Topo

ANÁLISE

Free Fire: quais armas entram e saem do meta em agosto? Quais valem a pena?

Free Fire: Kelly - Divulgação
Free Fire: Kelly Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

do GameHall

10/08/2021 04h00

O patch de aniversário do Free Fire já chegou aos servidores e, com ele, várias mudanças no sistema de armas, incluindo balanceamentos e a adição da inédita AC80. A pergunta que fica no ar é: quais armas ainda são boas? Bora olhar de perto cada uma.

Confira também nossa análise das cinco maiores mudanças no patch de agosto.

AC80 no Free Fire

AC80 - Reprodução/newscombo.in - Reprodução/newscombo.in
Free Fire: AC 80
Imagem: Reprodução/newscombo.in

A AC80 é a novidade da atualização e fará parte de um dos menores grupos de armas do jogo: os fuzis de precisão. A categoria muitas vezes é deixada de lado pelos jogadores, uma vez que não causa tanto dano quanto as snipers e não é tão versátil quanto as ARs.

Essa nova arma, no entanto, traz uma novidade: os disparos penetrantes. Essa característica faz com que o dano causado por cada tiro seja sempre maior que o anterior.

Pelo lado positivo, ela pode arrebentar coletes facilmente na etapa final da partida. Mas, pelo lado negativo, ela tem um dano base bem menor que as outras da categoria e apenas três espaços para acessórios.

Ainda é cedo para tirar conclusões e será preciso analisar o disparo penetrante na prática. Ainda assim, achamos que a AC80 entrou somente para compor elenco e não será tão popular como a Carapina e a SVD, outras armas de sua categoria.

M4A1 no Free Fire

Com o item M4Chip, que pode ser comprado nas máquinas de item espalhadas pelo mapa, agora é possível evoluir a M4A1 para X, Y e Z. Basicamente, a arma ganha uma melhoria drástica em seus principais atributos, com destaque para a cadência de tiro, que aumenta bastante.

No vídeo que destacamos acima, é possível ver o teste de cada evolução. Em seu nível máximo, a arma parece se transformar em uma mistura de AK 47 com SMG, com alto dano e alta cadência. Parece ser muito poderosa.

Conseguir todos os chips não será tarefa fácil, mas as alterações a tornam uma verdadeira potência. Com certeza, ela será vista com mais carinho a partir de agora.

UZI no Free Fire

Mini Uzi - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Free Fire: Mini Uzi
Imagem: Reprodução/GameHall

A UZI tinha chegado com a promessa de ser uma arma secundária útil, para ajudar principalmente quem utilizava duas armas lentas no kit e precisava de uma alternativa para combates de curtas distâncias. No entanto, ela vem com pouca munição no pente e acabou se tornando uma opção arriscada.

Assim, o cartucho dela foi expandido em duas munições nessa atualização. E o dano mínimo também subiu em oito unidades, o que aumenta sua eficiência. Se você utiliza duas AWR, por exemplo, achamos que vale a pena dar uma nova chance para a UZI.

XM8 no Free Fire

XM8 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire XM8
Imagem: Divulgação/Garena

A XM8 é uma das armas mais clássicas do Free Fire e já foi uma das queridinhas no jogo. Com o tempo e novas adições, ela acabou sendo esquecida e parece fraca em relação às outras da categoria. Nessa atualização, isso começa a ser corrigido.

A arma recebe incrementos simples, que é uma prática comum da Garena para tentar elevar a popularidade de armas ou personagens. Nesse primeiro ajuste, um aumento de 10% na cadência e, para compensar, 5% no recuo.

Ainda achamos que ela não se compara com as melhores da categoria, mas não deixa de ser uma boa opção para causar mais dano no último terço do jogo. Uma pena que a mira ainda seja limitada.

SPAS 12 no Free Fire

SPAS 12 - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Free Fire: SPAS 12
Imagem: Reprodução/GameHall

A SPAS 12 foi basicamente abandonada com o tempo e se tornou não só a escopeta mais fraca como também uma das piores armas para se usar. A Garena finalmente decidiu corrigir essa distorção.

As alterações foram bem significativas. Agora, ela tem espaço para dois novos acessórios, bocal e mira. Seu alcance também foi melhorado, em 15%.

Com outras armas da categoria recebendo nerfs, como é o caso da M1887, a SPAS deve conquistar um pouquinho mais de espaço. Mas ainda achamos o buff tímido, já que deixa a arma situacional e dependente das melhorias. Vamos ver como será na próxima atualização.

Vector no Free Fire

Vector - Reprodução - Reprodução
Free Fire: Vector
Imagem: Reprodução

A Vector passou de uma das armas mais poderosas do jogo, após a adição da versão Akimbo, para uma das mais fracas, após seguidos nerfs. Agora, a Garena quer torná-la mais viável no rushadão, então aumentou a distância efetiva em 5% e a velocidade de movimentação em 10%.

Pode parecer pouco, mas isso fará a Vector bem mais eficiente nos momentos de agressividade, o que torna ela novamente um dos destaques da categoria. Vale a pena testar em seu kit, mesmo com as melhorias recentes em suas concorrentes diretas.

M1887 no Free Fire

m1887 - Reprodução - Reprodução
Free Fire M1887
Imagem: Reprodução

Por fim, a M1887 vai receber mais uma pedrada nos atributos. Não é para menos: ela continua como uma das mais usadas e eficientes, com um dano exagerado nas mãos de bons jogadores.

Dessa vez, perderá 8% de distância efetiva, terá 6% menos de penetração e, além disso, perderá 5% na cadência de tiros.

Ela continua um canhão, mas as mudanças a tornam mais arriscada e menos efetiva, pois sofrerá contra coletes poderosos no final das partidas. Se você domina muito a M1887, é uma questão de tentar se adaptar com as mudanças. Mas se esse não é o caso, talvez seja a hora de testar outras da categoria ou trocar pelas SMGs para ver o resultado.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL