Topo

OPINIÃO

Grounded: Dicas para não virar comida de inseto e sobreviver no jardim

Grounded - Divulgação/Microsoft
Grounded Imagem: Divulgação/Microsoft

Daniel Esdras

Do GameHall

11/08/2020 04h00

Já está disponível tanto no PC quanto no Xbox One o acesso antecipado do Grounded, jogo da Obsidian que lembra muito o filme icônico dos anos 1980, Querida Encolhi as Crianças. No jogo você ficará minúsculo e vai precisar de criatividade para sobreviver aos perigos do jardim. A versão tem tanto um modo campanha quanto multiplayer.

Quando se trata de um jogo de sobrevivência, há inúmeros meios de interagir com o ambiente, criar objetos e várias necessidades constantes, como comer e beber. O problema é que não há nenhum tutorial no Grounded e você pode acabar virando comida de inseto sem algumas dicas. Mas não se preocupe, você está no lugar certo. Evite as aranhas e vem com a gente em mais um guia!

Como comer e beber

Grounded 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

No canto inferior esquerdo da sua tela há quatro indicadores bem importantes para o personagem. A barrinha vermelha da esquerda é a sua vida. Se ela chegar a zero, você morre, renasce em um local distante e derruba a sua mochila, ou seja, vai precisar voltar onde morreu para pegá-la.

A barrinha azul é a sua estamina. Ela vai ser drenada quando você corre ou executar uma ação, mas volta sozinha se você parar para respirar um pouco. Por fim há o medidor de fome e sede, com ícones e cores bem óbvios.

Seu primeiro desafio, assim que começa no jardim, é saber como encontrar bebida e comida. Para matar a sua sede, o meio mais fácil é encontrar gotas de orvalho nas folhas de grama. Ande olhando para cima, em um local com grama verdinha, e você vai encontrar algumas gotas presas na ponta das folhas. Basta bater nessa folha ou arremessar algo diretamente na gotinha para derrubá-la e ter o que beber.

Grounded caixa de suco - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Caixas de suco pingam gotas para acabar com a sede
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Também é possível matar a sede tomando gotas de suco. Você vai ver algumas caixinhas de suco espalhadas pelo jardim. Uma vez ao dia elas derrubam uma gota dele pelo canudo. Construir uma base ao lado de uma caixa dessas é uma boa dica.

Após conseguir recursos melhores, você vai poder construir um cantil e carregar água por aí. Também há construções para a base para estocar água. O importante é não consumir a água suja do chão, que diminui o seu medidor de fome. Só faça isso em casos extremos.

Grounded gota d'água  - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Gotas de águas ficam em cima de folhas
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Comer é mais intuitivo. No jardim há várias fontes de comida, mas a maioria delas não deve ser ingerida sem preparo. Você pode conseguir carne matando insetos, há pedaços de frutas espalhados por vários cantos e cogumelos também servem de suprimento.

Faça equipamentos na base que cozinhe esses alimentos e você não só encherá a barra de fome como também ganhará alguns bônus. Há construções para crescer alimentos, como cogumelos, na própria base, o que vai deixar a sua vida bem mais fácil.

Equipe bem o personagem

Grounded 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O jardim pode parecer inofensivo à primeira vista, mas uma aranha ou larva vão mudar a sua concepção. Para sobreviver é preciso se equipar muito bem, tanto com armas poderosas quanto com armaduras que resistem o dano.

Você pode construir algumas armaduras básicas com folhas, mas o ideal é conseguir as melhores, feitas com recursos coletados dos insetos mais fortes do jardim.

Grounded Base de pesquisa - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
Base de pesquisa é o lugar para analisar novos elementos e abrir novos crafts
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

Vá até uma base de pesquisa após derrotar um novo inseto e analise o conteúdo que você conseguiu. Isso vai abrir novas opções na aba de craft para criar as armaduras e armas que vão deixar a sua criança muito mais poderosa. Para criar esses itens, você precisa também de uma Workbench na base.

Se defenda no combate

Grounded defesa - Bruno Izidro/Reprodução - Bruno Izidro/Reprodução
É possível se defender quando está com uma arma em mãos
Imagem: Bruno Izidro/Reprodução

O combate do Grounded tem alguns segredos que muita gente deixa passar. É possível, por exemplo, se defender com sua arma equipada. Sem utilizar a defesa, você vai acabar recebendo muito dano dos insetos mais fortes. Eles têm muita vida, o que vai fazer parecer que é impossível matá-los.

Além desse modo defesa, há uma espécie de sistema de aparar no jogo. Se você subir a defesa no momento exato do ataque do inimigo, vai ter uma abertura muito boa para atacar. Aprenda o tempo de cada inseto atacar para ter uma vantagem.

Explore

Grounded 4 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Se você sentir que está progredindo pouco, saia para explorar. O jardim é bem vasto e repleto de áreas com insetos e recursos únicos. Como a lista de equipamentos no Craft vai aumentando a medida que você descobre novos recursos, o que falta para você provavelmente é descobrir novos materiais.

Além disso, a parte curta de história que já está disponível no jogo exige que você vá a vários cantos do jardim para descobrir o que está acontecendo e como as crianças foram encolhidas. Aproveite o mundo especial que a Obsidian construiu.

Nem todo inseto é agressivo

Grounded 5 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A fauna do jardim é bem variada e cada uma fornece bons recursos para o seu personagem. Vários dos insetos são bem inofensivos e pequenos, outros são maiores e vão dar muito trabalho para serem derrotados.

O que você precisa entender é que não é preciso tentar matar todos eles logo no primeiro dia. Formigas operárias, por exemplo, não são agressivas. Joaninhas também não.

Se você escolher bater em alguma delas, vai acabar tendo que lidar com a sua fúria e, no caso das formigas, ainda ser perseguido por uma porção delas.

Vá melhorando seu personagem aos poucos e quando for ficando mais forte, vá matando novos insetos e fazendo armas e armaduras ainda melhores.

Dicas finais

  • Existe um intervalo de tempo para cada análise na base de pesquisa. Fique com ele em mente para sempre retornar e conseguir novas receitas.
  • Locais elevados são melhores para construir a sua base, já que protegem melhor de insetos terrestres.

Grounded Base - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Imagem: Divulgação/Microsoft

  • Algumas armas têm o efeito de atordoamento. O seu primeiro martelo é um exemplo.
  • Para matar aranhas, fique bem próximo delas, gire em torno do corpo para evitar os botes e sempre levante a defesa para não receber os ataques.
  • Se não estiver conseguindo criar ou encontrar jogos no multiplayer, continue clicando sem parar para criar ou procurar que logo dá certo.
  • Você pode colocar o projeto de construções na sua base ainda sem os materiais e só completá-los depois. É bom jeito de organizar onde vai ficar cada coisa.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL