Topo

OPINIÃO

Final Fantasy VII Remake: Dicas de Matéria e como melhorá-las no jogo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

27/04/2020 04h00

Para ter sucesso nos combates do Final Fantasy VII Remake, o uso de Matéria é essencial. Assim como no jogo original, essas bolinhas coloridas possibilitam o uso de magias e são ativadas ao acoplá-las no equipamento e armas dos personagens.

Com dezenas de opções, personagens com armas e atributos diferentes e um sistema próprio de níveis, não é fácil saber quais as melhores escolhas e como dominar o uso de Matéria. Nesse guia você vai entender como elas funcionam, melhorá-las e quais as melhores opções.

O que é Matéria?

FF VII matéria buster sword - Reprodução - Reprodução
Matérias ficam visíveis nas armas dos personagens
Imagem: Reprodução

Em termos de jogabilidade, as Matérias são itens que possibilitam lançar magias nos inimigos, usar algumas habilidades ou invocar seres poderosos para te auxiliar nas batalhas, os summons.

O legal desse sistema é que há até uma justificativa na história para existir, já que Matéria é Mako cristalizado - energia pura do planeta que são usadas para diversos propósitos. Se você já começou o game, notou que elas existem em várias cores: verde, azul, amarelo, roxo e vermelho. Se liga no que cada uma delas faz.

Verde

Essa é a Matéria mágica, que podem ter efeitos tanto ofensivos quanto defensivos. Cura, Fogo, gelo e Barreira são alguns exemplos.

Azul

A Matéria azul é chamada de Suporte. Com elas é possível alterar a funcionalidade de outras Matérias, como adicionar poder elemental para a arma do personagem. Isso faz com que a espada de Cloud provoque dano de fogo a cada golpe, por exemplo

Amarela

A Matéria amarela é a de comando. Ela geralmente adiciona uma nova opção na sua aba de habilidades, com roubar um item do inimigo no meio da batalha ou analisar os pontos fortes e fracos dos adversários.

Roxa

Essa Matéria é de habilidade passiva e que geralmente amplifica algum dos atributos do seu personagem, como vida, mana ou poder mágico. Outras aumentam o poder de magias, a eficácia de itens ou diminuem o dano recebido ao se defender.

Vermelha

Digamos que essa seja a Matéria mais importante, por ser a de invocação de Summons. Até por isso, existem poucas delas no jogo e seus efeitos podem definir uma batalha.

Durante o Final Fantasy VII você irá encontrar Matérias em vários locais do mapa, como no chão mesmo. Há também a possibilidade de comprá-las em lojas específicas (com o ícone de uma bolinha no mini-mapa) e com o Chadley, um garoto que pede dados de combate para transformá-los em Matérias raras.

Como conseguir mais espaço para Matérias

FFVII Bastão Protetor - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para utilizar Matéria você precisa vincular uma delas em uma arma no menu de equipamento, coisa simples. Mas e para conseguir mais espaços? Bem, em relação aos acessórios, o primeiro meio é conseguindo equipamentos melhores. Alguns deles podem vir com até quatro espaços prontos para serem acoplados com as esferas coloridas. Já com as armas o buraco é um pouco mais embaixo.

As armas precisam ser melhoradas para liberar mais espaço para Matérias. Para isso, você terá de conseguir pontos, que podem ser ganhos de duas formas.

A primeira é subindo de nível. Sempre que um personagem ganha um novo nível ele libera pontos para melhorar as suas armas via menu. A segunda é através dos manuscritos. Na dificuldade normal, há poucos deles. Já na dificuldade difícil, liberada após terminar a campanha a primeira vez, há mais de 30 manuscritos para coletar, geralmente, derrotando os chefes poderosos. Os manuscritos também aumentam bastante o seu nível de arma, que libera mais células de melhoria.

Fique sempre atento para o tipo de melhoria de Matéria que você irá escolher. Algumas adicionam um novo espaço de Matéria e outras que conectam elas, permitindo utilizar as Matérias de suporte. Qualquer erro, basta ir até o Chadley e pagar para redistribuir os pontos.

FFVII Chadley - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como evoluir Matérias

Algumas Matérias possuem níveis para terem efeitos mais fortes. Magia de fogo, por exemplo, pode evoluir até duas vezes para causar mais dano (o famoso fire, fira e firaga que os fãs conhecem).

As matérias evoluem ao ganhar AP. Para isso, basta que ela esteja equipada em algum dos personagens do seu grupo. O AP será ganho sempre que você vencer uma batalha.

FFVII Matéria Elemental - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Há Matérias de suporte que aumentam o ganho de AP de outras Matérias conectadas a ela. Isso é uma mão na roda para conseguir completar o desafio do Chadley que pede para melhorar ao máximo todos os tipos de Matérias mágicas. Na dificuldade difícil, o ganho de AP por batalha é triplicado e ter Matérias no último nível é essencial para derrotar os chefes mais cascudos.

Melhores Matérias

FFVII Cloud - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Amplificação: Essa Matéria faz com que as magias, tanto ofensivas quanto defensivas, possam ser utilizadas em mais de um personagem ou inimigo ao custo de redução de poder. A medida que você vai ganhando níveis com ela, esse custo de poder diminui. Para consegui-la, você vai ter de operar um braço mecânico no capítulo 9 para que a Aerith alcance a bolinha azul em cima de uma plataforma de madeira.

Primeiro Ataque: Essa Matéria faz com que um dos seus personagens comece a batalha com um bônus de BTA. No último nível, seu personagem vai começar com quase duas barras completas. Para pegá-la, você precisa completar a segunda requisição de combate do Chadley. A primeira vai sair por apenas 100 gil. Já a segunda será mais cara, mas ainda assim deve ser comprada o mais rápido possível.

Elemental: Essa Matéria de suporte adiciona dano mágico à sua arma convencional. No último nível, o ganho faz as suas lutas ficarem bem mais fáceis e rápidas. Há apenas duas no jogo. A segunda unidade dela que pode ser perdida, caso você não faça a sidequest da Mirielle no capítulo 14.

Mestre dos Itens: Essa Matéria amplifica os efeitos dos itens lançados. Essencial para o seu suporte, você pode consegui-la ao completar a requisição de número 11 do Chadley.

Auto Cura: Importantíssima no modo difícil, essa Matéria faz com que alguém do seu time cure um aliado que está morrendo sem gastar recursos que não uma barra de BTA. Ela pode ser conseguida logo no início do jogo, ao analisar alguns monstros para o Chadley.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL