PUBLICIDADE

Topo

Wasteland 3: Dicas para sobreviver no Colorado

Wasteland 3 - Reprodução
Wasteland 3 Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

07/09/2020 04h00

Após explodir a própria base em Wasteland 2, os Rangers agora precisam trocar o calor do deserto do Arizona pelo gelo absoluto do Colorado. Montar uma nova base, recrutar novos rangers e tomar diversas decisões políticas e morais fazem parte da rotina em Wasteland 3, jogo da Inxile disponível para PS4, PC e Xbox One, inclusive no Game Pass.

Como RPG clássico e robusto que é, Wasteland 3 te permite fazer diversas builds para os personagens, equipar uma infinidade de equipamentos e explorar bastante. Se você é novato no gênero, nunca jogou um Wasteland ou só quer algumas dicas para começar bem, este guia foi feito para você. Coloque o seu distintivo de Ranger e vem com a gente.

1 - Monte uma equipe equilibrada

Wasteland 3 Artigo 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Aqui vale a regra de ouro dos RPGs em equipe: monte uma equipe equilibrada e diversificada
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Assim que você começa no jogo é levado para o sistema de criação de personagens, onde você pode montar os dois primeiros integrantes do seu time de Rangers, o Team November. Você vai perceber que há muitas opções e que é impossível ser bom em todos os tipos de atributos, armas e perícias. Isso acontece porque seu esquadrão ainda vai ser expandido para seis membros logo após o tutorial.

Esse número grande de personagens é o que vai permitir ter sempre no time alguém especializado em explosivos, tecnologia, cura e as perícias mais exóticas, como empatia com os animais. Foque em deixar cada personagem especialista em no máximo duas ou três perícias, para poder ter todas elas em alto nível enquanto estiver explorando o Colorado.

Também é interessante deixar alguns personagens especialistas em mais de uma arma. Quem utiliza armas automáticas, por exemplo, pode utilizar tanto rifles de assalto quanto SMGs. Ter as duas armas equipadas vai deixar o personagem mais preparado para qualquer situação que ele encontrar. Falaremos mais disso já já!

Na aba de perícias, se você for na descrição das armas, há uma recomendação de atributos que melhoram a habilidade do personagem com esse tipo de arma. Para Snipers, por exemplo, você terá melhores resultados se investir seus pontos em Luck, Awareness e Intelligence.

Foque em deixar cada personagem especialista em no máximo duas ou três perícias, para poder ter todas elas em alto nível enquanto estiver explorando o Colorado

2 - Inimigos diferentes, armas diferentes

Wasteland 3 Artigo 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Não tenha medo de ser acumulador: a variedade de armas é importante para adaptar o combate aos diferentes tipos de inimigos
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Os Rangers vão contar com um arsenal enorme para dar conta dos perigos do Colorado. Além da diversidade de tipos de armas, que vão de fuzis de assalto até martelos de batalha, ainda há vários elementos que podem mudar o campo de batalha.

Existem armas que disparam munição de energia, excelentes contra robôs. Outras disparam balas de fogo, ótimas contra humanos sem armaduras. Há ainda gelo, veneno e até radiação. Como cada personagem pode equipar até duas armas, você pode manter sempre várias de cada tipo divididas pelo seu grupo, o que vai ajudar demais a enfrentar todos os tipos de inimigos.

Há alguns acessórios de armas que modificam o seu tipo de dano para outro. Isso significa que você nem sempre precisa se desfazer da sua arma favorita só porque ela não tem o dano elemental que você quer.

Como você vai juntar uma infinidade de armas, o ideal é desmontar algumas pelo caminho. Com algumas perícias, é possível até ganhar acessórios de armas ao fazer isso. Ao vender as peças que sobram desse desmonte, por vezes você fará até mais dinheiro do que vender a arma completa direto.

Como cada personagem pode equipar até duas armas, você pode manter sempre várias de cada tipo divididas pelo seu grupo, o que vai ajudar demais a enfrentar todos os tipos de inimigos

3 - Deixe um membro focado em First Aid

Wasteland 3 Artigo 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Habilidades de cura e kits de primeiros socorros são sempre bem-vindos
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Muitos dos itens de cura de Wasteland 3 exigem uma perícia em First Aid para serem utilizados. Ter um membro focado nessa habilidade é essencial para manter o time sempre pronto para lutar de novo e até para se manter vivo em combates difíceis. Além disso, há algumas opções de diálogo —no formato teste— que exigem pontos de First Aid e são muito úteis.

Só não combine essa perícia com quem vai precisar de muito AP por turno, como os Snipers.

4 - Salve sempre. Sempre. Sempre

Wasteland 3 Game Over - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Wasteland 3
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Morrer em Wasteland 3 não é tarefa difícil. Basta iniciar o combate em uma posição desvantajosa, ou contra inimigos com níveis mais altos, e seu time vai estar correndo sério risco. Também não é fácil prever quando isso vai acontecer. Uma porta pode levar a uma sala infestada de membros dos Los Payasos, e aí é tarde demais para recuar.

Por conta disso, salve sempre. O jogo possui um sistema de salvamento automático, mas ele só é feito em situações bem específicas. Você pode perder até algumas horas de jogo dependendo do local onde está se morrer. Venceu uma batalha difícil? Salve!

5 - Melhore o seu veículo

Wasteland 3 Customização - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Wasteland 3
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O dinheiro vai ser curto em alguns momentos, mas guarde um pouco para deixar o seu seu veículo mais parrudo. Ele pode ser usado como um personagem extra em alguns combates, e são justamente os mais difíceis.

Algumas armas que você compra e libera explorando são poderosíssimas e podem matar praticamente um inimigo por turno. Além disso, ao melhorar outras partes do veículo, como o chassi, você ganha mais velocidade enquanto dirige pelo Colorado e mais armadura para resistir aos ataques dos inimigos. Há ainda equipamentos exóticos que dão mais opções no combate e que valem o seu dinheiro, mas é melhor não estragar as surpresas. Apenas tenha em mente que todo dinheiro investido aqui dá retorno em algum momento do jogo.

6 - Use itens para passar nos testes

Wasteland 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Wasteland 3
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Os Rangers da sua equipe vão precisar abrir portas, desarmar explosivos, invadir computadores e até consertar torradeiras para se dar bem na jornada. Cada uma dessas tarefas pede que ao menos um membro da equipe tenha um nível mínimo em alguma perícia específica. Como você vai ver, isso nem sempre é possível.

Alguns testes não poderão ser completados por apenas um pontinho e é aí que seus itens podem fazer a diferença. O primeiro meio, mais fácil, é gastar um dos livros de skill que você encontra explorando. Eles não são tão raros e garantem um ponto para sempre ao personagem de sua escolha. Só que o ideal é segurar esses livros para a parte final do jogo, onde melhorar uma perícia vai exigir bem mais pontos e você pode tirar o máximo desse meio de aprender e gastar os pontos em outras habilidades.

O meio ideal nesses casos é usando os equipamentos de "Utility". Esses acessórios geralmente dão um ponto em alguma perícia específica. Você pode equipá-los, passar no teste e então trocá-los para outro equipamento focado no combate. Sempre que ver um desses vendendo, compre para garantir que tenha todos os necessários para cada tipo de teste.

Dicas Finais

Wasteland 3 Dicas - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Wasteland 3
Imagem: Daniel Esdras/GameHall
  • É possível trocar os itens de uso único nos atalhos no meio da batalha. Isso significa que é inútil gastar pontos de perícia com atalhos extras.
  • Também é possível trocar de arma no meio do combate por uma do inventário. Nesse caso é preciso recarregar a arma nova, o que toma uma porção de AP do seu personagem.
  • Explorar o Colorado com o veículo é importante. Há vários locais com itens raros e missões secundárias interessantes espalhados por aí.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol