Topo

OPINIÃO

Path of Exile: Torne-se um ladrão de tesouros na expansão Heist

Path of Exile: Heist - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Giuseppe Carrino

Do GameHall

01/09/2020 18h01

Desde que foi lançado, em 2013, Path of Exile vem com uma proposta de ser uma espécie de sucessor de Diablo, mas, com os anos, o jogo da Grinding Gear Games conseguiu trilhar seu próprio caminho. Prova disso é a terceira expansão do jogo, Heist.

Tivemos a oportunidade de ver uma apresentação da inédita aventura, além de conversar com o diretor de Path of Exile, Chris Wilson, sobre as novidades da expansão, que está prevista para ser lançada em 18 de setembro no PC e logo depois, no dia 23, para PlayStation 4 e Xbox One.

"Ladrão... Ladrãozinho"

Path of Exile Heist 1 - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Segundo Wilson, o desenvolvimento começou em março e eles pretendiam lançar em junho, mas devido aos problemas causados pela pandemia da COVID-19 na Nova Zelândia (país da GGG), que resultou em um lockdown na região, decidiram adiar o lançamento.

Heist, como o próprio nome em inglês diz, permitirá aos jogadores realizarem roubos grandiosos dentro do jogo por meio de contratos, com o auxílio da chamada Heist League, composta por 13 novos NPCs que o ajudarão nessa jornada.

O auxílio deles é essencial, pois com eles você poderá planejar e executar os roubos da melhor maneira possível.

Na área em que eles se encontram, chamada de Rogue Harbour, dá para contratar a ajuda deles para tarefas como destrancar portas ou baús, transporte ou até mesmo desarmar armadilhas.

As missões seguem o que esperaríamos de um roubo: locais bem protegidos, cheio de guardas, uso de furtividade para não alertar ninguém, porque senão a coisa vai ficar feia pro seu lado.

Path of Exile Heist 2 - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Um aspecto que parece legal é que, assim que o artefato buscado for pego, o alarme soará não importa o que aconteça. Nessa hora, é preciso correr o mais rápido possível até a saída, caso contrário você acabará morrendo.

tudo que é obtido no roubo é considerado contrabando, ou seja, se quiser manter o que conseguiu, deverá sair vivo do local

Escapando com sucesso, você pode entregar o artefato à Heist League e obter um pagamento.

E pra quê esse esforço todo? Chegar mais perto de abrir o Grand Heist, ou Grande Roubo, o qual ocorre dentro de uma instalação extensa e requer muito preparo de sua parte e muitos ladrões para te ajudar. Em suma, é uma espécie de Raid.

Path of Exile Heist 3 - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Planejando o Grande Roubo

Um dos aspectos que mais me chamaram a atenção sobre Path of Exile: Heist é o momento antes do roubo em si, mais especificamente dos Grandes Roubos.

Ao invés de um contrato, ela exige um diagrama do local, para que você planeje com cuidado o que deverá fazer para aumentar suas chances de sucesso.

É nessa hora que o NPC chamado Whakano lhe é mais útil, pois você pode usá-lo para revelar mais detalhes do diagrama, lhe permitindo um melhor planejamento do roubo.

Há três coisas que você pode revelar:

1 - alas adicionais do lugar do roubo.

2 - rotas de fuga (fundamentais para realizar uma escapada rápida e ir direto ao ponto de extração).

3 - Salas de recompensa adicionais, repletas de tesouros.

Quanto mais você revelar no diagrama, mais caro fica, então depende do quanto você está disposto a gastar em recursos para ter uma vida mais fácil no Grande Roubo.

Você pode dar uma de pão duro e arriscar isso sem se planejar, mas a chance de falhar será muito maior.

Path of Exile Heist - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Outra coisa interessante é que você pode trocar os diagramas com outros jogadores, permitindo que você realize diversos roubos seguidos, sem se preocupar em gastar tempo revelando eles.

Um dos aspectos que mais me chamaram a atenção em Path of Exile: Heist é o momento antes do roubo em si

Também me foi dito que os mapas dos roubos são gerados aleatoriamente e os diagramas "representam uma das poucas vezes que você pode ver um mapa aleatório antes de entrar nele".

Se conseguir chegar com sucesso no objetivo do Grande Roubo, você estará em um cofre que contém uma seleção de itens guardados dentro de displays de vidro.

Há muitos, mas você só pode escolher um, e assim que o pegar, os outros não poderão mais ser selecionados.

Path of Exile Heist 5 - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Itens "piratas"

Mais um aspecto interessante em Path of Exile: Heist são os novos itens. Haverá dezenas deles para jogadores irem atrás, mas aqueles que me deixaram mais intrigados são as chamadas Réplicas de Itens Únicos.

Em Path of Exile, só existe uma cópia de cada item único, mas em Heist você pode encontrar recriações destes itens lendários, que são reproduções extremamente fiéis às originais, com algumas pequenas diferenças.

Por exemplo, um arco (abaixo) que aumenta o dano de seus ataques se você tiver muita Destreza, lhe concede isso com muita Força na réplica, então você precisará utilizá-lo de uma forma diferente.

Path of Exile Heist Itens - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Entre os outros itens disponíveis em Path of Exile: Heist estão os tipos "experimentados", obtidos no final dos Grandes Roubos e que lhe concedem algo bem diferente dos itens do tipo convencional.

O exemplo que me foi mostrado era de um arco com pouco dano físico, mas muito dano de fogo, ideal então para um personagem que foque nesse tipo de ataque.

Path of mac

Além de PC, PlayStation 4 e Xbox One, o jogo agora chegará a uma quarta plataforma: macOS.

De acordo com Chris, esta versão de Path of Exile estará totalmente integrada com o jogo para PC, sendo idêntica a ele. O lançamento desta versão ocorrerá juntamente com a chegada de Heist.

Chris também expressou o desejo do estúdio em lançar o jogo futuramente para PlayStation 5 e Xbox Series X, algo que considerarão quando tiverem orçamento disponível para isso.

Chris também expressou o desejo do estúdio em lançar o jogo futuramente para os novos PlayStation e Xbox

Já no caso do Switch, não existe, ao menos por hora, chance do jogo ser lançado nele, pois o console não tem poder suficiente para rodar Path of Exile de forma satisfatória.

PAth of Exile Heist - Divulgação/Grinding Gear Games - Divulgação/Grinding Gear Games
Path of Exile: Heist
Imagem: Divulgação/Grinding Gear Games

Ver Path of Exile: Heist sendo demonstrado e explicado me deixou tão animado que estou até pensando em voltar a jogar. É um jogo em que você consegue enxergar a paixão e comprometimento dos desenvolvedores por aquilo que estão fazendo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL