Edição de foto da rainha Elizabeth 2ª gera nova polêmica com Kate Middleton

Mais uma foto da realeza britânica, desta vez uma imagem da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) rodeada por netos e bisnetos, foi digitalmente editada, segundo a agência Getty images. O clique seria de autoria da princesa Kate Middleton, que recentemente foi responsabilizada pela manipulação de uma recente imagem dela com os filhos. As mídias internacionais estão agora revisando todo o material divulgado oficialmente pelo Palácio de Kensington.

A monarquia britânica está no olho do furacão desde que uma foto de Kate Middleton foi retirada de distribuição pelas agências de notícias devido a manipulações. O fato de a princesa de Gales estar longe dos holofotes, recuperando-se de uma cirurgia abdominal realizada em 16 de janeiro, contribuiu para a multiplicação de especulações sobre a saúde dela nos tabloides britânicos.

Agora, toda e qualquer imagem oficial da realeza passará pelo escrutínio da imprensa. A foto da rainha Elizabeth 2ª com 10 netos e bisnetos, divulgada em abril de 2023, quando ela celebraria 97 anos — a rainha morreu em 2022, aos 96—, tem seis manipulações digitais feitas na fonte, segundo a agência de fotografias Getty Images. Já a CNN enumerou 19 possíveis edições.

Entre as alterações apontadas pela Getty Images, estão falhas no xadrez da saia da monarca e uma mudança de posição do príncipe Louis, que foi digitalmente levado para mais próximo do braço do sofá que aparece no clique. .

Já a CNN cita elementos como a iluminação de George e Savannah, que diferem dos outros retratados, padrões estranhos da camisa do mesmo príncipe, alinhamento torto e repetições de pedaços do sofá e linhas verticais estranhas na região do piano - o instrumento também se sobrepõe à folha de uma planta.

Alteração de fotos é hábito antigo

A imagem de monarcas é extremamente controlada pela máquina de relações públicas da realeza britânica desde sempre. A rainha Vitória, a primeira representante da família real a ser fotografada, no fim do século 19, pediu, na época, que sua imagem fosse retocada para eliminar a papada em seu rosto. Antes disso, reis e rainhas eram retratados em pinturas parecendo muito mais altos, jovens e mais bonitos. Imagem é poder.

Hoje em dia, com a facilidade das câmeras de celular e a grande quantidade de aplicativos de edição de imagens, além dos célebres filtros popularizados pelas redes sociais, a linha entre realidade e manipulação é cada vez mais tênue e até perigosa. Muito tem se falado sobre os perigos da Inteligência Artificial e da manipulação da verdade com as fake news.

Portanto, as fotos editadas pela monarquia alimentam o debate sobre até que ponto a alteração de uma imagem é aceitável. Como acreditar na autenticidade do que é distribuído por assessores da realeza, de líderes mundiais e celebridades? No caso da realeza britânica, o que está em questão agora é a credibilidade da instituição considerada o alicerce do país.

Continua após a publicidade

Reaparecimento da princesa

O Palácio de Kensington espera que esse furor se dissipe quando Kate Middleton voltar a cumprir sua agenda de compromissos oficiais depois da Páscoa. Mas não há como negar que a imagem da monarquia britânica está arranhada por essa série de escândalos.

Como defendia a própria rainha Elizabeth 2ª, monarcas têm que ser vistos para que o povo acredite neles.

Deixe seu comentário

Só para assinantes