Topo

Quem são os brasileiros que ganharam um mural do Ajax no Rio de Janeiro

Pedro Resende e Paulo Henrique Chaves jogam Fifa pelo Ajax, da Holanda - Divulgação Adidas
Pedro Resende e Paulo Henrique Chaves jogam Fifa pelo Ajax, da Holanda Imagem: Divulgação Adidas

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/06/2023 04h00

"Essa pintura vai ficar aquí? Não vão tirar, é sério?". Foi com essa surpresa que Pedro Resende e Paulo Henrique Chaves conheceram a homenagem que o Ajax, da Holanda, fez aos brasileiros da equipe de eSports.

O que aconteceu

Eles integram o time no FIFA eClub World Cup 2023, onde tentam conquistar o Mundial pelo clube holandês. Os dois também fazem parte da seleção brasileira da modalidade.

O mural, com cerca de 50 m², fica na esquina da Rua Soares da Costa com a Avenida Gabriela Prado Maia Ribeiro, na Tijuca, tradicional bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro, e foi feito por Beto Fame.

Vai gerar curiosidade. "Nunca imaginei! Esse é um tipo de homenagem que ainda não vemos muito para os esportes virtuais. Estou emocionado. Acredito que vai gerar uma curiosidade e pode fazer uma diferença para a visibilidade do eSports", disse Pedro Resende, que tem 26 anos e é de Anápolis, Goiás.

Levar a família. "A gente sonha com o reconhecimento e receber uma homenagem como essa é incrível. Quero trazer minha família para ver. É uma parede grande, né? As pessoas vão querer saber quem são esses meninos que jogam pelo Ajax", brinca Paulo Henrique, que tem 19 anos e mora em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

Apoio familiar

Os dois começaram no mundo dos games ainda em casa, por influência de familiares que jogavam, e explicam que assumir a função como profissão foi natural, após bons resultados em campeonatos e convites para times.

"Comecei a jogar vídeo-game e o futebol virtual por causa do meu pai, que sempre jogou. Gosto de futebol, e até tentei ser jogador, mas não consegui. Passei a disputar alguns campeonatos, mas entrei na faculdade de Administração e comecei a trabalhar. Quando saí da empresa em que estava, voltei a jogar e me classifiquei para um torneio. A partir daí, minha vida mudou", lembrou Resende.

"Meu pai e meus irmãos sempre jogaram, e gosto desde pequeno. Quando eu tinha 13 anos, fui participar de um campeonato e ganhei. Meu irmão disse à minha mãe que tinha de investir, que o mundo eletrônico daria dinheiro. Minha família sempre apoiou e me ajudou", ressaltou Paulo Henrique.

É muito bom para nós, do Ajax, estar aqui e poder fazer algo assim para eles, além de fazer parte de uma rua no Rio (risos). É legal fazer essa homenagem. Eles representam o Brasil em nosso time e é uma ação que busca uma ligação com a comunidade

Tim Slot, coordenador de marketing do Ajax

Mural em três dias

O mural foi feito em três dias, segundo Beto Fame, que é arquiteto e está no mundo das artes há 20 anos. Ele conta que, nesta ação, o modelo da pintura veio da Holanda e ele reproduziu.

"Eu já havia feito uma ação anterior com a Bundesliga. Recebi esse convite do Ajax e topei na hora, casou tudo. A Tijuca é um bairro tradicional, perto do Maracanã. Está tudo ligado", contou.