PUBLICIDADE

Topo

Mundial de LoL: INTZ vence uma, mas é eliminada após desempate

INTZ cai para a MAD Lions no desempate, faz um bom jogo, mas perde para os europeus - David Lee/Riot Games
INTZ cai para a MAD Lions no desempate, faz um bom jogo, mas perde para os europeus Imagem: David Lee/Riot Games

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

28/09/2020 11h20

A INTZ está eliminada do Mundial de League of Legends (LoL) de 2020! Depois de surpreender com uma vitória sobre a norte-americana Team Liquid, a equipe brasileira perdeu o confronto de desempate para a europeia MAD Lions e se despediu da competição, em Xangai, na China, na primeira etapa da fase de entrada.

Os brasileiros começaram a segunda-feira (28) pressionados pelas três derrotas que sofreram nos dias anteriores, para a própria MAD, a australiana Legacy Esports e a turca Papara SuperMassive. Era preciso bater a Team Liquid, líder do Grupo A àquela altura, para continuar sonhando com uma vaga na segunda etapa da fase de entrada.

Contrariando os especialistas e as expectativas da comunidade, a campeã do Campeonato Brasileiro (CBLoL) derrotou os norte-americanos e se beneficiou do triunfo da Legacy sobre a MAD para ter uma nova chance em uma partida de desempate.

No duelo diante da equipe europeia, a INTZ até começou bem e chegou a dominar as ações, mas acabou derrotada após uma luta em que perdeu quatro jogadores. Com isso, despediu-se do Mundial de LoL de 2020 com uma vitória e quatro derrotas, igualando campanhas anteriores de outras equipes brasileiras.

Vitória salvadora

INTZ Mundial LoL 2020 fase de entrada dia 1 - David Lee/Riot Games - David Lee/Riot Games
Imagem: David Lee/Riot Games

Antes do primeiro confronto de hoje, contra a Team Liquid, cyber-atletas da INTZ se manifestaram no Twitter. Diogo "Shini" Rogê defendeu jogar com "ousadia e alegria" e "sem medo do oponente".

Para o treinador Lucas "Maestro" Pierre, era preciso ter fé:

O jogo começou com a certeza de que, se a INTZ vencesse, haveria confronto desempate. Isso porque a MAD encerrou a primeira etapa com uma vitória e três derrotas. Se a equipe brasileira repetisse o mesmo saldo, teria uma sobrevida e enfrentaria a europeia por uma vaga na sequência do torneio.

A INTZ pegou as primeiras eliminações do confronto, mas a Team Liquid, aos poucos, se recuperou e assumiu a dianteira do placar de ouro, principalmente focando na realização dos objetivos do mapa.

Organizado, o time brasileiro não se entregou e, conquistando boas eliminações para dominar o mapa, conseguiu superar os adversários norte-americanos.

Com a vitória, os brasileiros conquistaram o direito de fazer uma partida de desempate com a MAD.

Se perdesse, além de ser eliminada, a INTZ amargaria a pecha de ter protagonizado a pior campanha de uma equipe brasileira em Mundiais de LoL, já que, em todas as edições anteriores, as representantes nacionais tinham vencido pelo menos um jogo.

Confronto desempate

Mundial de LoL 2020 INTZ x Legacy Esports - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

No duelo de desempate com a MAD, a INTZ começou melhor, com eliminações e controle do mapa. O time europeu continuou combativo, mas atrás do placar de ouro, já que os brasileiros fizeram lutas melhores.

Contudo, aos 30 minutos de partida, o panorama era de equilíbrio, com pequena diferença de abates e ouro entre as duas equipes.

Sete minutos depois, uma luta decidiu a partida. Mais organizada, a MAD passou a comandar o ritmo de jogo e, em um lance, abateu quatro jogadores da INTZ, o que abriu caminho para que os europeus invadissem a base brasileira e ficassem com a vitória logo na sequência.

Experiência

CBLoL INTZ Maestro  - Reprodução/Riot Games - Reprodução/Riot Games
Imagem: Reprodução/Riot Games

Para o treinador Maestro, a sensação pós-eliminação é de tristeza. Ele exalta, contudo, o sentimento de orgulho por integrar a equipe.

"Como está muito recente, tudo o que eu posso sentir agora é tristeza, mas, olhando de fora, eu irei sentir cada vez mais orgulho e felicidade de poder fazer parte deste grupo", disse o técnico, em entrevista ao START. "Eu acho que viemos pra cá e mostramos que temos qualidade técnica e boa preparação e, principalmente, que conseguimos bater de frente com muitos times, não só de regiões menores".

Maestro destacou que, hoje, a equipe viveu uma "gangorra de emoções". Abatidos com as derrotas anteriores, os pro-players se animaram com o triunfo sobre a Team Liquid e, depois, sofreram com a derrota para a MAD.

"Conversamos bastante ontem. Tivemos uma conversa franca. Juntamos jogadores e comissão técnica e falamos sobre tudo o que estava incomodando e era difícil, o que fazia não estarmos conseguindo aplicar o nosso máximo. Juntamos essa mudança de atitude com a boa preparação que tivemos para os times de hoje", comentou o técnico sobre o dia em que, em comparação com os anteriores, a INTZ se apresentou melhor.

Ele salientou que, no Mundial de LoL, é preciso adaptar sua mente para estar em um ambiente diferente, diante dos melhores jogadores da modalidade. "Mesmo sabendo tudo o que você vai fazer, é necessário vencer os seus receios e o medo do desconhecido e poder puxar o gatilho realmente. Isso foi determinante para nós hoje. Nós conseguimos não só ter um plano sólido, mas também puxar os gatilhos nos momentos certos".

Diante das críticas implacáveis e inevitáveis do público nas redes sociais, Maestro defende que os jogadores foquem na positividade e ignorem os ataques.

"Eu sei que, depois de derrotas e campanhas internacionais de brasileiros, normalmente nós falamos coisas negativas. Tem muita gente dando 'hate', mas tem pessoas moderadas, que entendem nossa situação e têm compaixão. É importante focar em família, amigos próximos e colegas de profissão que nos dão força. São pessoas que realmente amplificam coisas boas. Tem que ignorar as coisas ruins. Se não forem críticas construtivas vindas de pessoas que realmente podem ajudar, são coisas que só fazem mal", sustentou o treinador.

Formato

Mundial LoL 2020 Legacy Esports cumprimenta INTZ - David Lee/Riot Games - David Lee/Riot Games
Imagem: David Lee/Riot Games

A primeira etapa da fase de entrada do Mundial de LoL de 2020 contou com dez equipes divididas em duas chaves. A INTZ estava no Grupo A.

As 1ª colocadas de cada chave avançam para a fase de grupos do evento principal, onde já estão 12 equipes.

Já as 2ª, 3ª e 4ª colocadas se enfrentam na segunda etapa da fase de entrada, em busca de mais duas vagas para a fase de grupos.

Enquanto isso, as 5ª colocadas são eliminadas. Foi o caso da INTZ, a lanterna de sua chave.

Retrospecto

INTZ campeã taça CBLoL 2020 Etapa 2 - Bruno Alvares/Riot Games Brasil - Bruno Alvares/Riot Games Brasil
Imagem: Bruno Alvares/Riot Games Brasil

A INTZ repetiu, em 2020, campanhas brazucas anteriores. Desde a primeira participação em Mundiais de LoL, em 2014, as representantes do Brasil conseguiram pelo menos uma vitória, mesmo em eliminações precoces e, em certos casos, em partidas que não valiam mais nada.

Em seis participações, equipes brasileiras somaram oito vitórias. Só a paiN Gaming, em 2015, conseguiu duas vitórias na fase regular. Em 2017, a Team One também teve dois triunfos, mas sendo um deles em um confronto de desempate, depois de só um resultado positivo na fase de entrada.

Confira o retrospecto por edição:

2014

KaBuM
1 vitória e 5 derrotas na fase de grupos

2015

paiN Gaming
2 vitórias e 4 derrotas na fase de grupos

2016

INTZ
1 vitória e 5 derrotas na fase de grupos

INTZ Campeã CBLoL 2019 Primeira Etapa - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

2017

Team One
1 vitória e 3 derrotas na 1ª etapa da fase de entrada
1 vitória no confronto desempate da 1ª etapa da fase de entrada
1 derrota na 2ª etapa da fase de entrada

2018

KaBuM
1 vitória e 3 derrotas na 1ª etapa da fase de entrada
1 derrota no confronto desempate da 1ª etapa da fase de entrada

2019

Flamengo
1 vitória e 3 derrotas na 1ª etapa da fase de entrada
1 derrota no confronto desempate da 1ª etapa da fase de entrada

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol