Topo

Mobile Suit Gundam Extreme VS. Maxiboost: dicas para novatos no online

Gundam VS Extreme Maxiboost On - Divulgação/Bandai Namco
Gundam VS Extreme Maxiboost On Imagem: Divulgação/Bandai Namco

Jefferson Kayo

Colaboração para o START

07/08/2020 04h00

Um marco dos arcades japoneses, a franquia dos jogos Gundam vs Gundam sempre atraiu a atenção dos jogadores desde o seu lançamento, em 2008, e Mobile Suit Gundam Extreme VS. Maxiboost ON, de 2016, é o ápice do estraçalhamento de metal japonês: novos mechas, algumas mudanças nas mecânicas de combate e um monte de jogador bom nas partidas online.

Uma versão do jogo foi lançada recentemente para PS4 e, pensando nos jogadores mais novatos da franquia, preparamos uma lista com dicas essenciais para você pegar as manhas rapidinho e subir nos rankings online — aproveitando as salas completamente cheias de jogadores.

Conhecimento é poder: escolha seu Gundam favorito

Criado por Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate em 1979, a franquia Gundam ostenta aí em seu tempo de vida mais de 40 séries e um universo próprio dividido em passado, presente e o futuro. Além disso, linhas exclusivas de Gunplas (estátuas) e as séries mais atuais fazem parte do elenco de alguma maneira.

Mobile Suit Gundam Extreme seleção de personagens - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

E aí o conhecimento do jogador em cima de cada um dos mechas disponíveis ajuda bastante na seleção do boneco que será a sua cara. O jogador sabe qual Gundam tem qual arma, qual se transforma, qual é melhor jogar à distância e qual é focado na porrada mais de perto.

Qual o melhor Burst Attack?

Depois de escolher seu boneco preferido, o jogador precisará decidir o tipo de Burst que será utilizado na partida (acionado com R3 ou A+B+C). Cada uma das escolhas tem suas próprias vantagens no combate.

O modo Shooting dá ênfase nas propriedades de ataque à distância do seu Gundam, enquanto o Fighting é focado no combate corpo a corpo. O modo Extend aumenta a defesa do mecha, além de ser o único que pode ser acionado com 50% da barra de Burst.

Alguns bonecos possuem habilidades especiais, que são acionadas após o Burst. Apenas aperte mais uma vez A+B+C ou segure para baixo + A+B+C (no controle arcade).

Fight Stick

Se você vem das lutinhas e está familiarizado com arcade sticks, saiba que Mobile Suit Gundam Extreme funciona muito bem com os controles arcades utilizados nos jogos de luta.

Atente-se nas combinações de botões que substituem os botões de ombros e gatilhos do controle tradicional e vá com fé.

Dê uma treinada no Coop e single player

Apesar do foco do game ser o combate online contra oponentes reais, a versão de PS4 do game entrega uma série de missões contra a CPU que podem ser realizadas sozinho ou acompanhado.

As "Branch Missions" seguem a experiência dos arcades originais. O jogador escolhe a rota e vai enfrentando oponentes que aparecem pelo caminho.

No modo Maxi Boost Missions o game assume um formato mais tradicional de videogames, com mapas fechados, itens de personalização para deixar seu Gundam mais forte ao longo da campanha e alguns chefes de fase.

Ambos os modos contra a CPU podem ser jogado cooperativamente offline e online (e até mesmo em LAN) se o jogador preferir.

Aula de matemática: os Custos de Classe

Não que seja algum tipo de engenharia de foguete, mas em Gundam Extreme é preciso calcular seus "custos" na hora de escolher um personagem para jogar. Os combates acontecem em duplas, e os jogadores dividem uma barra de vida com 6000 pontos (no topo da tela).

Na hora de escolher seu boneco é preciso colocar na balança o seu Custo de Classe, dividido em quatro categorias: 1500, 2000, 2500 e 3000.

Gundam sistema de classes - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando um membro do time é derrotado, essa barra (que é compartilhada pela dupla) sofre o dano equivalente ao custo do boneco escolhido. Então, quanto menor for o Custo de Classe do seu robô, mais chances o jogador terá para retornar ao combate.

No entanto, os mechas de classes inferiores não são muito resistentes, e é preciso compensar essa deficiência com muita habilidade.

Quando os jogadores escolhem um Mecha de Custo de Classe 3000, eles precisam ter a noção de que vão carregar o time nas costas.

Se um boneco de custo alto é destruído e retorna ao campo de batalha, a dupla será punida com um "Cost Over". Isso quer dizer que quando você morrer e voltar, seu mecha não virá com a vida cheia e isso vai comprometer um possível retorno do seu companheiro, que preferiu escolher um Gundam mais humilde pensando no time.

Quando atacar o adversário

Gundam gameplay - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma das coisas mais importantes para se aprender na hora de jogar Mobile Suit Gundam Extreme diz respeito às retículas de mira do jogo. Além de saber quando estamos com os adversários na mira, as retículas funcionam até como uma forma de comunicação entre os jogadores do mesmo time.

Retícula verde: os inimigos estão distantes demais para disparos ou ataques corpo a corpo. Existem algumas exceções que conseguem acertar disparos à distância, mas não vale a pena arriscar uma habilidade nisso.

Retícula vermelha: Significa que a mira está travada no inimigo e o tiro buscará o seu alvo (mesmo que precise fazer uma leve curva para isso). Alguns disparos são mais eficientes que outros, vale a pena testar diferentes armas. Uma marcação específica dentro da retícula vermelha avisa ao jogador que ele também está em condições de atacar corpo a corpo. Lembrando que, mesmo com a mira travada em vermelho é possível se esquivar da maioria dos ataques.

Retícula Amarela: O oponente está invulnerável (situação que acontece normalmente após um knockdown).

Marcação dupla: Indica que ambos os jogadores de um time estão marcando o mesmo adversário. Às vezes vale a pena arriscar um dois contra um e assim seu companheiro de time logo entende o que você quer fazer (caso esteja fora de um canal de chat).

Aprenda a se movimentar no campo de batalha

A grande regra de ouro dos Gundam Extreme é nunca simplesmente andar pelo cenário. Use e abuse da barra de Boost (localizada na parte inferior da tela) para se esquivar e percorrer distâncias. O esquema aqui é evitar o Overheat com uma brevíssima pausa entre os dashs (a barra se recupera instantaneamente nesses casos).

Com o Boost é possível pular apertando uma vez o botão (é possível alcançar a altura de 3x o seu pulo máximo). Quando o botão é pressionado duas vezes em seguida, acionamos o dash, que serve para o jogador se esquivar de ataques à distância. Se manter o botão pressionado o Gundam assume o modo de voo e percorre longas distâncias em alta velocidade.

Uma outra maneira de realizar o Dash no jogo é dando dois toques no direcional em qualquer direção. Dessa forma o movimento é acionado de forma mais rápida e fluida, facilitando manobras evasivas à curta distância. Tente variar entre os tipos de Dash e pulos utilizando o Boost que ficará tudo bem.

Aprenda a cancelar seus movimentos com Dash

Praticamente qualquer tipo de ataque em Mobile Suit Gundam Extreme pode ser cancelado com um Dash antes ou depois de acertar seu oponente. Essa é uma mecânica que todos os jogadores de alto nível exploram para se manterem intocáveis durante as partidas.

Com o Dash os jogadores podem cancelar os frames finais da animação de um ataque à distância normal.

Gundam dash - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por exemplo, depois de um disparo simples com o A (quadrado no layout padrão do jogo), se acionar o Dash em seguida, cancelamos o primeiro ataque com a possibilidade de manter a mesma janela de hitstun (aquele breve momento que o adversário não pode fazer nada após ser acertado) e repetir a ação até que seus disparos acabem (varia de robô para robô) ou sua barra de Boost chegue ao fim.

No corpo a corpo as coisas funcionam um pouco diferente. Durante um ataque de sabre laser (ou qualquer outra arma), se utilizarmos o Dash precipitadamente evitamos que nosso golpe seja validado. A manobra serve para enganar o outro jogador, que pode preparar um escudo de última hora e acabar em situação de vantagem.

Já quando o Dash feito com os dois toques no direcional é executado no momento exato do ataque com B (triângulo nos botões padrão), é possível notar uma espécie de aura na cor do arco-íris. Esse 'rainbown dash' é acionado muito mais rápido que o Dash com botão e serve para cancelar combos simples em sequências mais elaboradas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol