PUBLICIDADE

Topo

Final Fantasy VII Remake: Dicas avançadas para jogar no modo difícil

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

04/05/2020 04h00

Terminar o Final Fantasy VII no modo normal é apenas parte da diversão. Após o fim da campanha, o jogo libera um modo difícil que vai adicionar não só mais desafio ao combate, como também apresentar alguns chefes secretos que são emblemáticos para a franquia.

Vencer cada um dos capítulos e lutas no simulador de batalhas de Chadley não é nada fácil, mas temos algumas dicas preciosas e builds de Materia bem fortes para o seu personagem não passar aperto.

O que muda no modo difícil?

FFVII Modo Difícil 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O modo difícil do Final Fantasy VII vai além de só deixar os inimigos mais resistentes e poderosos. Por conta de duas restrições, o seu jogo vai ter que ser bem mais tático e pensado, principalmente no que diz respeito ao uso de Materia.

A primeira voadora que o jogo te dá é a impossibilidade de utilizar itens. Nada de Phoenix Down, poções ou Ether, todo o capítulo deverá ser feito utilizando apenas as Materias disponíveis. A segunda é que os bancos, usados na campanha para recuperar vida e mana, agora só recuperam sua vida.

A primeira vista parece uma jornada impossível, mas há algumas novidades que te ajudam também. Nesse modo toda a experiência que você ganha é dobrada, o que ajuda bastante a chegar no nível 50, o máximo permitido no jogo. Além disso, todas as Materias ganham o triplo de pontos de AP no fim da batalha, o que também é uma mão na roda.

Por fim, há dezenas de novos manuscritos, aqueles que dão pontos para melhorar as armas, que podem ser conseguidos em todos os capítulos do jogo. Como você carrega toda a sua experiência e equipamentos nessa nova empreitada, com o tempo você fica forte o suficiente para aguentar qualquer inimigo.

Melhore os níveis de personagens e matérias

FFVII Modo Difícil 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As primeiras missões no modo difícil não são lá tão desafiadoras. Os chefes, como o Escorpião, vai dar um certo trabalho, mas nada demais. Nessas missões, utilize a Materia de EXP para garantir que os seus personagens cheguem o mais rápido possível ao nível 50. Essa evolução vai garantir mais alguns pontinhos extras nas suas armas, que são o diferencial nesse modo.

Os níveis de Materia também serão essenciais. PV UP, PM UP, MAG UP, quanto mais, em maior nível, melhor. A Materia Azul Elemental também é importante, mas é muito difícil colocá-la no nível três. Se conseguir, a vida fica mais fácil. Chakra, Oração, Primeiro Ataque e Defesa também serão muito úteis. Nem preciso dizer que as de Magia Elemental e Cura também precisam estar no nível máximo.

Final Fantasy VII materias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se precisar subir alguma dessas citadas, e não ter usado no modo normal, utilize a matéria de AP UP junto com ela em um espaço de Materia conectado. Isso fará com que ela melhore mais rápido.

Por fim, corra atrás do máximo de manuscritos possíveis. Nos capítulos em que há sidequests, você poderá conseguir de cinco a oito manuscritos enfrentando monstros mais fracos, o que vai ajudar demais na hora de melhorar as armas mais fortes de cada personagem. Como você poder ir até o capítulo que quiser, pule nos mais fáceis primeiro para garantir as melhorias contra os chefes mais difíceis.

Faça o Bahamut

FFVII Modo Difícil 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Summon mais forte do Final Fantasy VII Remake é o Bahamut, e como esses seres invocados ainda serão importantíssimos no modo difícil, é uma dica mais que essencial. Para conseguir essa invocação, você terá que completar todas os requisitos do menino Chadley.

Entre os mais difíceis está maximizar o nível de todos os tipos de Materias verdes, que agora no modo difícil, como você já viu, é uma tarefa bem mais fácil. A mais difícil vai ser a Materia de Sobrevida, mas com o AP UP conectado a ela, a tarefa fica mais fácil.

A luta contra o Bahamut é desafiadora mas nada muito complexa, se você já tiver no nível 50 e com alguns manuscritos, a batalha não deve ser tão complicada. Após a vitória, basta equipá-la no seu personagem favorito.

Como economizar mana

FF VII Remake materia - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O principal desafio do modo difícil é conseguir chegar até o último chefe do capítulo com mana suficiente para poder aproveitar das suas fraquezas elementais e conseguir curar os aliados. Pelo caminho há sempre alguns inimigos chatos que no modo normal eram pulverizados com magias, mas aqui vão ter que ser enfrentados de outra maneira para não esgotar sua mana cedo demais.

O primeiro passo será ter todas as habilidades de armas. Esse é um dos troféus do jogo, então são dois coelhos com uma cajadada só. Habilidades de armas não gastam mana, então são ideais para lidar com os inimigos. Há habilidades para cada momento da batalha, umas feitas para quebrar o equilíbrio no inimigo, outras para dar muito dano quando ele estiver no chão. Algumas servem para inimigos específicos, como o contra-ataque do Cloud. Aprenda todas o mais rápido possível.

Com as habilidades em mão, seu objetivo vai ser colocar o inimigo no status "Sob Pressão". A maioria deles entra nesse estado apenas recebendo habilidades com golpes fortes, já outros precisam de dano elemental. Em todo caso, use sempre as magias mais baratas possíveis pelo caminho.

Quando for curar os aliados, use sempre a Materia azul de Expansão conectada a ela. Isso fará com que a cura vá para todos os aliados e vai economizar bastante mana no processo. Sua tarefa vai ser colocar tanto a Materia de cura quanto a de Expansão no nível máximo para ter o melhor efeito possível.

FFVII Modo Difícil 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, as suas maiores aliadas nesse processo serão as caixas que ficam pelos corredores do jogo. Se no modo normal você as ignorava, aqui elas serão a sua única fonte de recuperação de mana. Em algumas delas é possível encontrar duas poções de energia Mako, o que vai garantir vinte e oito de mana para cada personagem, quatro Curagas a mais para a Aerith em batalha. Sempre que ver uma caixa, quebre em busca de mana.

Combate

FFVII Modo Difícil 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

E como combater de forma eficiente? Os inimigos são mais fortes e causam mais dano nesse modo, então há alguns macetes para vencer rápido. Antes da batalha eu sempre deixo a Materia de Primeiro Ataque no personagem que estiver também com a Materia Tempo. Isso vai fazer com que assim que a batalha iniciar eu consiga já utilizar a magia Impulso no Cloud ou na Tifa, que vão utilizar mais habilidades. Se a batalha for complicada, o próximo passo é utilizar a magia regeneração, da Materia de Cura, no máximo de personagens possível.

A partir daí o foco é colocar o inimigo no modo "Sob Pressão". Quando o inimigo ficar sob pressão, abuse dos golpes focados. Cada personagem, com exceção da Aerith, tem um golpe com esse nome nas habilidades: "Impulso focado", "Disparo Focado". Com isso você vai aumentar a barra de stagger (atordoamento) bem rápido e fazer com que o inimigo caia.

Assim que o inimigo cair, mude imediatamente para a Tifa e comece a utilizar seus golpes fortes com o Triângulo, que aumentam a porcentagem de dano que o inimigo vai levar durante esse período. No tempo da animação da Tifa, vá ordenando outros personagens para executarem seus ataques mais fortes, alguns tem dano extra em inimigos atordoados, e os limites. Essa é a técnica padrão contra tudo no modo difícil e não precisa de muita mana para funcionar.

Dicas Finais

  • Sempre que a Aerith estiver no grupo, ela deve ser a responsável pelas curas.
  • Muitas batalhas ficam mais fáceis ao usar os contra-ataques do Cloud no modo justiceiro, pense nisso.
  • Se você chegar no chefe do capítulo sem mana, aposte nas matérias Chakra e Oração.
  • A Matéria Auto Cura funciona no modo difícil e é uma ótima maneira de ter cura de graça durante a partida.
  • Com a Matéria de roubar habilidades inimigas, você pode roubar um dos poderes do Marlboro, chefe secreto do simulador da Shinra. Essa habilidade vai facilitar DEMAIS a sua vida