Topo

Mundial de LoL: INTZ estreia com derrotas e vê início como "devastador"

INTZ estreou nesta sexta (25) no Worlds 2020, o Mundial de League of Legends  - Divulgação/RiotGames
INTZ estreou nesta sexta (25) no Worlds 2020, o Mundial de League of Legends Imagem: Divulgação/RiotGames

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

25/09/2020 09h23

A INTZ começou mal o Mundial de League of Legends (LoL) de 2020. Representante brasileira, a equipe perdeu as duas primeiras partidas da fase de entrada, hoje (25), em Xangai, na China.

No primeiro confronto do dia, a INTZ caiu diante da europeia MAD Lions e, no segundo, da australiana Legacy Esports. Um time brasileiro não derrota europeus em Mundiais de LoL desde 2014. As únicas vitórias nacionais contra representante da Oceania ocorreram em 2017.

"Começar com duas derrotas é bastante devastador, para não poupar palavras. Estamos bastante chateados, nós sabíamos que tínhamos condições de vencer", lamentou o técnico Lucas "Maestro" Pierre, em entrevista ao START.

O caçador Diogo "Shini" Rogê também admitiu chateação com os resultados adversos, em conversa com o START. "Tivemos uma performance bem pífia. Está todo mundo chateado com o jeito que nós jogamos. Nos apresentamos muito abaixo".

Os dois, porém, demonstraram confiança de que, nas duas partidas restantes, é possível conquistar o acesso para a segunda etapa da fase de entrada. Os jogos serão neste sábado (26) e na segunda-feira (28).

Primeira derrota

Mundial de LoL 2020 INTZ x Legacy Esports - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

Quarta colocada na LEC Summer 2020, a MAD Lions dominou a INTZ na estreia das duas equipes no Mundial de LoL. Foi uma vitória convincente do time europeu, comandado pelo treinador britânico Peter Dun, que fez parte da comissão técnica do clube brasileiro de 2015 a 2017.

Apesar de ter ficado atrás em eliminações e ouro conquistado em toda a partida, a INTZ teve bons momentos, em que buscou as lutas, principalmente com o topo Rodrigo "Tay" Panisa. Ele, que protagonizou uma jogada bizarra no início da partida ao acionar o teletransporte de seu personagem para uma posição próxima, se recuperou da falha e conquistou muitos abates.

Mas a equipe europeia comprovou sua superioridade e, aproveitando os erros dos brasileiros, fechou a partida em 34 minutos.

"Foi um jogo muito bom, mas erramos em timings e em [não] tomar o controle do mapa. A MAD não perdoa isso. Estávamos com muitas coisas na cabeça e o nervosismo contou um pouco", avaliou o treinador Maestro.

Com o resultado, o único triunfo de uma equipe brasileira contra europeus em Mundiais de LoL continua sendo o da KaBuM sobre a Alliance em 2014, na última partida da fase de grupos.

No total, Brasil e Europa já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias para os europeus.

Mundial LoL 2020 cenário INTZ x MAD Lions 1  - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

Além da derrota da KaBuM para a Alliance em uma outra partida de 2014, houve dois tropeços da INTZ, com elenco diferente do atual, contra a H2k Gaming, na fase de grupos de 2016.

Nos Mundiais de LoL de 2017, 2018 e 2019, equipes brasileiras e europeias não se enfrentaram.

Segunda derrota

CBLoL INTZ Micao  - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

No segundo jogo do dia, contra a Legacy Esports, a INTZ até fez uma boa apresentação e teve momentos em que dominou, mesmo estando com menos ouro do que a adversária. Ainda assim, os australianos lutaram e se organizaram melhor, com controle dos objetivos e das rotas.

Nem mesmo mais uma boa performance do topo Tay salvou a INTZ da derrota. A Legacy Esports se saiu vencedora da partida após 40 minutos.

Mundial LoL 2020 cenário INTZ x MAD Lions 2 - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

"Foi um problema de atitude", considerou o treinador Maestro. "Esperamos estar atrás para ter atitude. Ao invés de fazer o nosso jogo, ficamos preocupados com o jogo deles. O LoL recompensa equipes agressivas. Faltou agressividade da nossa parte".

Representantes de Brasil e Oceania se encontraram uma única vez na história dos Mundiais de LoL. Foi em 2017, quando a brasileira Team One e australiana Dire Wolves tiveram uma vitória cada na fase de entrada. Em um confronto desempate, os brazucas levaram a melhor.

Considerando o Mid-Season Invitational (MSI), campeonato internacional de meio de temporada do LoL, Brasil e Oceania se enfrentaram em 2017 e 2018. Nas duas edições, a Dire Wolves venceu um confronto e perdeu outro - primeiro contra RED Canids Kalunga e depois para a KaBuM.

Como é

Worlds Mundial de LoL 2020 - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

O Mundial de LoL de 2020 começou com dez equipes, cada uma de uma região diferente, disputando a fase de entrada. Elas foram divididas em duas chaves.

A INTZ está no Grupo A, ao lado de MAD Lions e Legacy Esports, as adversárias de hoje, e Team Liquid (América do Norte) e Papara SuperMassive (Turquia), as próximas oponentes (veja mais adiante).

Serão somente quatro partidas, uma contra cada equipe, que decidirão o destino dos brasileiros na competição.

As 1ª colocadas de cada chave se classificarão para a fase de grupos, onde já estão outras 12 equipes, melhores colocadas em suas ligas regionais e de regiões mais poderosas no LoL. As 2ª, 3ª e 4ª colocadas se enfrentarão em uma segunda etapa, enquanto as 5ª estarão eliminadas. Duas delas irão avançar para a fase de grupos.

Em 2020, o Mundial de LoL será todo realizado em Xangai, e não em diferentes cidades da China, como era inicialmente em prevista, em decorrência da pandemia de covid-19.

Próximos jogos

Worlds Mundial LoL 2020 - Michal Konkol/RiotGames - Michal Konkol/RiotGames
Imagem: Michal Konkol/RiotGames

Os próximos compromissos da INTZ na fase de entrada serão:

  • INTZ x Papara SuperMassive (Turquia)
    Sábado (26) às 6 horas (horário de Brasília)
  • INTZ x Team Liquid (América do Norte)
    Segunda-feira (28) às 7 horas (horário de Brasília)

Tanto Shini quanto Maestro ainda acreditam que podem avançar para a próxima etapa da fase de entrada. Para isso, é necessário vencer os dois confrontos restantes.

"Não está perdido ainda e nós sabemos disso. Já voltamos de muitas situações de revés. Temos de continuar focados", ponderou o cyber-atleta.

"O tudo ou nada sempre vai valer. Só não temos mais gordura para queimar. Agora é ganhar ou ganhar, senão estaremos eliminados. Se nós colocarmos nosso plano na cabeça, executarmos e não estivermos nervosos, eu tenho total confiança no 2 a 2", destacou o treinador.

Onde assistir

LoL Worlds Mundial Troféu - Reprodução/Reddit - Reprodução/Reddit
Imagem: Reprodução/Reddit

Você pode assistir às partidas do Mundial de LoL em Português nos canais da Riot Games Brasil no YouTube e na Twitch.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol