De esmeralda com diamantes: misterioso anel de noivado de Diana existiu?

Um anel teria motivado a ida de Dodi Al-Fayed e da princesa Diana a Paris, onde o casal morreu. É o que mostra a última temporada da série "The Crown". O herdeiro do hotel Ritz teria escolhido a capital da França como parada antes de ir a Londres para comprar a joia, presentear a princesa de Gales e fazer um pedido de casamento.

Mas esse anel de fato existe?

A joia citada na série é o anel que possui a inscrição Dis-moi oui (Me diga sim, em tradução livre), da joalheria Repossi. A história toda foi contada por Alberto Repossi, filho do fundador da loja.

A joia custava em torno de US$ 200 mil, segundo Repossi, que diz ser o responsável por desenhar o anel. Ela conta com uma esmeralda rodeada por quatro diamantes. As informações foram divulgadas pelo jornal Washington Post no ano da morte de Diana.

Repossi disse na época que só veio a público divulgar as informações após ser procurado pela imprensa. "Alguém no Lloyd's [companhia de seguros] deve ter contado à imprensa", disse Repossi. "Eu nunca teria falado sobre o anel se ele já não tivesse sido revelado. Minha dor não me permite alegrar-me com a publicidade."

O anel teria sido encontrado nos destroços do acidente e dado para familiares de Diana, mas ninguém teve mais notícias do Dis-moi oui, de acordo com o Washington Post.

Não é possível comprar uma réplica do anel. A joalheria ainda existe e hoje o negócio é tocado por Gaia Repossi, filha de Alberto.

O anel Dis-moi oui, representado na série The Crown, da Netflix
O anel Dis-moi oui, representado na série The Crown, da Netflix Imagem: Reprodução/The Crown/Netflix

Por que Paris?

Diana teria gostado do anel que viu na Repossi em Mônaco, dias antes do acidente, durante uma viagem do casal. A joia, no entanto, só podia ser comprada em Paris, pois não estava disponível no momento em que estiveram na Repossi de Mônaco.

Continua após a publicidade

A loja da Repossi em Paris ficava na mesma quadra do Hotel Ritz, local do último jantar de Al-Fayed e Diana.

Há quem diga que esse anel nunca existiu, mas as câmeras de segurança, de fato, registraram a passagem de Al-Fayed pela loja. Segundo Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi, ele estava no local escolhendo um anel de noivado para a princesa de Gales.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes