PUBLICIDADE

Topo

INTZ perde para a turca SuperMassive no Mundial de LoL: "Pior sentimento"

Brasileiros foram derrotados em 27 minutos de jogo, o atirador Micael "micaO" Rodrigues fala ao START - Reprodução
Brasileiros foram derrotados em 27 minutos de jogo, o atirador Micael "micaO" Rodrigues fala ao START Imagem: Reprodução

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

26/09/2020 08h00

A INTZ perdeu para a turca Papara SuperMassive hoje (26) e se complicou de vez no Mundial de League of Legends (LoL) de 2020, em Xangai, na China. Com três derrotas e só mais uma partida remanescente, a equipe brasileira corre sérios riscos de ser eliminada do campeonato, embora ainda tenha chances de sobreviver na disputa.

Foi o 16º confronto da história entre representantes da Turquia e do Brasil em competições internacionais, naquele que já se tornou um clássico das regiões emergentes. Apesar da ligeira vantagem para os brazucas, com nove vitórias, contra sete triunfos turcos, os êxitos estrangeiros têm sido mais marcantes.

"O sentimento é o pior possível", disse o atirador Micael "micaO" Rodrigues, da INTZ, em entrevista ao START, sobre a derrota de hoje. "Toda a alegria que você tem de ganhar o CBLoL [Campeonato Brasileiro] é jogada no lixo quando chega aqui e não performa bem. O objetivo final nunca é vencer em casa e sim fazer o Brasil ser reconhecido aqui fora. Falhar nisso é a pior coisa possível, mas eu não quero ficar muito neste discurso, porque, enquanto tivermos chances, vamos dar o nosso máximo. Ainda pode mudar tudo. Basta se preparar e acreditar até o fim".

Derrota amarga

INTZ Shini à frente Mundial LoL 2020 fase de entrada dia 1 - David Lee/Riot Games - David Lee/Riot Games
Imagem: David Lee/Riot Games

A INTZ entrou para o terceiro confronto de sua campanha no Mundial de LoL de 2020 precisando vencer, já que perdeu os compromissos iniciais, contra a europeia MAD Lions e a australiana Legacy Esports, ontem (25). Mas as coisas logo desandaram, com a SuperMassive dominando a partida desde o começo.

Além de os turcos terem aproveitado a boa vantagem inicial, os brasileiros cometeram erros que deram ainda mais condições de vitória para os adversários.

A SuperMassive já estava com 6 a 1 em eliminações aos 11 minutos e não precisou de mais do que 27 minutos para se sair vitoriosa com 18 abates a 2 e fazer sua estreia na competição com propriedade.

Para a INTZ, sobrou o gosto amargo de mais uma derrota e da pior atuação no Mundial de LoL de 2020 até o momento.

"O jogo estava bem tranquilo até a hora do arauto. Só tínhamos uma morte no topo, mas a eliminação não teve o efeito bola de neve. Pegamos o arauto, mas esperamos muito no fim e demos três abates para eles, o que deu início ao efeito bola de neve por conta dos campeões [personagens] que eles tinham. Naquela hora, desandou bastante", comentou micaO sobre o início de jogo que encaminhou a derrota.

Ele admitiu que, pensando na derrota, os personagens escolhidos pela INTZ podem não ter sido os melhores, mas que, no momento da escolha, a equipe brasileira estava confiante em seu plano.

Papara SuperMassive Worlds Mundial LoL 2020 - Reprodução/Instagram/Supermassive - Reprodução/Instagram/Supermassive
Imagem: Reprodução/Instagram/Supermassive

"Vendo o resultado que nós perdemos, talvez não tenham sido as melhores escolhas, claro, mas o plano na hora foi este. Com tudo que nós sabíamos, foi o melhor que nós podíamos fazer. Não foi culpa do draft [fase em que são escolhidos os campeões para utilização na partida], foram erros nossos. Temos perdido os jogos, independente das escolhas", sustentou o atirador.

Confrontos Brasil x Turquia

INTZ Worlds Mundial LoL 2020 - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

Antes do duelo de hoje, equipes brasileiras e turcas tinham se enfrentado outras 15 vezes em edições do Mundial de LoL, do Mid-Season Invitational (MSI) e do Wildcard (classificatório de cenários emergentes) desde 2013.

Desses 15 confrontos anteriores, brasileiros levaram a melhor em nove, enquanto os turcos triunfaram em seis.

Contudo, as vitórias da Turquia estão mais marcadas no imaginário da comunidade nacional.

Afinal, quem não se lembra do Wildcard para o MSI de 2015, quando a Be?ikta? Esports derrotou a INTZ por 3 a 1 na série valendo a vaga? Depois do revés, o caçador Gabriel "Revolta" Henud admitiu que a equipe sentiu a pressão da torcida, em Istambul.

Em 2016, a INTZ se vingou da Turquia ao bater a Dark Passage por 3 a 2 no Wildcard para o Mundial de LoL.

Mundial LoL 2020 Legacy Esports cumprimenta INTZ - David Lee/Riot Games - David Lee/Riot Games
Imagem: David Lee/Riot Games

Em 2017, na fase de entrada do Mundial de LoL, a brasileira Team One caiu para a 1907 Fenerbahçe e não se classificou para a fase de grupos do evento principal.

Já na fase de entrada das edições 2017 e 2018 do MSI, as equipes brasileiras - RED Canids Kalunga e KaBuM, respectivamente - venceram uma partida e perderam outra contra os turcos, mas viram os adversários avançarem na competição.

No Mundial de LoL do ano passado, Flamengo e Royal Youth tiveram uma vitória cada, mas, em um confronto desempate, o time da Turquia eliminou os brasileiros.

"É sempre emocionante esta rivalidade que nós temos com eles. A Turquia sempre tem esses supertimes, muito bons, e é um prazer jogar contra eles", comentou micaO.

Último compromisso

INTZ Mundial LoL 2020 fase de entrada dia 1 - David Lee/Riot Games - David Lee/Riot Games
Imagem: David Lee/Riot Games

O último compromisso da INTZ na primeira etapa da fase de entrada do Mundial de LoL de 2020 será contra a Team Liquid, da América do Norte, na segunda-feira (28), às 7 horas (horário de Brasília).

A INTZ ainda tem chances de passar para a segunda etapa da fase de entrada, mas vai depender de outros resultados do Grupo A e de si própria na segunda-feira.

"Se o jogo de hoje já era matar ou morrer, o próximo é mais ainda. Se for para cair, tem que cair atirando. Vamos jogar totalmente sem medo. Não ser esta equipe apática que a gente vem sendo nos últimos jogos. Esta é a mentalidade", declarou micaO, confiante nas palavras, mas abatido no semblante nas entrevistas após a terceira derrota.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol