Gênio, gigante, eterno: Lula, políticos e famosos lamentam morte de Ziraldo

Políticos e famosos lamentaram a morte do cartunista Ziraldo, aos 91 anos, neste sábado (6), enquanto dormia em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, depois das 14h de hoje.

"Ele teve um AVC faz um tempo e já estava com a saúde frágil, estava bem fraquinho", disse Cecília, cunhada de Ziraldo, casada com Zelio, irmão do cartunista, a Splash. "Ele estava em casa e faleceu agora de tarde, pouco depois das duas da tarde".

O que disseram as personalidades

O presidente Lula chamou Ziraldo de "onipresente" na cultura nacional e lembrou de seu papel na luta pela democracia. "O Brasil perdeu neste sábado um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país. Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira."

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou de "perda irreparável" para a cultura brasileira. "Ziraldo foi uma fonte de inspiração. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Obrigada por tudo, Ziraldo. Sua partida deixa um vazio imenso.

O cartunista Maurício de Sousa disse que "perdeu um irmão". "Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre aqui em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos, de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo!".

O ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Paulo Pimenta, chamou Ziraldo de "brilhante". "Com tristeza recebemos a notícia da partida de Ziraldo. Suas histórias marcaram a infância de muitos e continuam a encantar gerações. Enviamos condolências à família e aos admiradores".

Continua após a publicidade

Flávia Alessandra chamou o cartunista de "nosso eterno maluquinho" em referência ao seu personagem mais icônico. "Ziraldo marcou tantas e tantas gerações com um enorme legado para todos nós. Obrigada por tudo".

"Talento traduzido em décadas de criação", destacou o deputado federal Ivan Valente (Psol-RJ). "Um dos maiores artistas do país. Foi resistência nos tempos do Pasquim e encheu livros e telas com personagens inesquecíveis como Pererê, Menino Maluquinho e tantos outros. Viva Ziraldo".

O escritor Afonso Borges expressou tristeza pela morte do cartunista. "Foi-se o nosso Ziraldo. Tristeza imensa".

Continua após a publicidade

"Gênio e exporte da Cultura brasileira", afirmou o deputado federal Rogério Correia (PT) sobre Ziraldo. "Acabamos de perder um gênio. Obrigado pelo traço e pela sensibilidade, Ziraldo. Vá em paz, 'Velhinho Maluquinho'".

Veja outras postagens:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes