Pitty encerra turnê do 1º disco e sente que 'trabalho ainda tá expandindo'

Depois de rodar o Brasil de Norte a Sul, Pitty vai celebrar o fim da turnê dos 20 anos do álbum "Admirável Chip Novo" no Espaço Unimed em São Paulo nesta sexta (12) e neste domingo (14), com ingressos esgotados.

Em entrevista a Splash, a cantora relembrou as duas décadas de carreira e comemorou o sucesso da turnê, que passou por festivais e palcos de casas de shows sempre lotadas.

É uma conquista gigantesca! Com 20 anos de carreira, você sentir que o seu trabalho ainda tá expandindo é uma perspectiva muito maravilhosa. Pitty

Para quem deixou escapar a oportunidade de assistir às apresentações dessa tour, Pitty promete que será uma apresentação histórica, digna do fim do ciclo "ACNXX": "Esse ano foi muito especial pra gente, preparamos uma turnê que era para ser pequena mas acabou rodando o Brasil, sempre com shows lotados. A gente quer comemorar o fechamento desse ciclo".

A baiana destacou o legado dessa tour e como sua música ultrapassou gerações. "A música atravessa o tempo e a vida de pessoas de diferentes idades. Hoje, eu recebi um video de uma menininha de seis anos que ficou super feliz porque a mãe dela comprou uma camiseta minha. Isso é muito massa!".

Pitty encerra a turnê de 20 anos de seu primeiro álbum em São Paulo, nos dias 12 e 14 de abril
Pitty encerra a turnê de 20 anos de seu primeiro álbum em São Paulo, nos dias 12 e 14 de abril Imagem: Micaela Wernicke/UOL

Em 2003, "Admirável Chip Novo" foi um marco na música brasileira por vários motivos, entre eles, pelo fato de ser um disco de rock de uma cantora e compositora baiana lançado por uma gravadora independente. Questionada sobre os conselhos que daria para a Pitty de 20 anos atrás, ela disse que seria algo assim: "Confia na aposta que você fez a vida inteira que a hora é agora".

"A música é minha força, minha inspiração, meu ofício e minha alma. É meu ponto de encontro comigo e com as pessoas. Pitty

A baiana abriu caminho e tornou-se uma referência tanto para artistas que viriam pela frente como pela temática das letras, com assuntos que depois se tornaram comuns, como feminismo, excesso do culto à imagem e controle da mídia. Isso antes mesmo de as redes sociais se tornarem tão influentes.

Continua após a publicidade

"Eu tento trazer mais mulheres para perto. Ao longo desses anos, eu tive muitas parcerias e sempre que pude, eu trouxe mais mulheres para a cena, não só do rock, mas de vários outros estilos. Eu tinha um projeto chamado Palco Aberto, em que eu chamava bandas com mulheres ou artistas de cada cidade para abrir o meu show no local."

Na turnê "ACNXX" (sigla de Admirável Chip Novo 20), a cantora baiana canta os sucesso do álbum: "Admirável Chip Novo", "Teto de Vidro", "Máscara", "Equalize", "Semana que Vem" e "Temporal".

Pitty no palco da I Wanna Be Tour
Pitty no palco da I Wanna Be Tour Imagem: Micaela Wernicke/UOL

"Não é para ser o que ele era em 2003, é para ser o que ele é agora, o que essas músicas representam hoje, com elementos novos, usando as tecnologias disponíveis, interpretando o disco hoje", completou a cantora sobre a releitura de "Admirável Chip Novo".

O álbum conquistou um Disco de Platina (250 mil cópias vendidas), o prêmio de "Revelação" no Prêmio Multishow de Música Brasileira e o clipe da faixa-título como o mais pedido da MTV. A cantora também levou para casa os dois principais prêmios do VMB 2004: "Escolha da Audiência" e "Clipe de Rock".

Pitty, que também assina a direção do show, será acompanhada por sua banda: Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (baixo) e Jean Dolabella (bateria).

Deixe seu comentário

Só para assinantes