Topo

Retrospectiva: times brasileiros de eSports que triunfaram em 2021

Imagem: Kirill Vision/Ubisoft

Amanda Fleure, do Start

Em São Paulo

28/12/2021 04h00

O ano de 2021 foi marcado por altos e baixos do Brasil no cenário competitivo de vários jogos: LoL, Rainbow Six Siege, CS:GO, Valorant, Free Fire e outros. No R6, os brasileiros da Ninjas in Pyjamas (NiP), Team One e FaZe Clan venceram três campeonatos internacionais.

Já no LoL, a RED Canids foi campeã do segundo split, mas não teve bons resultados no Worlds 2021. Enquanto no Valorant, a FURIA e a Gamelanders Purple se provaram superiores nos campeonatos. O START listou abaixo os times e suas conquistas no ano que se encerra, confira:

Relacionadas

LEAGUE OF LEGENDS

paiN Gaming

Imagem: Reprodução/Twitter/paingaming

Com a estreia do Sistema de Franquias no CBLoL, os tradicionais levaram o 1º split deste ano e quebraram um jejum de títulos que durava quase seis anos. O time de brTT venceram a Vorax por 3 a 1 e garantiu vaga no MSI, o mundialito de LoL.

RED Canids Kalunga

Imagem: BrunoAlvares/RiotGames

Já na segunda etapa, a paiN foi superada pelos cowboys da Rensga, que fizeram Final com a RED Canids Kalunga no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A Matilha ergueu o novo troféu do CBLoL e garantiu vaga para o Mundial, na Islândia.

RAINBOW SIX SIEGE

Ninjas in Pyjamas (NiP)

Imagem: Kirill B./Ubisoft

Em maio, os Ninjas levaram o Six Invitational 2021, realizado em Paris, na França. A equipe de Gustavo "Psycho" passou pelos playoffs com quatro vitórias, incluindo a final por 3 a 2 contra a Liquid.

Team oNe

Imagem: Kirill Vision/Ubisoft


Em agosto, os Golden Boys triunfaram no Six Major, a segunda competição mais importante do cenário internacional de Rainbow Six. O time de Lorenzo "Lagonis" se classificou pela Copa Elite Six, a "Libertadores do R6", e escalou até as finais do mundialito, no qual voltaram com o troféu após vencerem os russos da Team Empire na final.

FaZe Clan

Imagem: Kirill Vision/Ubisoft


O Six Sweden Major 2021, na Suécia, foi o último evento internacional em 2021. E o Brasil se provou mais uma vez dominante no cenário da modalidade. Com oito vitórias em nove jogos, a FaZe se consagrou a grande campeã do Six Major Suécia ao desbancar a NiP, também formada por brasileiros.

Team Liquid

Imagem: Saymon Sampaio/Ubisoft


A cavalaria conquistou seu segundo título do Brasileirão Rainbow Six, trazendo o primeiro troféu após a chegada de Ask e Resetz no lugar de S3xyCake e Muringa.

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

FURIA

Imagem: Divulgação/FURIA


Após uma mudança drástica na lineup, os Panteras chegaram ao top 8 de um Major pela primeira vez em sua história. O time conquistou o top na IEM XV - World Championship, as semifinais da ESL Pro League Season 13 e o top 6 na DreamHack Masters Spring 2021, mas o primeiro título só veio em julho, no Elisa Invitational Summer 2021.

Após a entrada de Drop, o time se classificou para o Major de Estocolmo, e levaram o título da IEM Fall 2021: North America, último evento RMR da região na temporada.

GODSENT

Imagem: Divulgação/GODSENT


A lineup de TACO e Felps ganhou destaque na América do Norte após levar a DreamHack Masters Spring North America, disputada em setembro. Além do vice-campeonato da IEM Fall: North America 2021, resultado que garantiu o time no PGL Major Stockholm, embora na chave preliminar do torneio: o New Challengers Stage.

paiN Gaming

Imagem: Divulgação/paiN Gaming

Os tradicionais abriram a temporada vencendo a DreamHack Open de janeiro, além da classificação para o PGL Major Stockholm e a vitória no New Challengers Stage sobre a brasileira Sharks.

Valorant

FURIA

Imagem: Lance Skundrich/Riot Games

Os brasileiros acompanharam o Last Chance Qualifier, campeonato presencial qualificatório para o Valorant Champions, o Mundial da modalidade. Entre os times do Brasil e da América Latina, quem se saiu melhor foi a FURIA. Os Panteras venceram a Australs por 3 a 0.

Posteriormente, a FURIA perdeu para a KRÜ Esports em duelo que valia a sobrevivência antes dos playoffse e foi eliminada.

Gamelanders Purple

Imagem: Prêmio eSports Brasil/Pedro Pini

O elenco feminino da organização foi absolutamente dominante e venceu a grande maioria dos campeonatos principais ao longo do ano, incluindo ambas edições do Game Changers. O feito coroou daiki no Prêmio eSports Brasil, com os troféus de Revelação Feminina e Melhor Atleta Feminina.

FREE FIRE

Fluxo

Imagem: Divulgação/Fluxo


Campeão da LBFF 4, o time fundado por Nobru e Cerol venceu a LOUD e se provou ser o time estreando de destaque no cenário de Free Fire, com apenas dois meses de vida.

Vivo Keyd

Imagem: Reprodução/Instagram/vivokeyd


Após dois o vice-campeonatos, a line formada por Modéstia, General, Nando9, DeadGOD e Stark se consagrou campeã brasileira da LBFF 5. A edição ficou marcada pela rivalidade entre LOUD e Fluxo.

B4

Imagem: Divulgação/Garena

Com a LBFF 6 no formato de pontos corridos, a B4 conquistou seu primeiro título do campeonato brasileiro.

No emulador, a Dragões, Dollars, Faz o P e Deuses foram os maiores destaques do ano, com a Deuses vencendo as duas finais presenciais da NFA.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Retrospectiva: times brasileiros de eSports que triunfaram em 2021 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


eSport