Topo

OPINIÃO

"Pokémon Sword/Shield": Dicas para ser o campeão de Gallar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

28/11/2019 04h00

Por mais de duas décadas, Pokémon é a franquia em que os jogadores buscam um time de seis monstrinhos para tentar ser o mestre dos mestres. Dos pixels enormes da primeira geração até os mais recentes Sword e Shield, a premissa é a mesma, mas as mecânicas mudam.

Com a chegada da linha principal da franquia de RPG ao Nintendo Switch, novas formas de explorar o mundo surgiram, como a Wild Area, um espécie de mundo aberto com segredos a serem descobertos. Camping, pokémons gigantes e muitas novidades para as batalhas estão te esperando em Gallar, a nova região da série. Preparamos este guia com dicas preciosas para você se tornar o maior treinador dessa região.

Monte um time diverso

Pokémon Sword Artigo 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As batalhas de Pokémon funcionam como um pedra, papel e tesoura de luxo, em que cada monstrinho é de um tipo específico e tem vantagens e desvantagens contra os monstrinhos de outros tipos. Durante a jornada você enfrentará muitos treinadores e mestres de ginásio, que geralmente se dedicam a um tipo específico de Pokémon. Como não é sempre que dá para saber o que eles carregam nas suas pokébolas, o ideal é diversificar o seu time.

O primeiro ginásio do jogo é do tipo grama, por exemplo. Se sua escolha para Pokémon inicial foi o Scorbunny, ele sozinho dá conta do recado. Já os outros vão precisar da ajuda de outros monstrinhos para conseguir a insígnia. No caminho para o primeiro ginásio, capture o máximo de Pokémons que conseguir e monte um time já pensando nesse desafio. Essa deve ser uma prática constante, até você definir o time que vai levar até o final.

O jogo te ajuda

Pokémon Sword Artigo 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma novidade que veio do "Pokémon Let's Go Pikachu/Evee" é o compartilhamento de experiência. Ao capturar um Pokémon ou vencer uma batalha, todos do seu time vão ganhar alguma quantidade de experiência. Mas isso é só uma parte da ajuda que a Gamefreak está dando para os mais novatos.

Uma mecânica que já vem desde o "Pokémon Sun e Moon" é descrever a efetividade do ataque contra monstrinhos que você já enfrentou. Após vencer um Pokémon pela primeira vez, você terá acesso aos seus dados na Pokédex. Por conta disso, sempre que você encontrá-lo novamente, será possível ver logo embaixo do seu ataque se ele é efetivo, pouco efetivo ou super efetivo com o oponente. Se você ainda não decorou o que é forte contra quem, essa é uma saída.

Faça Raids para ficar forte

Pokémon Raid - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As Raids Pokémon estão espalhadas pela Wild Area. Nesse pequeno mundo aberto você encontra diversos poços de energia, que podem ser coletados para servir como uma moeda secundária, que, por sua vez, pode ser trocada por itens poderosos com NPCs pelo caminho. Quando esses poços estiverem com um feixe rosa e enorme para o céu, significa que um Pokémon está ali.

Você pode iniciar essa luta com outros treinadores ou NPCs, formando um grupo de 4 mestres Pokémon. Esse número é o necessário para derrotar o monstrinho gigante que sairá do poço. Cada uma dessas batalhas tem um nível contado em estrelas, quanto mais estrelas, mais difícil é.

O motivo de fazer várias delas são as recompensas. Ao vencer uma batalha dessa, você ganhará diversos itens importantes para a progressão do jogo, como doces que dão experiência para os seus Pokémons.

Quanto mais dessas batalhas você fizer, mais recursos vai ter para deixar os seus Pokémons poderosos. Só tome cuidado para não deixar o jogo fácil demais, ou os seus comandados muito forte para o seu nível, já que eles podem não te obedecer. Confira o seu card da liga para saber até que nível você pode evoluir seus Pokémons sem perder o comando.

Para cada situação, uma Pokébola

Pokémon Sword Artigo 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No início do jogo capturar os monstrinhos é bem fácil. Basta deixá-los com a vida baixa e arremessar uma Pokébola comum e você irá ganhar um novo amigo. Com o passar do tempo as coisas vão ficando mais difíceis e monstrinhos mais poderosos vão dar trabalho na captura.

Para facilitar esse processo você pode escolher a Pokébola correta. Durante o jogo você encontrará mais de uma dezena delas. Algumas são apenas mais eficientes, enquanto outras são específicas para algum tipo de hora do dia, tipo do Pokémon a ser capturado ou até mesmo para o sexo do monstrinho. Usar a Pokébola correta aumenta muito as chances de capturar o membro que falta para a sua equipe.

Para fazer as coisas ficarem ainda mais tranquilas, tenha sempre um Pokémon com um ataque de efeito negativo, como colocar para dormir, paralisar ou envenenar. Pokémons que recebem esses efeitos ficam bem mais fáceis de serem capturados, especialmente se isso for combinado com uma Pokébola que casa com o efeito que você usou. Existe uma delas para capturar Pokémons dormindo, por exemplo. Use e abuse dessa mecânica para ter uma vida mais fácil.

Use o Camping para se curar

Pokémon Sword Artigo 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Camping é uma mecânica nova que pode ser utilizada em rotas e na Wild Area. Para abrir esse acampamento não é preciso nenhum item, apenas clicar no ícone com uma barraca no inventário. No Camping é possível interagir com os Pokémons, brincar com eles e, o mais importante, cozinhar.

Para cozinhar é preciso de berries, que você pode conseguir sacudindo árvores pelo mundo, e algum ingrediente principal, que você pode comprar de NPCs na Wild Area. Em Campings compartilhados você pode usar o ingrediente principal do amigo ou NPC.

Após fazer o Curry, seus Pokémons irão ganhar algumas vantagens e se curar totalmente. Até mesmo os que perderam a vida em batalha serão ressuscitados. Está com algum status negativo como envenenamento ou queimadura? O Camping cura também. É quase um Centro Pokémon de luxo, onde você ainda ganha experiência para a sua equipe ao desarmar a barraca e voltar para a aventura.

Procure em cada cantinho, converse com todos

Pokémon Sword Artigo 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em cada cidade você vai se deparar com dezenas de NPCs esperando para te dizer algumas frases, muitas delas sem muita importância. No entanto, alguns estão guardando itens poderosos, como TMs que podem ser utilizados para dar novas habilidades para os seus Pokémons.

Em cada nova cidade, nada de preguiça. Entre em todas as casas, passe por todas as ruas e converse com cada um dos moradores. Isso vai render boas recompensas, oportunidade de trocar alguns Pokémons únicos e ainda garantir uma dica ou outra para a aventura.

Já nas rotas e Wild Area seu objetivo é vasculhar cada entradinha na procura de Pokébolas. Elas aparecem nas cores dourada e vermelha. A primeira indica que você encontrou um TM, alguns deles poderosos e importantes, a segunda indica outro item qualquer, que pode ser desde uma poção até algo raro e único. Além disso há também alguns pontinhos que brilham espalhados por aí, em pontes, embaixo de árvores e perto de pedras gigantes. Esses pontinhos também são itens, que podem ser ingredientes para usar no acampamento, pedras de evolução e muito mais. Explore bastante Gallar para conseguir muitos recursos para o seu time.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL