Revelação sobre a carreira de Gilberto Braga chocou biógrafo

Gilberto Braga é um dos nomes mais importantes quando o assunto é autor de novelas. Em sua carreira, ele acumulou sucessos na Globo, como "Vale Tudo", "Dancin' Days", "Paraíso Tropical", e a minissérie "Anos Dourados".

Gilberto Braga ganha biografia assinada por Artur Xexéo e Mauricio Stycer
Gilberto Braga ganha biografia assinada por Artur Xexéo e Mauricio Stycer Imagem: Divulgação

Então, em 2010, o autor mudou de ideia e quis se tornar um imortal. "Até que ele quando ele resolve entrar para a Academia Brasileira de Letras, e ele publica um livro, ["Anos Rebeldes"] porque para disputar uma vaga é necessário ter publicado ao menos um livro. Ele faz uma conferência e compara o autor de novela com o de teatro. Ele finalmente fala publicamente, acho que ele acredita que não era uma coisa menor."

Gilberto Braga, no entanto, desistiu da vontade de ingressar na Academia. O motivo nunca foi revelado, mas há especulações que o autor acreditou não ter o apoio necessário.

Desculpe. Eu não sou um autor. Sou simplesmente um escritor de folhetins.
Gilberto Braga.

Mauricio Stycer e Artur Xexéo, autores da biografia de Gilberto Braga
Mauricio Stycer e Artur Xexéo, autores da biografia de Gilberto Braga Imagem: Paulo Severo

Mágoa da Globo?

Quando o escritor morreu, boatos apontavam que Braga tinha mágoa da Globo pelo fracasso de "Babilônia", novela de 2015. Ela enfrentou resistência logo no início, com rejeição, por exemplo, ao beijo entre as personagens de Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro. O enredo também não ajudava e os números decepcionavam. Saiu do ar como a novela de pior audiência da história da Globo no horário das 20h/21h.

Stycer, por outro lado, discorda do rumor. O biógrafo de Braga acredita ter existido uma grande frustração por parte do autor, que ficou irritado com a reação conservadora.

Continua após a publicidade

Quanto às mudanças feitas pela emissora, o autor estava acostumado a lidar. "Já tinha acontecido em outras situações, também com a Globo. Eles pedem mudanças para recuperar o público, e isso é incomodo para qualquer autor, mas acontece porque é o modelo da novela, que permite. Novela é uma obra aberta, justamente porque ela sofre interferências e mudanças, a medida que está sendo escrita."

Gilberto Braga era novelista da Globo
Gilberto Braga era novelista da Globo Imagem: Reprodução / Internet

Noite de autógrafos

Acontece na noite de hoje (30), um bate-papo e sessão de autógrafos com Mauricio Stycer. O evento é na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio. A partir das 18h30, o autor conversa com o dramaturgo Ricardo Linhares sobre o livro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes