Topo

Falta de peças para PlayStation 5 força Sony a produzir mais PS4

Os controles DualShock, do PS4, e DualSense, do PS5 - Reprodução
Os controles DualShock, do PS4, e DualSense, do PS5 Imagem: Reprodução

De START, em São Paulo

12/01/2022 10h31

A atual escassez de chips que afeta toda a indústria de tecnologia e provocou a escassez de PlayStation 5 nas lojas agora tem um efeito colateral inesperado: a ressurgência do PlayStation 4.

Segundo reportagem do site especializado em jornalismo econômico Bloomberg, a Sony decidiu aumentar a produção de seu console da geração anterior, para ajudar a "preencher o vácuo de demanda de manter os jogadores dentro do ecossistema PlayStation".

A estratégia pode colocar até 1 milhão de PS4 a mais no mercado.

De acordo com uma fonte anônima ouvida pelo veículo, "o PS4 usa chips menos avançados, é mais simples de ser fabricado e oferece ao consumidor uma alternativa mais econômica ao PS5".

Além disso, manter essa produção pode ajudar a Sony a negociar preços melhores com seus fornecedores de peças.

Ainda segundo a Bloomberg, o plano original era que o videogame deixasse de ser feito no final de 2021, quando seu sucessor já teria completado um ano de mercado. Para a empresa, faria mais sentido focar na lenta transição dos consumidores para o PS5. A Sony, porém, nega essa informação.

Ainda não se sabe como isso pode afetar a indústria como um todo. Tradicionalmente, este seria o momento em que as grandes desenvolvedoras de jogos passariam a concentrar seus esforços em lançamentos apenas para a nova geração.

A escassez de peças foi um problema constante para a Sony ao longo do ano passado. Confira mais detalhes na nossa retrospectiva 2021 exclusiva para PlayStation.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol