Mais de 50 shows: Universo Spanta antecipa Carnaval com caldeirão de ritmos

Primeiro festival do ano no Rio de Janeiro, o Universo Spanta promete levar mais de 50 shows à Marina da Glória durante todos os finais de semana de janeiro. O evento abre as portas hoje ao público geral com shows que vão do funk à MPB, sem esquecer de ritmos do Carnaval.

Diversidade brasileira

A proposta principal do universo espanta é contemplar toda a diversidade e a riqueza da música brasileira, conta Max Viana, curador do festival. A edição 2023 do festival buscou trazer nomes inéditos para o line-up, como Luana Prado, Carlinhos Brown com Arnaldo Antunes e João Bosco com Xênia França (veja programação no final do texto).

A data mais concorrida é o dia 20, quando sobem aos palcos do festival artistas que foram sucesso nos anos 90. Xuxa é a estrela da noite e promete hits, como "Lua de Cristal", "Tindolelê" e "Doce Mel". A turma do É O Tchan, que completa 30 anos, e o grupo vocal Fat Family vão manter a nostalgia. A estrela pop Gloria Groove também promete colocar o público todo para dançar.

O Universo Spanta terá desfile inédito de escolas de samba do Grupo Especial do Rio, com suas baterias, passistas, mestre sala e porta-bandeiras e intérpretes. A Imperatriz Leopoldinense, campeã do carnaval carioca, a Portela, a Mangueira, Beija-Flor, Grande Rio e Salgueiro estão na programação. O Carnaval está no DNA do festival, que nasceu a partir do boco Spanta Neném, tradicional na folia carioca.

Festival traz ainda o Voa Sabiá, competição musical que quer revelar jovens talentos da música brasileira. Com patrocínio da Petrobras, o primeiro colocado ganha a gravação de um videoclipe, consultoria de carreira durante um ano, além de um cachê no valor de R$50 mil para participação do Universo Spanta 2025.

Essa riqueza e diversidade é a nossa grande onda, poder falar da música brasileira de A a Z. Quanto mais diversidade a gente tiver no palco, mais diversidade a gente tem na plateia, o que é, de fato, a nossa busca: trazer todo o tipo de gente, todo o colorido que a gente puder para a nossa plateia.
Max Viana

Veteranos e nomes em ascensão

A edição se destaca também pelos encontros que ocorrerão nos palcos Guanabara e Lapa, proporcionando parcerias inéditas. Muitas delas são entre artistas de diferentes gerações. Nomes veteranos vão cantar ao lado de artistas mais jovens ou que estão em ascensão na música nacional.

Continua após a publicidade

Entre os destaques estão os veteranos João Bosco e Simone, que se apresentam ao lado de Xênia França e Maria Gadú, respectivamente. Marina Sena e Juliette, Adriana Calcanhotto e Rubel, Maneva e Gabriel Elias, Rebecca e Pabllo Vittar, além de Criolo e Teresa Cristina são outros duetos programados.

Em conversa com Splash, Simone adianta que o repertório será em comemoração aos seus 50 anos de carreira, mas o foco será nas músicas mais conhecidas. Em festivais, ela gosta de tocar as canções mais animadas para "chacoalhar o corpo humano".

Estava louca para cantar com a Gadú, adoro o trabalho dela, a voz. A gente se dá muito bem. Somos vizinhas aqui no Rio, ficamos amigas, então é uma delícia ter essa troca também no palco. Ainda não ensaiamos o que vamos fazer no Spanta, mas podem esperar alguma novidade. A gente adora inventar e estamos preparando algo bem especial, que só vai acontecer nesse dia, nessa hora e nesse lugar. Vai ser lindo.
Simone

Programação

4/01 (quinta): Alcione, Imperatriz Leopoldinese (fechado para convidados)
5/01 (sexta): Rebecca part. Mc Carol e Pabllo Vittar, Simone part. Maria Gadú, Marina Sena part. Juliette, Adriana Calcanhotto part. Rubel, Johnny Hooker e Thiago Pantaleão
6/01 (sábado): Dennis DJ, Silva, Carlinhos Brown com Arnaldo Antunes, Xande de Pilares, Tiago Iorc, Lauana Prado, Rachel Reis, Portela
12/01 (sexta): BaianaSystem part. Larissa Luz e BNegão, Gilsons part. Chico César, Maneva part. Gabriel Elias, Nação Zumbi part. Tulipa Ruiz, Ana Cañas (canta Belchior), Ponto de Equilíbrio part. 3030
13/01 (sábado): SPC, Bell Marques, César Menotti e Fabiano, Buchecha, Paredões: A Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão, Maurício Manieri, Mangueira
19/01 (sexta): Olodum part. Margareth Menezes, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Criolo part. Teresa Cristina, Black Rio part. Luciana Mello e Negra Li, João Bosco part. Xênia França, A Cor do Som part. Bebel Gilberto
20/01 (sábado): Xuxa, Gloria Groove, É O Tchan, Fat Family, Yago Oproprio, Abayomi part. MC Tha, Beija Flor
27/01 (sábado): Jorge e Mateus, Raça Negra, João Gomes, Marvvila, Teto, Wiu, Vulgo FK, Grande Rio
28/01 (domingo): Martinho da Vila, Belo, Salgueiro

Serviço - Universo Spanta

Continua após a publicidade

Datas: 5 a 28 de janeiro
Abertura dos portões: sextas, às 19h, e sábados e domingo (28), às 16h
Local: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Ingressos a partir de R$ 120.

Deixe seu comentário

Só para assinantes