Topo

OPINIÃO

Warcraft III Reforged: Guia para iniciantes no gênero

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

13/02/2020 04h00

Warcraft III se diferenciou dos concorrentes através do foco nos heróis. Em vez de colocar centenas de unidades para os jogadores controlarem em batalha, o jogo da Blizzard dava um limite bem menor de unidades e recompensava quem conseguisse fazer o melhor gerenciamento das magias, não só dessas unidades mas também dos heróis.

Em Warcraft III: Reforged isso não mudou, pelo contrário. A ordem de construção que você utilizava no passado ainda serve, e as estratégias não mudaram. Para dar uma ajudinha nesse jogo complexo mas muito divertido, separamos algumas dicas preciosas. Se você é um novato ou está voltando agora para o jogo após anos parado, este guia foi feito para você.

1 - Crie (ou copie) uma ordem de construção

Warcraft III Guia 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Seu foco no início do jogo é fazer o seu primeiro herói e acelerar o ganho de experiência dele para conseguir vencer os inimigos de forma mais rápida. Para isso, é preciso construir um altar, o que exige recursos. Coloque seus construtores para conseguir ouro e madeira e vá aumentando o número deles enquanto executa a sua ordem de construção.

A ordem de construção é, literalmente, a sequência de edificações que você irá construir na sua base. Para cada estratégia e raça existem diversas ordens a serem utilizadas, bem como heróis a serem escolhidos, quase como uma receita. Para encontrar a ordem de construção ideal para o seu estilo e raça escolhida, o ideal é procurar na internet por jogadores que são parecidos com você e se deram bem no cenário competitivo.

Infelizmente, é muito difícil encontrar esse tipo de conteúdo em português, mas só de assistir a pessoa construir e assimilar a ordem você dará um passo importante para vencer.

2 - Não deixe de "upar" seu herói

Warcraft Mage - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Assim que conseguir o seu herói, comece a dizimar os pontinhos verdes do mapa. Nestes locais estão os inimigos chamados de "creeps". Os que ficam nos pontos verdes são fracos e podem ser destruídos sem muito risco para as suas unidades. Com o passar do tempo, ao ganhar mais níveis e itens, você conseguirá investir contra os outros pontos mais difíceis.

Uma dica: pontos da mesma cor podem ter dificuldades diferentes. O segredo para aprender cada um deles é jogar muitos mapas e decorar mesmo, dando tempo ao tempo.

Fique sempre atento à questão da vida das unidades e não deixe que ninguém morra. Construir um mercado ajuda por conta da compra de poções. Algumas unidades podem curar as outras também, mas tudo depende da sua estratégia e herói.

Durante o dia, os creeps vão te atacar assim que você chegar perto. Durante a noite eles dormem e você precisa atacá-los para iniciar o combate. Alguns creeps, como os gnolls e gollens, não dormem, portanto fique esperto.

Para ser eficiente, é preciso saber bem o caminho que você irá fazer com o herói durante essa fase do jogo. O ideal é treinar um caminho até conseguir fazê-lo sem perder nenhuma unidade. Para isso, o indicado é usar os jogos locais contra a inteligência artificial, que ainda não estão disponíveis no Reforged, mas devem chegar em breve.

Confira algumas dicas extras para entender como funciona a experiência no jogo:

  • A experiência vai para quem der o último ataque no creep. Se for um outro creep ou inimigo, você não vai ganhar experiência.
  • Seus heróis ganham experiência mesmo longe dos campos de creeps, basta matar os creeps com suas unidades.
  • No nível 5 o seu herói não ganhará mais experiência dos campos de creep.

3 - Aprenda a controlar unidades: Ctrl, Shift, TAB...

Warcraft Unidades - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É a partir do segundo nível da sua base que a coisa começa a esquentar de vez. Alguns inimigos podem ter estratégias rápidas de ataque, visando minar seu crescimento com ataques a certos tipos de construção e seus peões. Tenha isso em mente para mudar algumas coisas na sua estratégia se necessário.

Após chegar no segundo nível e começar a construir unidades mais poderosas, é hora de batalhar contra os adversários, e para isso é preciso dominar o controle das suas tropas.

Para selecionar todas as unidades de um mesmo tipo da sua tela, basta clicar duas vezes em uma delas ou pressionar o CTRL antes de clicar. Em batalha é mais indicado utilizar o CTRL, já que no meio da bagunça é difícil selecionar vários personagens com clique duplo.

Para tirar a seleção de uma unidade em específico, basta clicar nela com o SHIFT pressionado, e o mesmo vale para selecionar uma única unidade que não esteja neste grupo.

Também é importante deixar seleções de grupo salvas, já que não é permitido controlar dezenas de unidades de uma só vez. Para salvar uma seleção, pressione CTRL e mais um número do seu teclado. Após fazer isso, essa seleção vai estar salva neste número. Sempre que você pressioná-lo, selecionará esse grupo salvo. Se pressionar duas vezes, irá até a localização do grupo em questão. Para adicionar uma nova unidade para esse grupo salvo, basta deixar a unidade desejada selecionada e então pressionar SHIFT mais o número do grupo.

Reforged - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com um grupo de diversas unidades diferentes selecionadas, você pode navegar na seleção por partes. Ao pressionar TAB, você altera dentro dessa seleção para o grupo de unidades do mesmo tipo. Ao pressionar SHIFT mais TAB, você faz essa navegação no sentido contrário, como se estivesse no sentido anti-horário. A dinâmica de clicar o número do grupo de novo ou escolher uma dessas duas opções para chegar na unidade desejada o mais rápido possível é o que vai diferenciar os melhores jogadores no combate, treine bastante.

Com um desses grupos de unidades do mesmo tipo selecionados dentro de um grupo de múltiplas unidades, você pode dar ordens específicas segurando o CTRL. Se você estiver correndo com seu herói por exemplo, e quer que algumas unidades fiquem para ganhar tempo, use o TAB para chegar nelas, pressione CTRL e clique para onde elas devem ir. Seu herói continuará no caminho que você tinha marcado antes e as unidades que você selecionou vão para a outra posição que você acabou de marcar.

Todos esses comandos de controle de unidades são básicos e essenciais para não ficar perdido em batalha ou mesmo durante a fase de creeps. Como não há caminho fácil nesse caso, a dica é jogar bastante e assistir jogadores profissionais jogando.

Dicas finais

  • Decore atalhos! Cada segundo conta no modo competitivo, e para vencer você precisa estar sempre à frente no tempo. Cada unidade, construção e magias tÊm seus atalhos, você precisa decorar todos.
  • Não deixe unidades morrerem à toa em combate, elas dão experiência para o herói inimigo
  • Jogue a campanha para se acostumar com os controles básicos e raças diferentes

Warcraft III Reforged

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL