois buscar estratégias de rotas de loot mais seguras e se concentrar no posicionamento.

Para isso, entre no modo de treino e pegue o jeito com algumas armas. Logo em seguida, jogue partidas caindo em locais mais movimentados e busque por disputas com outros jogadores. No início, você irá morrer bastante, mas com o tempo irá se adaptar e não ficará limitado a passar uma partida toda escondido até alguém eventualmente te encontrar.

2) Foque no loot nos primeiros minutos

PUBG - Divulgação - Divulgação
PUBG
Imagem: Divulgação

Fazer o loot significa coletar armas e outros equipamentos disponíveis nas construções espalhadas pelo mapa. Embora o seu foco inicial seja melhorar em combate, não adianta sair apenas com uma pistola para caçar confusão em uma área repleta de jogadores.

Dedique os primeiros minutinhos de cada partida para conseguir ao menos uma arma primária decente e alguns equipamentos de proteção que ajudam na trocação, como coletes e capacetes. Ter essas vantagens é essencial para vencer combates em PUBG.

3) Só atire quando tiver certeza do abate

PUBG - Reprodução - Reprodução
PUBG - Mira
Imagem: Reprodução

Saber o momento de iniciar um combate é crucial. Em PUBG, você pode ser abatido em questão de segundos, então procure não dar chances para que seu adversário reaja ou outro jogador apareça para te finalizar.

Se você está com dúvidas em relação ao seu disparo por estar longe do inimigo ou por estar com equipamentos ao qual não está habituado, o ideal é evitar o confronto. Além disso, tente sempre ter a vantagem de posição e a certeza de que irá atirar para matar. Quando você aprender a escolher bem os seus combates, irá voltar menos para o lobby.

4) Nunca lute sem cobertura

PUBG - Divulgação - Divulgação
PUBG
Imagem: Divulgação

Atirar em campo aberto significa abrir mão rapidamente da partida em PUBG. Há diversas coberturas disponíveis por todos os lados, como paredes, pedras e árvores. Acredite, elas serão sua melhor proteção contra os adversários, que também as utilizarão constantemente - é onde surge nossa próxima dica.

5) Não se esqueça das granadas

PUBG - Reprodução - Reprodução
PUBG
Imagem: Reprodução

Um dos erros mais comuns entre os novatos é esquecer a granada na mochila e não usá-las em combate. As redondinhas são essenciais para tirar inimigos de suas coberturas, além de serem excelentes para iniciar uma investida para dentro de alguma construção.

Em PUBG, o dano das granadas é massivo e elas são capazes de resolver diversos combates, especialmente nas últimas zonas do jogo. Há duas formas de usá-las: arremessando ou rolando. No modo treino é possível praticar para se acostumar, o que ajuda a evitar erros nos momentos mais importantes.

6) Não corra para a caixa do inimigo assim que abatê-lo

PUBG - Reprodução - Reprodução
PUBG
Imagem: Reprodução

Após seguir nossas dicas de como melhorar em combate, você será capaz de abater seu primeiro adversário. O instinto te fará correr rapidamente para a caixa que ele deixou, afinal há um bom loot nela. Só que isso também colocará um alvo em suas costas.

Os barulhos dos disparos provavelmente atraíram outros jogadores que estavam nas redondezas ou até mesmo outros membros do squad inimigo podem estar à espreita. Ao invés de correr para a morte, verifique os arredores e preste bastante atenção nos sons em busca de perigo iminente.

Na hora de fazer o loot na caixa do jogador abatido, tenha em mente o que precisa para melhorar o seu kit. Pegue rapidamente o necessário e siga em frente.

7) Use energéticos/seringas antes do combate

PUBG - Divulgação/Krafton - Divulgação/Krafton
PUBG: Seringa
Imagem: Divulgação/Krafton

Energéticos e seringas são outros itens esquecidos pelos iniciantes, que normalmente sequer entendem como ambos funcionam.

Eles servem para subir o medidor de energia do seu personagem, que fica logo acima da barra de vida. Enquanto há energia na barra, seu personagem recupera vida gradativamente, além de poder correr mais rápido, o que ajuda muito em combate.

Outro momento em que a barra de energia é essencial é dentro do gás. A recuperação extra de vida diminui o dano do gás. A velocidade extra pode ser o diferencial para chegar até uma zona segura.

Lembre-se que esses itens têm um tempo de uso. A seringa precisa de seis segundos para ser aplicada, por exemplo. Então, nada de usá-los somente quando o combate começar. É preciso planejamento.

8) Seja silencioso com veículos

PUBG - Reprodução - Reprodução
Playerunknown's Battlegrounds - PUBG
Imagem: Reprodução

Veículos ajudam muito na rotação em PUBG, principalmente quando se está longe da zona segura. Porém, os possantes são extremamente barulhentos e acabam atraindo adversários. Um dos meios de reduzir esse barulho é evitar o acelerador.

Sempre aproveite o embalo do carro nas descidas, percorrendo uma boa distância sem precisar pisar no acelerador e fazer um barulho desnecessário. Além disso, evite estradas que passam pelo meio de cidades e, de maneira geral, pare um pouco antes do seu destino e complete a viagem a pé.

9) Treine arma a arma, mira a mira

PUBG - Reprodução - Reprodução
Playerunknown's Battlegrounds - PUBG
Imagem: Reprodução

Cada arma tem um comportamento único, mesmo dentro da mesma categoria. Jogar com uma AK-47 é completamente diferente de jogar com uma M16. O recuo das armas é complexo e controlá-las exige tempo de prática.

O mesmo se aplica às miras. Com diferentes marcações de distância, os modelos são bem variados e também exigem certo tempo de prática.

Nossa dica é focar no treino. Escolha algumas armas que gostou e procure-as nas partidas. Assim, com o tempo, você irá se acostumar e será mais fácil não fazer feio na hora de acertar os adversários.

10) Assista jogadores profissionais

PUBG - Reprodução - Reprodução
PUBG winner winner
Imagem: Reprodução

Nossa dica final parece simples, mas é uma das mais importantes: assiste jogadores profissionais sempre que possível. Eles dominam todos os mapas, conhecem as melhores rotas de loot, dominam as armas e fazem o uso correto dos acessórios - eles conhecem todas as nuances de PUBG.

Ao assisti-los tomando decisões importantes e jogando, sua mente se abrirá e o conhecimento adquirido será tão importante quanto botar a mão na massa nas partidas do battle royale.

Rapidinhas

  • Nunca fique parado, isso facilita muito o trabalho de snipers. Procure sempre se movimentar, mesmo ao mirar ou se curar.
  • Coletes intactos são sempre melhores que coletes danificados, mesmo que aqueles danificados sejam de nível superior. Na hora do combate, a durabilidade acaba sendo mais importante do que a absorção de dano do colete.
  • Não abarrote sua mochila de munição, leve apenas o necessário e use o espaço extra para equipamentos mais importantes, como granadas e cura.