Topo

FIFA 22: 7 comandos que você não usa, mas deveria

Daniel Esdras

do GameHall

14/10/2021 04h00Atualizada em 14/10/2021 15h23

Para simular um jogo de futebol da maneira mais realista possível, a franquia FIFA dá aos jogadores diversas opções de controle sobre o time. São tantos comandos possíveis (que mudam quando se está atacando ou defendendo) que muitos acabam não sendo utilizados ou sequer são conhecidos pelos jogadores mais casuais.

Separamos sete ações que são muito úteis em FIFA 22 e que você provavelmente não utiliza, mas deveria. Chega mais para melhorar o seu repertório!

R2/RT + Analógico direito = tapa longo no primeiro toque

FIFA 22 - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Fifa 22: Tapa longo
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Nossa primeira dica é um macete já antigo nos jogos da série: você precisa aproveitar os espaços para adiantar e correr com a bola, usando dois toques no R2 (no caso do PS) ou RT (no caso do Xbox) ou dois toques com o analógico direito. Com esse comando, você consegue aproveitar o máximo do ritmo do seu atacante e deixa os marcadores para trás. Para fazer isso, é preciso estar com a bola dominada.

Em FIFA 22, há uma variação desse comando que permite dar o tapa na bola pra frente já no primeiro toque. Ou seja, você pode se preparar para a corrida mesmo antes de receber a bola e surpreender o marcador. Assim que a bola sair dos pés do passador, pressione R2/RT e dê dois toques no analógico direito para a direção desejada.

O primeiro toque do jogador que receberá a bola será um tapa longo para apostar corrida contra seu adversário e é uma excelente tática com pontas rápidos e atacantes que recebem de costas para a marcação com espaço em um dos lados.

R3 = ícones de troca de jogador

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: R3 ícone
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Usar o analógico direito para trocar de jogador, ao invés do clássico L1 (no PS) ou LB (no Xbox), é o primeiro passo para parar de perder jogos online. Com o analógico, você pode escolher exatamente quem quer controlar ao invés de mudar automaticamente para quem está mais perto da bola. A parte mais difícil (e que pode ser frustrante) é se acostumar com a forma como o jogo lê esse comando, sem ficar mandando o analógico para várias direções.

Em FIFA 22, há uma forma de facilitar o uso do analógico direito para trocas. Ao pressionar o analógico direito (R3) enquanto se defende, o jogo exibirá em cima da cabeça dos seus defensores qual a direção certa para selecioná-los. É bem intuitivo e, mesmo tendo um comando a mais para pressionar, é mais funcional e preciso que só pressionar L1 ou LB.

R1/RB = reposicionar sua defesa no tiro de meta

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Tiro de Meta
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Lidar com a pressão na saída de bola é algo difícil em FIFA, principalmente quando ela sai pela linha de fundo na sua defesa. Um bom adversário ficará pressionando seus zagueiros e, dependendo do atacante, pode interceptar passes ou te obrigar a isolar a pelota.

Em FIFA 22, se você pressionar R1 (no PS) ou RB (no Xbox) assim que a bola sair, antes de o goleiro aparecer para o tiro de meta, toda a sua linha defensiva se posicionará mais próxima do goleiro para receber o passe, até mesmo dentro da área. Os dois laterais estarão nessa linha, mas fora da área, facilitando sair da pressão com amplitude.

Em FIFA 21 era possível pressionar R1 ou RB somente quando ia bater o tiro de meta e os jogadores vinham correndo, mas isso dava tempo para o adversário também se reposicionar.

R1/RB + O/B = chutão para o meio de campo

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Fifa 22: Chutão
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

"Bola para o mato que o jogo é de campeonato", já dizia o ditado. Limpar a área é algo essencial para se sair bem na defesa e FIFA 22 trouxe algumas mudanças nesse recurso. Agora, é necessário direcionar O (no PS) ou B (no Xbox) com o analógico, caso contrário o jogador chuta para onde o nariz estiver apontando.

A nossa dica é abusar do R1/RB + O/B para chutar automaticamente na direção do meio do campo. Mesmo de costas, o jogador irá rapidamente virar e chutar como der. É ótimo para puxar contra ataques, dependendo da posição dos seus atacantes. Só teste algumas vezes antes, para garantir que se acostumou com o tempo dos seus zagueiros.

L3 + R3 = controlar um jogador sem bola

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Ícone vermelho
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Esse é um comando que foi introduzido em FIFA 21, mas poucas pessoas conhecem ou usam. É uma pena, já que ele proporciona boas oportunidades no ataque.

Ao pressionar os dois analógicos quando em posse da bola, o jogador que está com a pelota será marcado com um losango vermelho acima da cabeça. Isso significa que, mesmo depois de tocar a bola para alguém, ele ainda continuará sendo controlado pelo jogador, enquanto a IA controlará brevemente aquele que recebeu a bola.

Você pode usaresse comando para fazer tabelas mais facilmente ou para posicionar o atacante de forma manual (mas mais precisa) na área. São oportunidades que dificilimente existiriam se apenas a IA controlasse o posicionamento dos jogadores de forma convencional.

L2/LT + R2/RT + analógico esquerdo = cancelar chute

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Chute Fake
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Os cancelamentos são pouco utilizados por jogadores casuais no FIFA, mas são uma das principais armas dos que jogam de forma competitiva. Um que está dando o que falar em FIFA 22 é o cancelamento de chute.

Use esse comando dentro da área para conseguir bons ângulos para chutar ou forçar o goleiro a saltar, deixando o gol livre para marcar. Assim que pressionar o botão de chute, pressione juntos L2 + R2 (no PS) ou LT + RT (no Xbox) para cancelá-lo. Depois, direcione o analógico esquerdo para a direção que você quer pentear a bola.

É um comando um pouco difícil de se acostumar, mas com o tempo será fácil virar o atacante para a posição desejada, colocar a bola na perna boa ou enganar goleiros.

L1/LB + L2/LT + R1/RB + R2/RT = abortar impedimento

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22:
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Apertar os quatro gatilhos do controle faz o cancelamento mais eficaz do FIFA: impede o jogador de ir até a bola que foi lançada para ele. Se houver impedimento, o juiz irá apitar assim que o jogador dominar a bola, mas, com esse recurso, você evita que a infração seja marcada.

Há duas situações em que esse comando é muito útil. A primeira é para manter a pressão ofensiva. É mais fácil continuar marcando alto se o jogo não for parado pelo impedimento e a IA reposicionar seu time mais atrás. A segunda é para deixar a bola para outro jogador que não está impedido, o que acontece bastante em contra-ataques. Use e abuse.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol